Guia da Semana

Os periféricos para PC encontram-se cada vez mais robustos e cheios de detalhes, feitos especificamente para trazer uma melhor experiência aos jogadores e jogadoras. E o mouse AOC AGON AGM700 não é diferente, sendo um modelo bonito, com boas características e até mesmo um controle de peso, algo cada vez mais solicitado por jogadores de FPS, que é o foco deste modelo, e outros modos que precisam de uma maior precisão. Nesta review, contaremos nossa experiência com esse monstrinho da AOC. Vem ver!

Características do mouse AOC AGON AGM700

O mouse AOC AGON AGM700 é equipado com um sensor óptico Pixart 3389 de última geração, que oferece uma resolução máxima de 16000 DPI, sendo perfeito para jogos de tiro. Isso permite que o mouse rastreie movimentos com precisão em uma variedade de superfícies, como mouse pads speed ou control. Além disso, possui uma ótima taxa de atualização configurável entre 1.000/500/250/125 Hz, o que significa que o cursor se move suavemente e com precisão em todas as direções. Nestes pontos, o modelo de alto padrão da AOC se destaca bem.

O modelo é construído com materiais de excelente qualidade, possuindo uma estrutura durável e resistente, sendo uma ótima escolha para longas horas de jogatina. Ele conta com um design ergonômico, além de contar com laterais texturizadas, que acabam sendo essenciais para nossa mão ter aderência e conforto em sua pegada. Aliás, neste aspecto, não consegui identificar bem se ele é palm, claw ou fingertip. Eu acabei o utilizando na primeira opção, mas acredito que ele se encaixe também nas outras duas. É confuso, eu sei, mas cada jogador tem suas especificidades, e o AOC AGON AGM700 parece se dar bem em cada uma delas.

AOC AGON AGM700
(Imagem: Divulgação)

Outra característica do AOC AGON AGM700 é seu cabo trançado, que fornece uma conexão segura e resistente entre o mouse e o computador, embora acabe arrastando na mesa, caso você não o coloque bem ou não use um bungee (aquele apetrecho que segura o fio). Ainda sobre o cabo, ele conta com conector USB 2.0 e 1,8 metros, sendo um tamanho excelente, com um velcro que facilita a organização do fio.

Já em seu robusto corpo, o AOC AGON AGM700 conta com botões totalmente programáveis, com um botão de rolagem, dois botões laterais adicionais, DPI shift, DPI Setting, o Mode Button e os botões esquerdo e direito, feitos em uma espécie de aço. Neste ponto, esses dois botões me incomodaram um pouco, por ficarem facilmente sujos ao longo de sua utilização, por conta de suas ranhuras, que acumulam a gordura e suor saídos de nossa mão. E olha, isso não é muito legal… Contudo, os botões contam com uma excelente resposta tátil, fornecendo um feedback quando são pressionados, fruto de switches Omron que duram até 50 milhões de cliques!

AOC AGON AGM700
(Imagem: Divulgação)

Uma característica interessante do AOC AGON AGM700 é justamente o seu sistema de pesos ajustáveis, que nos permite uma maior personalização do peso para uma sensação de movimento mais natural e precisa, aspecto que varia de jogador para jogador. Ele vem com pesinhos de metal removíveis, com cada um pesando 2,4 gramas, podendo ser removidos ou adicionados quando o jogador quiser. Só cuidado para não perde-los, pois eles são bem discretos.

Ainda sobre seu corpo, ele conta com iluminação RGB personalizável com até 16,8 milhões de cores, configuráveis através de um aplicativo próprio que salva até três padrões em sua memória. Ele tem uma faixa de iluminação que vai de sua base ao símbolo da AGON. Isso não muda seus aspectos de jogabilidade, mas traz certamente traz um charme ao setup.

AOC AGON AGM700
(Imagem: Divulgação)

A experiência em jogos de tiro

Já acostumado com um modelo de mouse sem fio, foi um pouco estranha a experiência ao usar o AOC AGON AGM700. Contudo, é inegável que o modelo seja excelente. Ignorando este ponto, que é mais uma questão de hábito do que qualquer outra coisa, segui meus testes em jogos de tiro como Call of Duty: Modern Warfare II e Warzone 2.0, além de Counter-Strike: Global Offensive e Overwatch 2. E em cada um deles, o modelo da AOC se saiu muito bem, tendo uma incrível precisão, algo que é nitidamente aprimorado através das customizações de peso, que transformam o modelo, dando ou tirando peso dele.

E é justamente essa a ideia do AOC AGON AGM700, ser um modelo decente para jogos de tiro, dando uma série de possibilidades para o jogador, além de uma construção sólida e resistente, contando com muitos botões, excelentes switches, sensor óptico e um cabo grande. Todos esses detalhes fazem muita diferença para quem é entusiasta de jogos de tiro, e isso é um fato. E a cada dia que passa, o mercado de mouses apresenta modelos ainda mais cheios de detalhes e configurações. Mas vale lembrar também que o mouse não joga sozinho. Portanto, não o compre e pense que você será o melhor da sala. Não é bem assim. E, como todo novo modelo, requer treinamento e adaptação.

AOC AGON AGM700
(Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar o mouse AOC AGON AGM700?

O mouse AOC AGON AGM700 é um periférico de ótima qualidade e até mesmo acessível diante de modelos caríssimos. Ele é projetado para atender às necessidades de jogadores mais exigentes que não contam com um grande poder aquisitivo, algo que só o engrandece, vale ressaltar. Com um design ergonômico e uma série de recursos avançados, o modelo da AOC oferece um desempenho excepcional em jogos, enfatizando-se aqui os FPS. Além disso, é ótimo para uso diário. Contudo, a questão de seus botões esquerdo e direito serem feitos com um material duro cheio de ranhuras se sujarem facilmente é um ponto negativo. Além disso, há também a questão da pegada, meio controversa.

Em síntese, o AOC AGON AGM700 foi construído para aguentar o tranco, oferecendo bons switches, controle de peso e um sensor bem querido dos gamers. Com sua estrutura durável, cabo trançado resistente, botões responsivos, sistema de pesos ajustáveis e iluminação RGB personalizável, este mouse pode ser uma ótima escolha para aquele gamer que não quer gastar muito, mas também é exigente.

*Modelo cedido por empréstimo para testes pela AOC do Brasil.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 8 Mai 2023.