Guia da Semana

A Microsoft soltou uma bomba no mercado de games nesta segunda-feira, 21. Em um comunicado postado no Twitter, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, contou que a empresa adquiriu a ZeniMax Media, companhia dona da Bethesda Softworks, criadores de franquias como DOOM, The Elder Scrolls, Dishonored e Quake. Segundo o conceituado jornalista Jason Schereier, o acordo será fechado por US$ 7,5 bilhões, o que tornará a maior compra de uma companhia de jogos já feita até hoje.

Xbox + Bethesda
Imagem: Divulgação

Os jogos da Bethesda sempre tiveram um lugar especial no Xbox e, claro, nos corações de milhões de jogadores. Nossas equipes têm uma excepcional história de trabalho em conjunto, desde o primeiro DOOM e sua engine id Tech, inovando no jogos para PC, até a Bethesda trazendo seu primeiro título de console para o Xbox original: o então inovador The Elder Scrolls III: Morrowind. Ao longo dos anos, tive muitas conversas com os líderes do grupo sobre o futuro dos jogos, e há muito compartilhamos visões semelhantes sobre as oportunidades para criadores e seus games alcançarem ainda mais o público.Phil Spencer, chefe da divisão Xbox

O acordo, que ainda não foi assinado, irá incluir as franquias icônicas da Bethesda no Xbox Game Pass para console e PC. A empresa também promete que há muitos jogos já anunciados para console Xbox e PC incluindo Starfield, o novo épico espacial altamente aguardado, atualmente em desenvolvimento pela Bethesda Game Studios, que prometem brilhar os olhos.

Por outro lado, segundo Schereier, a Bethesda garante que os seus dois próximos jogos, Deathloop e Ghostwire: Tokyo, que estavam confirmados para PlayStation 5, serão exclusivos temporários do console, o que significa que eles deverão ser lançados para Xbox no futuro. Ainda sobre exclusividades, a aquisição não significa que os jogos da empresa serão exclusivos, afinal, a Minecraft/Mojang foi adquirida pela Microsoft há alguns anos e os jogos continuaram sendo lançados para outras plataformas, incluindo PlayStation 4 e Nintendo Switch, como foi Minecraft Dungeons.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Flávia Rodrigues, Pizza Fria

Atualizado em 21 Set 2020.