Guia da Semana

A franquia Bubble Bobble surgiu na década de 1980, nos arcades, ganhando versões posteriores para consoles e computadores. De lá pra cá, foram mais de 20 títulos que chegaram para as mais diversas plataformas, sendo o mais recente Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back!, que acaba de ser disponibilizado para PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Em maio ao lançamento de grandes títulos, que chegam junto com os novos consoles, o novo Bubble Bobble é um respiro para a nostalgia, embora entregue alguns elementos de modernidade. Pegue seu sabão, é hora de mais uma crítica do Pizza Fria!

Nostalgia na medida certa

Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back! é um jogo atual, mas com uma cara de modernidade. Além dos gráficos, que cumprem um papel bastante decente, o título não perdeu suas características arcade, que o fizeram ser um sucesso no passado. Ou seja: é um jogo bonito, com personagens e bosses com visuais legais, mas nada que vá destacar muito no cenário atual.

Com mecânicas simples, os jogadores tem alguns comandos básicos e bem simples, tanto que apenas dois botões são usados no controle: um para soprar a bolha, e outro de pulo. São essas as suas “armas” no game.

Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back!
Jogar Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back! com amigos pode ser um verdadeiro pandemônio (Imagem: Divulgação)

É verdade que há alguns tipos de bolhas especiais que são desbloqueáveis. A medida que você avança na curta campanha, que demora menos de uma hora para ser concluída, você consegue destravar uma bolha de longo alcance, uma bolha elétrica, uma bolha bomba e uma bolha que bloqueia os efeitos do vento na fase. São medidas simples, que têm sua utilidade em cada uma das fases.

A campanha principal de Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back! é dividida em cinco mundos, cada um com nove fases, e um boss ao término de todas. São 50 desafios na campanha, que servem mais para você aprender as mecânicas do jogo. Terminá-la irá desbloquear as músicas do jogo e a dificuldade difícil, além de 50 novas fases. Depois disso, parece que toda a experiência é focada em um modo de classificação online, em que o objetivo é terminar as fases o mais rápido possível, sempre tentando formar a palavra EXTEND para ganhar ainda mais pontos.

Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back!
Derrote vários inimigos e faça combos para aumentar sua pontuação (Imagem: Divulgação)

Como funciona o jogo?

Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back! nos coloca para cuspir bolhas e, através dela, aprisionar inimigos. Para destruí-los, basta tocar na bolha. O game funciona com uma tela de câmera fixa, que pode mudar a angulação de acordo com o tamanho da fase e do número de jogadores simultâneos. Ou seja, à todo momento, você verá tudo o que está acontecendo no jogo.

A versão The Baron is Back! é um relançamento, já que o jogo foi originalmente lançado para Nintendo Switch, mas deixou um gosto de quero mais nos fãs, principalmente porque ele acaba rápido. Além das novas fases, a edição mais nova também trouxe de volta Baron von Bubbla, um inimigo invencível que aparece quando você demora a terminar a fase. Mas fique tranquilo: ele só aparece após o término da campanha principal.

Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back!
Baron von Bubbla, o fantasminha, está de volta em Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back! (Imagem: Divulgação)

Por fim, os jogadores podem, a qualquer momento, jogar o game original, de 1986, exatamente como é. Esse modo oferece um nível ainda maior de dificuldade, pois até mesmo o input lag foi adaptado, transformando toda a dificuldade de outrora em algo prazeroso.

Cooperativo local

Uma das vantagens do game é que ele pode ser jogado todo em modo cooperativo local para até quatro jogadores, cada um assumindo o controle de um personagem da franquia: Bub, Bob, Pep e Pab. Jogar com amigos torna a experiência consideravelmente mais prazerosa, afinal, fica bem mais fácil atingir os objetivos e também fazer mais pontos.

Isso porque o jogo tem algumas peculiaridades. Só de encostar nos inimigos representa uma vida. isso pode ser um pouco irritante porque a mudança de direção dos personagens é algo que traz um pouco delay e me irritou às vezes. Felizmente, os loadings são rápidos, e quando isso acontece, você já volta para o começo da fase de forma instantânea. Ainda tem mais uma coisa boa para quem só quer curtir o título e não liga para a competição, já que Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back! conta com continues infinitos, apenas zerando a pontuação quando todas as vidas são esgotadas.

Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back!
A câmera fixa é um charme em Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back! (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back!?

Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back! é um jogo com mecânicas bem simples, que vem de uma outra época dos videogames. Mesmo assim, conta com um público fiel, tanto que acabou ganhando um novo jogo pela TAITO e pela ININ Games. Com uma campanha extremamente curta, fica difícil recomendá-lo para quem não quer focar no modo competitivo. Mas é um jogo que pode ser um bom divertimento com amigos reunidos em casa. No fim, cabe à cada jogador avaliar se o estilo te agrada e como irá aproveitar melhor o jogo.

Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back! foi lançado no dia 17 de novembro para PlayStation 4 e Nintendo Switch, estando disponível apenas em formato digital no Brasil. Mas o preço é absurdamente alto em ambas as plataformas: R$ 199,50 na PlayStation Store e US$ 39,99 na Nintendo eShop, por isso, meu conselho é que talvez seja melhor esperar uma promoção.

*Review elaborada no PlayStation 4 padrão, com código fornecido pela ININ Games.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Lucas Soares, Pizza Fria

Atualizado em 29 Nov 2020.