Guia da Semana

World of Tanks, jogo de ação tática da Wargaming, disponível gratuitamente para Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4, Android, iOS e PC, coloca os jogadores em duelos táticos em diversos campos de batalha enormes, onde é preciso muita estratégia para vencer. Desta forma, escolher o tanque certo, saber atirar de diversas distâncias e posições e até mesmo como movimentar e parar o seu tanque podem ser cruciais para vencer uma partida. Se você está começando uma nova aventura pelos campos de batalha de World of Tanks, nada melhor que dicas preciosas para acelerar sua adaptação. Confira cada uma delas abaixo!

Com que tanque eu vou?

No início da ação em World of Tanks, será preciso escolher seu primeiro tanque. O game dá três opções iniciais, que contam com muitos outros desbloqueáveis ao longo da jornada. Há diversos tipos de tanque para serem escolhidos, alguns mais rápidos e leves, outros pesados, mas repletos de poder de fogo ou blindagem. Na hora da partida, de acordo com o tipo de mapa, lembre-se de escolher a melhor posição para ajudar a si mesmo e ao seu time.

Campos mais abertos pedem um maior poder móvel para flanquear inimigos e passar por áreas descobertas sem ser alvejado. Já em mapas mais fechados, como paisagens urbanas, onde podem ocorrer encontros de um contra um em cada esquina, são necessários tanques mais resistentes ou com poder de fogo apurado. Há ainda mapas híbridos, onde a escolha dependerá especificamente do seu estilo de jogo e das escolhas do time inimigo.

World of Tanks
Imagem: Divulgação

Como atirar bem?

World of Tanks é um jogo de combate tático repleto de estratégia, cujo cada disparo deve ser pensado com antecedência. Além disso, a precisão depende de vários fatores. Para auxiliar o jogador, a retícula de mira conta com comportamentos e cores que indicam se o tiro tem boas possibilidades de atingir o inimigo e ainda perfurar a blindagem resistente. Se o centro da mira estiver verde, significa que esse é um local frágil do tanque inimigo, que permite perfuração e até a possibilidade de dano crítico. Se ela estiver vermelha, ao contrário, há blindagem espessa que poderá impedir que seu projétil cause algum dano. Existem algumas exceções, que serão analisadas nas dicas sobre fraquezas.

Por isso, em World of Tanks se movimentar enquanto atira não é uma boa tática. Quanto mais expandida a mira, menos preciso é o tiro e maiores são as chances de errar. O tiro ideal é com a mira bem pequena, com o tanque parado e em um ponto verde marcado sobre o tanque inimigo. Assim que atirar, a mira vai ficar toda vermelha e voltará ao verde aos poucos. Essa animação de cores indica o tempo de recarga do tanque. Quando ela estiver totalmente verde, você pode realizar um novo disparo.

World of Tanks
Imagem: Divulgação

Muitas batalhas são decididas à distância e é necessário ter muita precisão para vencer. Para isso, é possível ativar o modo sniper, que é um zoom que amplia muito o ângulo de visão, e permite mirar mais longe. Contudo, tome muito cuidado com os movimentos, afinal, neste modo a mira se expande ainda mais facilmente, dificultando a precisão do tiro.

Use as fraquezas dos adversários a seu favor…

Cada veículo de World of Tanks tem as suas próprias fraquezas e compreender isso com o tempo é o que te transformará em um jogador perigoso e apurado. Alguns tanques possuem fraquezas em áreas como a esteira, que ao ser atingida inibe a movimentação da máquina de guerra. Na maioria das partidas, isso significa derrota para o tanque imobilizado, que será alvo de todos os inimigos.

Por isso é importante conhecer as peculiaridades de cada tanque e jogar em torno disso. É um aprendizado que leva algum tempo, mas é possível acelerar o processo lendo sobre os veículos dentro do jogo, ou mesmo assistindo vídeos de jogadores profissionais.

World of Tanks
Imagem: Divulgação

…e proteja as suas!

A forma como o seu tanque vai se posicionar e se movimentar vai deixar protegida ou exposta as suas principais desvantagens. Portanto, quem sabe se proteger vence os embates de um contra um com maior facilidade. Por exemplo, deixar o tanque de frente para o adversário é um mau negócio, já que expõe muitas partes frágeis. Gire o tanque para uma das diagonais e exponha mais a parte da esteira. Alguns desses pontos são invulneráveis e vão te proteger de disparos inimigos e exigir uma precisão maior dele.

Na hora de se movimentar, evite girar de forma perpendicular ao inimigo e tente sempre esconder as partes mais frágeis do tanque. Há modelos que podem utilizar elementos do cenário para se proteger também. Tanques americanos costumam se esconder atrás de paredes ou entulhos e deixar apenas a torre do tanque visível, e esta parte possui ótima blindagem.

World of Tanks
Imagem: Divulgação

Fique atento ao minimapa e comunique-se com sua equipe

O minimapa do World of Tanks é extremamente detalhado e garante todas as informações necessárias para planejar cada passo no campo de batalha. Inimigos detectados são exibidos com ícones precisos, que informam se é um tanque leve, médio ou pesado. Além disso, é possível ver a movimentação do seu time e traçar sua rota de acordo com as linhas que o seu movimento gera.

Esse recurso também é importante para a comunicação. Em World of Tanks é possível marcar pontos no mapa para avisar seus aliados de perigos ou da sua próxima ação. Comunicar com o time e se movimentar de forma unida é a chave para a vitória e poder comunicar com a equipe desta forma, mesmo com quem não fala a sua língua, é um ótimo recurso para vencer.

World of Tanks
Imagem: Divulgação

Jogue de forma reativa nas primeiras partidas

Por fim, é preciso entender como se portar durante as partidas de World of Tanks. Jogadores acostumados com shooters ou RPGs de ação, acabam se movimentando de forma muito agressiva e são derrotados rapidamente nas partidas, o que pode ser bem frustrante. Desta maneira, busque um estilo de jogo mais tático e reativo, para entender aos poucos como os inimigos se movimentam e melhorar suas habilidades de disparo à distância.

Cada mapa conta com pontos específicos onde é interessante posicionar o seu tanque e então aguardar o melhor momento. Alguns deles são ótimos para identificar inimigos, que vão ficar marcados no minimapa, outros são ótimos para trocar tiros. É preciso tempo de jogo para entender todos, mas nada que ir atrás de algum vídeo de jogador veterano não resolva.

World of Tanks
Imagem: Divulgação

Posicione o seu tanque de forma inteligente nesses mapas e então espere o adversário errar em vez de correr para o campo aberto e ser fuzilado por um pelotão de tanques inimigos escondidos. Com o tempo você irá aprender quais os melhores caminhos para se movimentar e como flanquear inimigos menos experientes, o que vai dar uma dinâmica maior para as suas estratégias em World of Tanks.

Sobre World of Tanks

World of Tanks é o primeiro jogo multijogador online baseado em equipes dedicado ao combate de tanques de guerra. Participe das épicas batalhas de blindados com jogadores de todo o mundo. Seu arsenal inclui mais de 600 veículos blindados de 11 nações, cuidadosamente detalhados com precisão histórica.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 21 Dez 2021.