Mas o que é Dungleon? Calma, antes de mais nada vamos entender da onde surgiu esse joguinho. Durante os últimos meses, o jogo Wordle caiu nas graças da internet. O game de adivinhar palavras ficou imensamente famoso e acabou sendo comprado pelo jornal The New York Times, fazendo um grande sucesso na internet, onde rapidamente várias pessoas começaram a compartilhar seus resultados, o que acabou gerando uma série de memes por aí utilizando os quadradinhos do jogo.
Com todo esse sucesso, é normal esperar que outros jogos repitam a fórmula e com isso outros jogos do mesmo gênero acabaram surgindo no meio do caminho para abranger um público maior que não era familiarizado com a língua inglesa ao ponto de adivinhar palavras no idioma. Aqui no Brasil, surgiram o Letreco e o Termo.ooo, que são basicamente réplicas do jogo original, porém em português. Depois, eis que surgiu Dungleon, um jogo que mistura Wordle com RPG.
Existem também outros jogos nessa linha (que já podemos chamar de Wordle-like?) que tentam diversificar a divertida mecânica de adivinhar palavras. Isso vai desde adivinhar o código de pássaros com o BRDL, ou descobrir palavras relacionadas à franquia O Senhor dos Anéis, com o Lordle of the Rings, ou até mesmo para os nerds mais dedicados há o Nerdle que se resume em achar números. Porém no meio de todo esse mar criativo que esses jogos proporcionaram, um grupo de desenvolvedores brasileiros se perguntou: “E se juntássemos Wordle com RPG?”
O que é Dungleon?
O game foi desenvolvido pelos brasileiros, Felipe Dal Molin (@Lipedal), Bruno Ruchiga (@brunoruchiga) e Clément Dussol (@clementdussol), que foram responsáveis respectivamente pelo game design, pela programação e pela arte do jogo. Dungleon é um jogo que esbanja carisma e criatividade, o jogo apresenta uma quantidade de heróis, monstros e tesouros que devem ser ordenados de uma maneira específica.
Entretanto, o jogo possui algumas regras diferentes a mais, pois o jogador deverá adivinhar a composição do calabouço em 6 tentativas. Mas para contornar as regras de gramática que ajudavam no Wordle, todo calabouço do jogo possuí ao menos um herói e um monstro. Outra regra criada no jogo é que alguns personagens aparecem sempre em determinadas posições, e outras peças aparecem somente acompanhadas de outras.
Todas essas regras são apenas ditas ao jogador, mas decorar o que cada personagem faz e identificar esses pares, é a parte mais difícil e divertida do jogo, visto que você terá um calabouço diferente por dia. Isso tudo é uma decisão de game design para criar regras e conceitos para substituir a gramática encontrada no Wordle. Todas essas novas regras criam um jogo extremamente divertido, que consegue ser simples e intuitivo para todos os públicos e que deixa aquele gostinho de “quero mais” após tentar descobrir o calabouço diário.
E vale ressaltar que toda essa qualidade do jogo não é por acaso, visto que todos os desenvolvedores envolvidos, possuem bastante experiência com criação e desenvolvimento de jogos, como por exemplo o próprio game designer, Felipe Dal Molin, que idealizou o jogo trabalha atualmente na Aquiris Game Studios, um dos maiores estúdios de desenvolvimento de jogos do Brasil, responsável por jogos de grande sucesso como Horizon Chase Turbo, Wonderbox e Ballistic Overkill.
Caso você tenha ficado curioso para jogar Dungleon, basta acessar aqui.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Matheus Feldmann, Pizza Fria
Atualizado em 13 Fev 2022.