Guia da Semana

Guia da Semana

Crusader Kings III é um game que mistura estratégia em tempo real e RPG. O título foi lançado em 2020 no PC e agradou à maioria dos fãs, alcançando uma média geral de 91 no Metacritic. Entretanto, games deste gênero sempre são controversos quando falamos sobre a sua adaptação para os consoles. Pois, ao jogarmos no teclado, temos muitas opções ao nosso alcance, o que torna a experiência mais expansiva e prática na hora de distribuição dos comandos. Entretanto, ao termos este estilo de gameplay RTS no controle, as coisas acabam sendo mais complexas, pois temos menos botões ao nosso alcance.

Com isto em mente, o anúncio da chegada de Crusader Kings III aos Xbox Series X|S, em um primeiro momento, gerou preocupação. Felizmente, posso dizer que a desenvolvedora fez uma excelente adaptação aqui, criando abas e opções únicas para os jogadores de console. Mas, será que isto é o suficiente para entregar uma aventura de estratégia em tempo real de qualidade? O Pizza Fria teve acesso antecipado a uma build de preview do game, e contamos agora nossas primeiras impressões.

Uma excelente adaptação dos comandos

Uma das minhas maiores preocupações em relação a Crusader Kings III no console, era a adaptação dos controles. Felizmente, posso dizer que o game não apenas faz uma excelente distribuição de comandos, como também cria várias abas extras para que o jogador não fique tão perdido. Durante nossa exploração pelas diversas opções do título, teremos várias sub abas em que, ao apertarmos o botão indicado, teremos pequenas descrições sobre a função de cada uma das ações.

XB Console Edition Screenshot 1 1 Crusader Kings III
O game faz um excelente trabalho em adaptar os complexos aspectos de gameplay RTS para o console (Imagem: Divulgação)

Este elemento acaba sendo muito bem-vindo aqui, pois Crusader Kings III possui muitas ações extremamente complexas que exigiram atenção e até mesmo um certo estudo das mecânicas do jogo.

A construção de uma dinastia

Quando o título começa, o jogador deverá escolher um comandante e uma era. Logo de início, Crusader Kings III já se mostra extremamente complexo e com várias opções para o jogador. Pois, diferente de outros jogos RTS, aqui o game não aborda de maneira superficial os principais fatores do gênero. A jogabilidade não se resume apenas em atacar outros reinos e dominar sua terras.

Aqui os jogadores terão que se preocupar com aspectos internos e externos, sendo que cada ação poderá gerar consequências. Para exemplificar, existem algumas situações na qual os jogadores terão que decidir se irão se aliar ou dominar um novo território.

XB Console Edition Screenshot 2 1 Crusader Kings III
O título oferece diferentes opções de abordagem. Portanto, cabe ao jogador decidir qual se adequa mais ao seu estilo de jogo (Imagem: Divulgação)

Assim, os players podem escolher qual será a melhor forma de abordagem baseado nos perks do comandante criado. Com este elemento em mente, é possível atacar o império rival ou até mesmo arranjar um casamento para que às duas localidades se tornem aliadas.

Avanços que devem ser planejados com atenção

Como dito anteriormente, Crusader Kings III leva bastante a sério a sua profundidade. Em cada situação que os jogadores se encontrarem, existiram diversos outros aspectos a se considerar. Por exemplo, suponhamos que o comandante queira se casar. Para isto, ele deve mandar um pedido para a pretendente, que pode ou não aceitar, sendo que se os pais do moça não forem favoráveis a forma de governar do player, isto pode acabar gerando problemas no futuro, no pior dos casos, em uma tentativa de assassinato.

Crusader Kings III Console Version
O conselho auxiliará o comandante com conselhos sábios e às vezes nem tanto (Imagem: Divulgação)

Em Crusader Kings III, temos uma aba chamada conselho, em que o jogador pode criar o seu círculo de confiança que fornecerá auxilio em cada decisão que o comandante fizer. Por isso é importante ficar atento aos conselhos dados pelos membros deste grupo e, em simultâneo, à aprovação deles em relação às ações do comandante, pois se lembre, toda ação pode gerar grandes consequências.

Cinco caminhos iniciais para seguir

Outro aspecto que logo se destaca em Crusader Kings III é a forma de progressão da dinastia criada pelo jogador. Logo no início do título, podemos escolher entre 5 caminhos distintos de comando, que são Diplomacy, Martial, Stewardship, Intrigue e Learning. Cada um destes abrirá opções únicas para se seguir durante os comandos, sendo que também irá possibilitar que os jogadores melhorem cada uma destas características através de uma grande e complexa arvore de skills.

XB Console Edition Screenshot 3 Crusader Kings III
Cada um dos caminhos levará o jogador para consequências únicas (Imagem: Divulgação)

Portanto, o diplomata, por exemplo, é o mais indicado para os jogadores que querem seguir um caminho mais calmo e com poucas guerras. Com isto, é possível governar de uma maneira mais racional e lidar de uma forma mais consciente com os problemas e eventos aleatórios que irão ocorrer durante a obra.

Eventos e esquemas

Um dos grandes destaques em Crusader Kings III são os esquemas que podem ser formados. Para exemplificar, existe o esquema de assassinato, no qual devemos criar um complexo plano para assassinar o rei de outra dinastia. Entretanto, o caminho para alcançar este objetivo não é simples: temos que recrutar personagens para a nossa conspiração, sendo que a reação deles em relação a isto sempre é imprevisível. Neste aspecto, o título até fornece uma porcentagem de chances do personagem em questão aprovar o nosso esquema. Por isso, é importante que os jogadores escolham com cuidado os membros deste plano, sendo que o mais indicado é sempre recrutar personagens que poderão fornecer informações privilegiadas sobre o reino inimigo.

Outro elemento que se destaca são os eventos randômicos que o game apresenta. Estes eventos são gerados com base nas escolhas dos jogadores e poderão afetar diretamente o governo do jogador. Para exemplificar, temos uma situação na qual assassinamos o rei de uma dinastia rival. Anos depois, um herdeiro perdido daquele rei pode retornar em busca de vingança e causar grandes problemas para a dinastia atual. Esta imprevisibilidade no game, consegue manter o jogador imerso e sempre ficar curioso sobre as consequências que as ações terão no título.

Gráficos e trilha sonora

Crusader Kings III consegue entregar um visual característico da época medieval. Portanto, em grande parte do game estaremos olhando para um grande mapa que mostra a nossa dinastia e os reinos em volta deles. Além disso, nos momentos de diálogos, temos personagens em 3D com características visuais únicas e que vão mudando ao decorrer do tempo baseado no estado mental do comandante e também da época.

Além disso, a trilha sonora aqui se mantém presente, mas de uma forma suave e não fugindo muito do esperado em uma aventura medieval. Com isto, o game consegue causar uma excelente imersão no jogador, para que todo o planejamento das ações seja feito de forma estratégica e com calma.

Desempenho

Minha experiência durante este preview foi no Xbox Series S. Crusader Kings III funcionou de maneira fluída e com uma excelente adaptação nos controles. Além disso, o título apresenta uma rapidez nos comandos que me surpreendeu, pois, mesmo no PC, alguns games RTS acabam tendo certa lentidão na hora de computar os comandos. Além disso, os loadings foram praticamente instantâneos graças ao poder do SSD.

O que esperar de Crusader Kings III?

Crusader Kings III se mostrou um excelente game nos consoles. A desenvolvedora teve atenção ao tornar os complexos sistemas presentes no jogo acessíveis no controle, por criar abas e sub abas especificas. Além disso, o título mantém todos os aspectos que tornam a aventura incrível e profunda no PC, sendo que dominar e gerenciar uma dinastia não será uma tarefa fácil no jogo.

Portanto, mesmo que o título seja complicado inicialmente, após um tempo de bastante estudo das mecânicas presentes na obra, acaba sendo satisfatório gerenciar o reino e enfrentar as diversas consequências que nossas ações irão gerar.

Crusader Kings III é desenvolvido pela Paradox Development Studio e foi lançado no dia 1 de setembro de 2020 para PC, via Steam. O game tem previsão de chegar para Xbox Series X|S e PlayStation 5 no dia 29 de março.

* Preview elaborado em um Xbox Series S, com código fornecido pela Paradox Development Studio.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Leandro Paiva, Pizza Fria

Atualizado em 26 Jan 2022.