Guia da Semana

Já fazem quase cinco anos do lançamento de Cuphead, o jogo que conquistou o coração de todos os tipos de jogadores pela sua estética e seus carismáticos protagonistas. Cuphead se tornou um fenômeno e isso é inquestionável, e com certeza esse sucesso tem a ver com o amor e carinho que os irmãos Chad e Jared Moldenhauer tem com esse projeto. Após um desenvolvimento conturbado do jogo base lançado em 2017, alguns funcionários do Studio MDHR tiveram problemas seríssimos de saúde mental pela pressão envolvendo o desenvolvimento do projeto. Não quero entrar em detalhes sobre essas turbulências, mas é importante lembrarmos da existência delas para entender a nova DLC chamada de The Delicious Last Course.

Quatro anos (!!!) após o anúncio oficial de The Delicious Last Course, finalmente temos em nossas mãos o novo capítulo das aventuras de Xicrinho e Caneco. Essa demora para lançar se dá pela nova política empresarial dos irmãos Moldenhauer, que visa o bem estar de todos os envolvidos no projeto e também a qualidade do produto final. Infelizmente essa postura não é tão comum quanto deveria na indústria de jogos, mas pelo menos sabemos que a demora do Studio MDHR é sinônimo de qualidade.

Sem mais enrolação prepare suas malas, pois sairemos da ilha tinteiro para embarcar em uma nova aventura em Cuphead: The Delicious Last Course.

Uma nova ilha com novas aventuras

Essa nova aventura dos irmãos Xicrinho e Caneco, começa quando ambos encontram um novo personagem em qualquer um dos antigos mausoléus na ilha Tinteiro. Esse personagem é um barqueiro que traz uma mensagem de socorro da Ms. Cálice, então sem pensar duas vezes os irmãos partem em mais uma aventura para ajudar sua nova amiga.

Ao desembarcar nessas novas terras o espírito da Ms. Cálice aparece e oferece um biscoito para Mugman que instantaneamente “morre” e troca de lugar com o espírito da Cálice, trazendo ela de volta a vida. Porém, os efeitos desse biscoito são temporários, e depois de alguns minutos Mugman volta à vida. Após esse susto inicial os nossos protagonistas vão até o Chef Pitadinha, o maior padeiro do mundo, para pedir ajuda. O Chef então nos conta que consegue fazer uma torta chamada “Tortuprema” que seria capaz de trazer a Ms. Cálice de volta sem trocar de corpo com ninguém.

E é aqui que o jogo começa, as xicrinhas do balacobaco agora junto da Ms. Cálice devem ir atrás dos ingredientes da Tortuprema !

Cuphead DLC
Os habitantes dessa nova ilha são um mais carismático que o outro (Imagem: Reprodução)

Mas o que há de novo ?

Essencialmente Cuphead: The Delicious Last Course traz mais conteúdo pro jogo, e talvez a maior novidade seja a Ms. Cálice, que pode ser jogada ao equipar no seu espaço de “Relíquia” o biscoito mágico, ou seja você terá que abrir mão desse espaço de relíquia para jogar com ela. E para compensar isso, a Cálice é uma versão aprimorada das xicrinhas, pois ela conta com 1 ponto de vida extra, um pulo duplo, um rolamento que te deixa invulnerável à dano e o “dash” dela serve para dar parry nos objetos rosa do cenário.

E vale lembrar que você pode usar esse biscoito a qualquer momento, tanto da DLC quanto do jogo base, então sim você pode jogar o jogo inteiro novamente com a Cálice.

Além dessa nova personagem e esse novo mapa, os jogadores podem encontrar:

  • 5 chefes normais.
  • 1 chefe de avião.
  • 1 chefe secreto e opcional.
  • 5 desafios envolvendo o parry (algo como os antigos mausoléus).
  • Armas e Relíquias novas para comprar na loja.
Cuphead DLC
Esse é um exemplo de como os chefes do jogo são bem detalhados e bem feitos. (Imagem: Divulgação)

Falando assim parece até pouco conteúdo, mas eu acho muito importante lembrar que Cuphead não é um jogo fácil e esses novos chefes talvez sejam mais complexos e difíceis que os do jogo original. E o que esses chefes tem de dificuldade, eles tem de beleza, capricho e detalhes, pois todas as lutas são impressionantemente criativas e únicas, além de serem o ápice do visual de Cuphead.

Porém, a maioria desses chefes foi pensada para serem derrotados usando a Cálice, ou seja muitas das mecânicas e ataques desses vilões são facilmente evitadas usando as novas habilidades da personagem, isso principalmente nos desafios de parry do Rei do Xadrez. Então por mais que os desenvolvedores tenham se superado em termos de dificuldade, você pode amenizar essa dor e sofrimento jogando com a nova personagem, além de obviamente o modo “Fácil” de cada um dos chefes que já estava presente no jogo original. Então por mais que a dificuldade do jogo seja bastante alta, há diversos mecanismos para ajudar qualquer um a conseguir os ingredientes da Tortuprema.

Cuphead DLC
Os chefes do jogo continuam todos muito carismáticos. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena jogar Cuphead: The Delicious Last Course?

Essencialmente Cuphead: The Delicious Last Course é mais Cuphead, ou seja, quem já amava as aventuras das Xicrinhas antes, vai amar ainda mais, seja com os novos e difíceis chefes, com as novas trilhas sonoras, com o novo mapa, com os novos personagens e principalmente com a Cálice, e convenhamos que ela também é uma boa desculpa para jogar novamente o jogo base inteiro com as novas habilidades e os novos tiros e relíquias disponíveis.

Cuphead: The Delicious Last Course é uma excelente expansão de um dos maiores clássicos modernos que temos na indústria, e ela cumpre exatamente o papel que ela se propõe a fazer, e por mais que a duração dessa expansão seja curta (algo em torno de 5 horas), os novos equipamentos podem ser usados nas antigas fases, o que traz uma excelente re-jogabilidade. Então para os amantes do Xicrinho e Caneco, eu recomendo demais Cuphead: The Delicious Last Course.

Cuphead: The Delicious Last Course está disponível para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC, via Steam e GOG.com, e requer o jogo base para ser acessada. O título é totalmente jogável no PlayStation 5 e no Xbox Series X|S através da retrocompatibilidade.

*Review elaborada em um PC equipado com uma GTX, com código fornecido pelo Studio MDHR.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Matheus Feldmann, Pizza Fria

Atualizado em 5 Jul 2022.