Guia da Semana

Darius Cozmic Collection é uma compilação de títulos do famoso shoot ‘em up das décadas de 80 e 90. A coletânea portada pela M2, responsável também pela série SEGA AGES, foi dividida em duas partes: uma contendo os clássicos dos arcades e outra com os games para consoles domésticos.

Os jogos que já haviam sido lançados no Japão, tiveram seus lançamentos mundiais no dia 16 de junho de 2020 para o PlayStation 4 e Nintendo Switch. Mas, será que vale a pena investir nesse compilado de clássicos? Este review abordará as duas versões lançadas, então, suba no cockpit da Silver Hawk e venha conferir a nossa análise!

Trailer da versão Arcade da coletânea.

Darius Cozmic Collection Arcade

A versão arcade da coletânea conta com um compilado das sete versões de quatro jogos clássicos lançados para os fliperamas, e é composto por:

Darius, versão original, que é um dos pioneiros do gênero shoot ‘em up e foi desenvolvido pela TAITO. O game foi lançado em 1986, com um enorme e revolucionário gabinete, que possuía uma combinação de três telas e potentes alto falantes embutidos no banco.

O gabinete original de Darius sem dúvidas não cabia em qualquer lugar. (Imagem: Internet)

Darius 2 Dual-Screen Version é o segundo jogo da série e foi lançado em 1989 em uma cabine de duas telas. Apesar dos poucos anos de diferença entre o laçamento do segundo jogo em relação ao primeiro, temos um salto gráfico expressivo entre eles. Como novidade, a Silver Hawk pode de mudar de orientação e ir tanto para esquerda quanto para a direita durante as lutas contra os chefes.

Darius Cozmic Collection Arcade
Em Darius 2, a Silver Hawk pode lutar de orientação nas lutas contra os chefes. (Imagem: Reprodução)

SAGAIA Versão 1, que foi lançada com o gabinete de duas telas em 1989, e é uma variação de Darius 2. O jogo foi feito para tornar a rotatividade nos fliperamas mais ágil e suas fases foram encurtadas e ficaram mais difíceis.

Por fim, Darius Gaiden foi lançado em 1994, e é o terceiro jogo da franquia, com gabinete que possuía uma única tela. Por ser menor que de seus predecessores, ele podia ser instalado em uma maior variedade de locais. Nessa versão vemos mais um incrível avanço em relação ao jogo anterior, com músicas cantadas e belíssimos gráficos, além da bomba, adicionada como ataque especial.

Darius Cozmic Collection Arcade
Darius Gaiden no PlayStation 4. (Imagem: Reprodução)

As variações dos clássicos dos Arcades

Darius, nova versão, foi lançado em 1987. Na antiga versão, a vida dos chefes aumenta quando a Silver Hawk está mais forte. O jogo agora foi equilibrado, de modo que as lutas contra os chefes fiquem mais fáceis, mesmo quando o Silver Hawk estiver mais forte.

Darius Cozmic Collection Arcade
Na nova versão de Darius, o jogo ganhou mais equilíbrio (Imagem: Divulgação)

Darius, Versão extra, foi lançado em 1987, e trouxe grande alteração em relação aos inimigos, além disso, melhorias foram feitas para que o jogo se tornasse mais fácil e inclusive os lasers são mais fortes que na nova versão.

Por fim, SAGAIA Versão 2 foi lançado em 1989, essa é outra versão modificada de Darius 2 e mal esteve presente no mercado, ela é bem difícil de ser encontrada.

Darius Cozmic Collection Arcade
Ambas as versões de Sagaia possuem menos fases que a versão original de Darius 2 (Imagem: Reprodução)

Todos os games da coletânea possuem modo de jogo normal e treinamento. No treino, os aprimoramentos da Silver Hawk são livres, porém, a pontuação não é salva no Ranking.

Darius Cozmic Collection Console

Já, a versão console conta com um compilado de 9 versões dos clássicos lançados para diferentes vídeo games, e é composta por:

Darius II, lançado para 1990. Todo o jogo teve de ser redesenhado, e o famoso aspecto mais amplo da série teve que ser recriado em uma proporção tela única. Embora o modo cooperativo tenha sido retirado desse porte e alguns chefes tenham sido trocados, é admirável notar que o game mantém o espírito do original.

Sagaia para Sega Genesis foi portado e lançado em 1991 na América do Norte. Apesar das limitações do console da Sega, este é outro jogo muito bem adaptado dos arcades.

SAGAIA, para o Master System foi lançado em 1992. O game é outra conversão doméstica de Darius 2. Seu lançamento ocorreu na Europa e nunca foi vendida no Japão. 

Apesar do surgimento de consoles de 16-bits, o mercado de jogos de 8-bits na Europa permaneceu forte por um tempo. Por isso, jogos para o Master System continuaram sendo lançados por mais tempo que no território japonês.

Darius Cozmic Collection Console
Apesar das quedas de quadro, a versão do Master System é linda e está excelente. (Imagem: Reprodução)

A versão para o Master System de SAGAIA está fabulosa. Suas músicas são empolgantes e apesar das quedas da taxa quadro, o jogo continua frenético e cheio de tiros na tela.

Darius nos consoles Nintendo

Darius Twin, para o Super Famicom, foi lançado em 1991 no Japão. É o primeiro jogo oficial para consoles domésticos. Embora seja uma adaptação de Darius 2 com duas telas, o jogo foi adaptado para utilização em televisões convencionais.

Seu lançamento ocorreu quatro meses após o lançamento do Super Famicon, que já era uma grande sensação e virou febre até mesmo com quem não tinha experiência com os arcades.

Darius Cozmic Collection Console
Darius Twin no Super Nintendo é considerado a versão definitiva por possuir som estéreo. (Imagem: Reprodução)

A versão de Darius Twin para o Super Nintendo também foi lançada em 1991. E é considerada a versão definitiva do game. Enquanto a versão em japonês apresentava qualidade de áudio monofônico, esta versão aprimora o jogo, deixando-o com a qualidade estéreo.

Darius Force para Super Famicom, foi lançado em 1993 e é outro jogo feito originalmente para consoles caseiros.

Darius Cozmic Collection Console
Darius Force com inimigos que vão além dos baseados na biologia marinha. (Imagem: Reprodução)

O game rompe com a tradição, apresentando chefes que vão além da típica lista de inimigos baseados na biologia marinha, além de inovações que vão de inimigos inspirados em bactérias e dinossauros a três naves com habilidades diferentes a serem escolhidas.

Super Nova foi lançado em 1993 para o Super Nintendo e é a versão ocidental de Darius Force. Nela, alguns nomes dos chefes foram trocados, fora isso, o jogo é exatamente igual a Darius Force.

Darius Cozmic Collection Console
Tela de seleção de naves em Darius Force. (Imagem: Reprodução)

Darius no PC Engine

Darius Alpha, para PC Engine, foi lançado em 1990. No game enfrentamos 16 chefes seguidos, sem ter que passar pelas fases. Ele foi produzido em números extremamente limitados, e não foi comercializado. Ao invés disso, Darius Alpha foi distribuído através de uma campanha especial para os compradores de Darius Plus, na qual 800 pessoas puderam obter uma cópia.

Por fim, Darius Plus, para PC Engine, foi lançado em 1990 e é a versão enxuta do Super Darius, lançado para o PC Engine CD-ROM2 no mesmo ano, tendo 26 chefes. A versão Plus foi lançada em HuCard com modestos 16 chefes.

Darius Cozmic Collection Console
Darius Plus é a versão enxuta de Super Darius. (Imagem: Reprodução)

Modos Extras

Alguns dos jogos possuem modos especiais, são eles: Darius 2 para o Mega Drive que possui o Special Mode, Darius Force com o Boss Endurance Mode e Darius Alpha com Score Attack More, Time Attack e 4 min. Time Trial.

No modo especial de Darius 2 e o Boss Endurance Mode do Force, o jogo volta às configurações padrões, os códigos de trapaça são desabilitados e durante o desafio os Quick Save e Quick Load são desabilitados.

Já em Darius Alpha, no Score Attack, devemos fazer o maior número de pontos possível com três vidas derrotando os 16 chefes do game. No Time Attack, o objetivo é enfrentar os 16 chefes no menor tempo possível com várias vidas e em 4 minutos. Por fim, no Time Trial, o desafio é derrotar os 16 chefes em 4 minutos e apenas 3 vidas. Em todos os desafios os Quick Save e Quick Load são desabilitados.

Enfrentar os chefes sem Quick Save e Quick load é uma tarefa árdua e exige muito treinamento. (Imagem: Reprodução)

Controles e jogabilidade

Darius é um shoot ‘em up, ou também conhecido como SHMUP, que é um subgênero de jogos de tiros, onde, o protagonista se envolve em um ataque solitário, muitas vezes em uma nave, disparando tiros em um grande número de inimigos e evitando seus ataques.

Tendo isso em mente, é evidente que Darius Comiz Collection Arcade precisa ter controles simples, ágeis e responsivos. Sem dúvidas a coletânea cumpre o que promete.

Use o direcional ou o analógico esquerdo para se movimentar e escapar dos muitos tiros na tela, os botões triângulo, quadrado, X ou círculo para atacar, sendo que eles podem ser configurados no menu de opções do jogo.

Controles ágeis e responsivos são necessários para derrotar o Chefe Yamato em Darius 2 (Imagem: Reprodução)

Use o botão L1 para inserir os créditos, a famosa “ficha” no arcade e o R1 para começar o jogo, além disso, os botões L2, R2 ou o Trackpad servem para abrir o menu de pausa durante o jogo.

Temos opções importantes no menu Pausa, como por exemplo, os Quick Save, Quick Load e Rankings, além do menu opções que contém diversas personalizações.

As opções de Quick Save e Quick Load facilitaram muito a vida dos jogadores iniciantes, pois, é possível salvar e retomar seu progresso, sem restrições e a qualquer momento.

Gráficos e Sons

Os jogos estão totalmente fiéis aos originais e inclusive possuem HUDs que lembram os fliperamas originais, no entanto, com a vantagem de tudo estar em alta definição.

Tão fiel que a mensagem de uso restrito no Japão foi mantida. (Imagem: Reprodução)

No menu opções, podemos alterar o estilo da tela, e é possível deixar o jogo com a escala de pixel perfeita e deixar como no fliperama original, aumentar a tela, de acordo com os ajustes da sua TV ou expandir a tela, deixando o jogo em tela cheia, porém, os gráficos ficam distorcidos e esticados.

Além disso podemos ligar o efeito Smoothing e deixar o jogo com um tom mais suavizado e menos pixelado.

Ligar ou deixar desligado as Scanlines que servem para simular o efeito das linhas em uma clássica televisão de CRT e em Background, podemos ligar ou desligar o papel de paredes ao fundo da tela.

As scanlines que servem para simular o efeito das linhas em uma clássica televisão de CRT (Imagem: Reprodução)

Em Screen Boundary Display, é possível criar bordas aparentes que simulam os jogos como nas cabines de múltiplas telas.

Além disso, podemos ajustar o volume geral do jogo e ligar ou desligar a exibição do nome das músicas durante as fases. Quanto às músicas e sons, tudo está lindo e impecável e contam inclusive com algumas faixas cantadas em Darius Gaiden.

Jogue, assista suas partidas e aprenda com seus erros. A opção de salvar seus replays está inclusa no pacote e aparece ao final de cada jogatina.

Vale a pena comprar Darius Cozmic Collection?

A coletânea é sem dúvidas fiel, ambas possuem uma qualidade sem precedentes, entretanto, a valor de preço cheio fica um pouco complicado de investir. Isso porque a versão Arcade está sendo vendida por R$ 186,90 e a de Console por incríveis R$ 249,90 na PlayStation Store, o que totaliza R$ 436,80 para se ter a coleção completa.

Ambos os jogos poderiam ter facilmente vindo em apenas uma coletânea ou que fosse dividido como está, mas com um valor condizente, pois, o pacote não traz nenhum game realmente novo. Então, eu realmente recomendaria uma revisão de preços para a publisher, ou uma futura promoção.

Sendo assim, valores à parte, Darius Cozmic Collection é clássica e sem dúvidas traz alguns dos melhores jogos do gênero, creio que todo amante de jogos deveria experimentar a adrenalina de desviar de centenas de tiros e enfrentar gigantescos chefes espaciais.

Darius Cozmic Collection Arcade e Console são excelentes pedidas para os amantes de um bom shoot ‘em up que sentem falta de um bom desafio na atual geração.

*Review elaborada no PS4 padrão, com código fornecido pela ININ Games.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Atualizado em 30 Jun 2020.