Guia da Semana

A desenvolvedora polonesa Moonlit, especializada em jogos de simulação, desenvolveu em parceria com a Discovery Channel o seu mais novo jogo: Deadliest Catch: The Game. Talvez você não esteja tão acostumado ao nome, mas é um game que faz referência ao programa Pesca Mortal, em exibição na Discovery desde 2005.

No entanto, o jogo nos coloca no papel de um capitão, com a missão de comandar o nosso navio de pesca nas gélidas águas do Alaska. Por isso, fazemos a pergunta: será que você está pronto para ser um velho lobo do mar? A sua resposta eu não sei, mas eu já me aventurei por essas águas e trago aqui o mais novo review aqui do Pizza Fria!

Preparem as gaiolas Marujos! Que Comece a Temporada de Pesca!

Deadliest Catch: The Game é um jogo inesperado, afinal, era difícil imaginar que um dia haveria um jogo que no colocaria no papel de capitão de um navio pesqueiro de caranguejos reais nas águas geladas do Alaska.

Capturar o caranguejo real pode ser uma tarefa extremamente arriscada para os pescadores na vida real, mas também uma atividade altamente lucrativa. Para pescá-los, os marinheiros precisam se arriscar em águas agitadas e enfrentar tempestades muitas vezes, isso além de permanecer em alto mar por dias.

Deadliest Catch: The Game
O Pizza Fria está pronto para entrar na Pesca Mortal! (Imagem: Reprodução)

Essas características fazem com que a série seja interessante para um grande número de espectadores e o jogo oferece justamente essa oportunidade, trazendo atenção aos detalhes e com gráficos e uma jogabilidade realista.

Logo no início de gameplay, podemos ver uma das possibilidades de customização do seu barco. Isto é muito legal! Além de escolher o nome do capitão e o nome navio, ainda podemos mudar as cores e o layout do nome, o que já torna a experiência bem mais pessoal.

Pesca Mortal, o jogo
A doca da embarcação (Imagem: Reprodução)

Mas, enfim, vamos ao que interessa! Para quem não está acostumado com simuladores, Deadliest Catch: The Game pode ser complicado, principalmente no começo, até entendermos o que é preciso fazer. Assim como a maioria dos jogos de simulação, há um tutorial que te orienta nas mecânicas do jogo. Ele é bem intuitivo e explicativo naquilo que você precisa saber antes de se aventurar em alto mar.

Tempo é dinheiro!

Você certamente já ouviu a expressão “tempo é dinheiro” e acredite, ela é determinante no jogo, principalmente em função do clima. Em Deadliest Catch: The Game, é possível alterá-lo para a forma que você quiser, mas isso irá resultar em uma boa ou má temporada de pesca.

Já o tempo corrido, em dias mesmo, pode te colocar na frente ou atrás das outras embarcações na caçada. Através de um medidor de tempo de descanso, o game mostra os dias que você pode avançar ou diminuir enquanto espera nas doca e, com isso, mudar também o tempo das gaiolas em alto mar.

Deadliest Catch: The Game
Escolher o tempo de espera é determinante para o sucesso da pesca (Imagem: Reprodução)

É no mar que se separa os homens dos garotos!

Por fim, há também a questão da preparação da sua embarcação antes de cair na temporada de caça aos caranguejos reais. A Doca de Embarcação é a partida inicial da jornada. Aqui, você prepara seu conhecimento e suas habilidades para a temporada. São elas:

  • Habilidades: Lugar para você melhorar as suas qualificações de capitão e da sua embarcação como Know How do marinheiro, contatos do capitão e gestão da tripulação.
  • Loja: área onde você compra boias, iscas e gaiolas de pesca.
  • Mapa: Localização marítima para pescar os caranguejos reais.
  • Melhorias: área para aperfeiçoar suas habilidades de capitão e embarcação.
  • Posto de Gasolina: área de compra de combustível de acordo com o nível de peso da sua embarcação.
  • Multas: área onde você pode sofrer com questões administrativas de acordo com sua atuação no mar.
  • Fabrica de Processamento: lugar para escoar sua produção saber suas receitas na temporada como lucro e despesas com multas.
  • Contratação de Pessoal: contrato de pessoal para trabalhar na sua embarcação na temporada.
Deadliest Catch: The Game
Eu vejo muitos milhares dólares nestas gaiolas, vocês não? (Imagem: Reprodução)

Vale a pena comprar Deadliest Catch: The Game?

Minha opinião é que sim, vale a pena jogar pela diversão que o jogo traz e o fato de que a possibilidade de customizar a embarcação é um toque extra. Contudo, deixo uma observação quanto a jogabilidade, que não atinge o nível esperado. Mesmo com cinco meses de acesso antecipado, mais quase um mês de lançamento oficial, o título recebeu algumas atualizações de correções e ainda não chegou ao nível ideal. O lado bom é que o estúdio está se esforçando!

Deadliest Catch: The Game também não tem uma história linear, muito por conta de ser um simulador, mas convenhamos que isso não atrapalha na experiência. Por possuir textos em português, o título ganhou pontos na avaliação!

Deadliest Catch: The Game foi lançado em acesso antecipado no dia 14 de novembro de 2019 para PC, via Steam, e teve sua versão final disponibilizada no dia 14 de abril deste ano, para a mesma plataforma. A Ultimate Games, que fez a publicação do título, planeja lança-lo para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch até 2021.

Por Marcell Torres, Pizza Fria

Atualizado em 11 Mai 2020.