Guia da Semana

A Blizzard anunciou nesta quinta-feira, 18, mais novidades sobre Diablo IV, anunciadas por Joseph Piepiora, Diretor Associado de Jogo, que falou mais sobre as temporadas, conteúdo novo, o meta e eventos ao vivo. Além disso, Kegan Clark, Diretor de Produto, e Jonathan Mann, Gerente de Produto Líder de serviços ao vivo, trouxeram uma exploração completa do modelo de negócios de serviço ao vivo, do Passe de Temporada e da Loja baseada em itens cosméticos. Confira!

Temporadas

A desenvolvedora anunciou seus planos de alto nível para as atualizações de conteúdo de temporadas de Diablo IV, produzindo lançamentos trimestrais de alta qualidade para o game.

A ideia é que o jogo ao vivo reinicie a cada temporada. Diablo deve ser um jogo de escolhas e possibilidades! Desta forma, a melhor maneira de realizar isso é começar de novo a cada temporada, escolhendo uma classe, personalizando a build e procurando os itens ideais para o seu estilo de jogo. Essa abordagem traz várias vantagens, e a principal, que é o fato de fazer grandes mudanças em Diablo IV a cada temporada, criando experiências únicas nos lançamentos trimestrais.

Novo conteúdo

A equipe de desenvolvedores acredita que é essencial que jogadores observem que o jogo está mudando de maneiras relevantes. Cada temporada receberá um novo recurso de jogabilidade e novas missões, com novos desafios, mistérios e possibilidades para o aumento de nível. Essas mudanças devem começar a aparecer antes do fim da primeira hora de jogo. Um dos benefícios dessa abordagem de temporadas é oferecer formas novas e divertidas de jogar e evoluir seu personagem.

As novas missões de cada temporada revelarão mais sobre o mundo de Santuário e o lugar que o seu personagem ocupa nele. Assim, teremos a chance de apresentar novos personagens ou trazer de volta alguns conhecidos enquanto exploramos a história e o conteúdo da temporada.

Renovação do meta

Diablo IV é um jogo vasto, e a Blizzard quer garantir que o conteúdo e recursos já presentes no jogo continuem divertidos e desafiadores. Para isso, estará sempre avaliando o estado do jogo para revitalizar com regularidade o que já está lá. Um exemplo disso é o balanceamento relativo entre classes, builds e poderes. Em Diablo, a ideia é criar builds superpoderosas e intrigantes, e, embora não queiramos tirar a diversão da experiência com o balanceamento, também não queremos criar situações em que ajustes imprecisos limitem a criatividade.

Aprimorando Diablo IV

A cada temporada, surgirão novas maneiras de melhorar a experiência de jogo. Como Diablo IV será um jogo com serviço ao vivo, o objetivo é que ele atinja um alto nível.

Com base no feedback recebido, a equipe do game identificará recursos de qualidade de vida e melhorias que podem ser feitas para aprimorar a experiência de jogo geral, convidando os jogadores a votar no que consideram prioritário. Apesar de nem sempre ser possível resolver algo de imediato, a equipe está comprometida a trabalhar para melhorar a qualidade da experiência de jogo por muitos anos.

Eventos ao vivo

O Santuário é um mundo vivo, cheio de pessoas, criaturas e facções lutando para atingir objetivos próprios. Jogadores engajados devem prestar atenção aos novos eventos ao vivo introduzidos a cada temporada. Esses eventos ao vivo poderiam ser, por exemplo, o aviso de uma invasão iminente dos Afogados, que pode durar um fim de semana, ou a chegada de um estranho caixeiro-viajante aos penhascos das Estepes Secas. Esses eventos oferecem oportunidades de novas aventuras e recompensas únicas.

Jornada da Temporada

Junto dos grandes lançamentos de temporada, também temos o retorno da Jornada de Temporada. Os jogadores são incentivados a explorar Santuário mais uma vez, recebendo recompensas de tempo limitado a cada capítulo concluído da Jornada de Temporada. Completar a Jornada de Temporada é um grande feito, e a etapa final exige vencer um confronto extremamente desafiador com um inimigo especialmente letal. Com as futuras Jornadas de Temporada, adicionaremos desafios regulares de dificuldade máxima, permitindo que os jogadores provem seu valor e ganhem recompensas cosméticas exclusivas.

Assim como em Diablo III, a Jornada de Temporada é grátis para todos os jogadores. Completar os objetivos da Jornada de Temporada também ajuda a evoluir o Passe de Temporada, um novo recurso com progressão ao estilo de passe de batalha que avança com a Jornada de Temporada, permitindo que os jogadores recebam ainda mais recompensas por jogar. O Passe de Temporada concede recompensas gratuitas (itens cosméticos, moeda premium e bônus de jogo) e pagas (apenas itens cosméticos e moeda premium).

Passe de Temporada

A Blizzard também falou sobre o processo de monetização e serviço ao vivo de Diablo IV. Como já citado, Diablo IV será um jogo completo com preço único, com uma Loja de itens cosméticos e Passe de Temporada que não oferecerão opções de pagar por mais poder. O objetivo com as compras dentro do jogo é criar elementos bonitos que adicionem valor à experiência de jogo.

A escala das temporadas de Diablo IV é muito mais ambiciosa do que a de Diablo III, contando com uma grande equipe de desenvolvimento dedicada às temporadas após o lançamento. Diablo IV receberá suporte de um batalhão de desenvolvedores por muitos anos. Com todos os planos empolgantes que temos para as temporadas, queremos que possam ser aproveitadas por todos, independentemente de compras na Loja.

As temporadas adicionarão jogabilidade completamente nova, missões, alterações no meta e melhorias de qualidade de vida. O Passe de Temporada é um reconhecimento da dedicação dos jogadores, que recebem mais recompensas à medida que jogam durante a temporada. Haverá um caminho único de recompensas gratuitas desbloqueadas por jogar e subir de nível, e recompensas premium que não concedem poder no jogo ou qualquer vantagem sobre os outros jogadores.

Os níveis gratuitos do Passe oferecerão bônus de jogabilidade a todos os jogadores, acelerando e simplificando a jornada de evoluir novos personagens. As recompensas de nível premium, por outro lado, são focadas na estética, oferecendo alto valor na forma de itens cosméticos e moedas premium. Várias das recompensas são temáticas da temporada, o que ajuda os jogadores a mostrar que participaram da temporada.

Veja o que os jogadores podem esperar:

  • O Passe de Temporada tem níveis gratuitos e premium: Os jogadores podem receber várias recompensas do Passe apenas por jogar. A qualquer momento durante a temporada, os jogadores podem comprar o Passe Premium para desbloquear os níveis premium e receber itens cosméticos da temporada e moeda premium.
  • O Passe de Temporada concede itens cosméticos: Assim como os da Loja, esses itens não afetam a jogabilidade. Além disso, alguns tipos de itens cosméticos são exclusivos do Passe de Temporada.
  • O Passe de Temporada concede moedas premium: Os jogadores podem gastar essas moedas em itens cosméticos oferecidos na Loja.
  • O Passe de Temporada concede bônus gratuitos de temporada: Os bônus aceleram o progresso do jogador durante a temporada. Por exemplo, um bônus de temporada pode acelerar a obtenção de EXP, acelerando o aumento de nível de vários personagens em uma temporada. Porque afetam a jogabilidade, os bônus de temporada são recompensas gratuitas para todos os jogadores. A Blizzard quer deixar claro que não será possível desbloquear os bônus de temporada mais rapidamente fazendo compras. Não haverá forma de desbloquear mais bônus ou acelerar a obtenção dos bônus gastando dinheiro.
  • Os jogadores poderão comprar níveis do Passe, mas não ganharão os bônus de temporada mais rapidamente: Não é possível obter bônus maiores apenas comprando níveis, porque também é preciso ganhar marcos de nível para aplicá-los. Todas as outras recompensas de nível podem ser desbloqueadas instantaneamente comprando níveis. Em outras palavras, não existe atalho para conseguir os bônus de temporada comprando níveis; é preciso conquistá-los.
  • A Jornada de Temporada acelera a progressão do Passe de Temporada: Embora seja possível avançar no Passe de Temporada com qualquer estilo de jogo, jogadores com personagens otimizados podem focar nos objetivos da Jornada de Temporada para avançar mais rapidamente.

A Loja

A Loja e os itens cosméticos foram desenvolvidos pensando na experiência desejada para os jogadores. A desenvolvedora quer que as compras sejam uma boa experiência do início ao fim. A ideia é que os jogadores que escolherem comprar algo façam isso porque querem, não porque sentem que precisam. E os jogadores sempre terão acesso a todas as informações sobre o que estão comprando, antes da compra, para não terem surpresas ruins.

Os itens cosméticos da Loja são feitos com base na enorme variedade de transmogrificações de armas e armaduras que os jogadores encontrarão no jogo. Também é importante observar que a Loja está inserida no mundo de Diablo, então os itens cosméticos são criações fantasiosas, cujos componentes individuais podem ser misturados e combinados com transmogrificações de armaduras obtidas no jogo para criar infinitas opções de personalização.

Veja o que os jogadores podem esperar:

  • A Loja vende itens cosméticos por moeda premium: Os itens cosméticos dão aos jogadores ainda mais opções para personalizar a aparência de seus heróis. Nada oferecido na Loja concede uma vantagem de jogo direta ou indireta. Então, por mais poderosos que os equipamentos possam parecer, eles não têm atributos especiais no jogo.
  • A Loja é opcional: Os jogadores terão acesso a todos os principais recursos do jogo e conteúdo das temporadas sem gastar dinheiro. O objetivo é que os jogadores gostem de visitar a Loja, comprem algo que chame a atenção e saiam felizes com o que compraram.
  • A Loja é transparente: É importante que os jogadores saibam exatamente o que esperar antes de fazer uma compra. Criamos uma funcionalidade de prévia que permite que os jogadores examinem todos os detalhes do item cosmético em seus próprios personagens antes da compra.
  • Os itens cosméticos mais bonitos não são exclusividade da Loja: Diablo IV será lançado com centenas de transmogrificações desbloqueáveis no jogo, incluindo dezenas de conjuntos de armaduras com a mais alta qualidade visual. Haverá peças incríveis (itens de qualidade única e lendária) que os jogadores poderão encontrar sem nunca ir à Loja. A Loja oferece maior diversidade de escolhas, não necessariamente escolhas melhores.
  • Transmogrificações de armaduras na Loja podem ser usadas em todos os personagens da classe: Muitos dos itens cosméticos da Loja são fantasias específicas de uma classe, que podem não fazer sentido visualmente em outras classes. Depois de desbloquear um item cosmético da Loja para uma determinada classe, você pode usá-lo em todos os personagens dessa mesma classe que houver na conta. Há alguns itens cosméticos especiais exclusivos do Passe de Temporada que celebram o tema da temporada e têm aparência semelhante em todas as classes.

O princípio mais importante da Loja e do Passe de Temporada é criar algo que os jogadores possam curtir, aguardar e valorizar como parte integrante do jogo. Os itens cosméticos de Diablo IV criam novas maneiras para os jogadores se expressarem, sem nunca fornecer vantagens no jogo. Os jogadores poderão aproveitar toda a diversão das temporadas, podendo optar por gastar ou não.

Considerações finais

Para encerrar esta atualização trimestral, a Blizzard busca tranquilizar os jogadores, garantindo que Diablo IV continuará evoluindo o que oferece após o lançamento. A introdução das novas temporadas, juntamente com eventos ao vivo, e o retorno da Jornada de Temporada, funcionarão em conjunto para dar variedade ao jogo e reforçar o princípio fundamental da equipe do game: que cada jogador possa experimentar Santuário como quiser.

Sobre Diablo IV

Assim como as classes icônicas Bárbaro, Maga, Renegada e Druida, o lendário Necromante junta-se à batalha para salvar a humanidade e retorna como a quinta classe jogável e com novas mecânicas de mortos-vivos. Os jogadores poderão usar o Livro dos Mortos do Necromante, uma habilidade inédita que permite dominar o campo de batalha com uma personalização mais profunda do que nunca de seu exército de mortos-vivos.

Lute com os gigantes Guerreiros Esqueleto, os ágeis Combatentes, os Defensores de espada e escudo, ou os Ceifadores empunhando foices. Lance uma série de feitiços com os Magos Esqueletos, imergindo-os com magias de sombra, gelo e sacrifício. Posicione Golens de Ossos pesados, Golens de Sangue que roubam vida e Golens de Ferro imponentes. Ou sacrifique todos eles para absorver seus poderes.

A versão de Santuário de Diablo IV promete ser imensa e cada centímetro é cheio de oportunidades e aventuras. A customização de personagem no jogo está mais rica e ampla do que nunca, e os jogadores poderão usar a curiosidade (e talvez a insensatez) como guia para explorar mais de 140 masmorras e dezenas de missões secundárias em busca de vitória sobre as forças de Lilith… e equipamentos ainda mais poderosos.

Chefes de Mundo poderosos apresentam um desafio adicional por toda a parte em Santuário, incentivando os jogadores a colaborar com outros jogadores encontrados pelo caminho para derrotá-los e obter seus tesouros. E, pela primeira vez, jogadores mudarão permanentemente o mundo em sua volta ao dominar e transformar Fortalezas corrompidas em entrepostos aliados.

Em Diablo IV, os jogadores poderão escolher como progredir da maneira não linear que desejarem. Esta experiência de mundo aberto se extende até a fase final do jogo, na qual os jogadores poderão botar suas habilidades à prova nas Masmorras do Pesadelo, desfrutar combates infernais nas zonas dedicadas a PvP, construir Quadros de Excelência para seguir avançando e personalizando seus personagens além do nível máximo e interagir com a Árvore dos Lamentos para desbloquear ainda mais objetivos do mundo e caçadas e obter equipamentos lendários.

Saiba mais sobre Diablo IV aqui.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 18 Ago 2022.