Guia da Semana

Dice Legacy é um jogo desenvolvido pela DESTINYbit, agendado para chegar nesta quinta-feira, 9 de Setembro de 2021. Baseado em jogos de estratégias de sobrevivência e construção civilização em dados, o título é ambientado em um misterioso mundo anelar. Nesse mundo, se você quer se prosperar, é esperado que a sorte esteja do seu lado, pois os dados são suas únicas ferramentas. Colete os recursos com consciência, monte suas construções de acordo com o progressão do jogo e tente chegar ao final do mapa para combater o inimigo do outro lado da ilha.

Fomos convidados pela desenvolvedora para podermos falar sobre esse novo rogue-like de estratégia e ver o quão longe conseguiremos ir nessa batalha contra os inimigos ocultos na ilha misteriosa. Dito isso, vamos para mais um review antecipado no Pizza Fria!

Uma nova perspectiva de jogos de estratégia com Dice Legacy

Quando penso em jogos de estratégia, automaticamente vem em minha mente os clássicos do gênero como: Civilization, Age of Empires, StarCraft, entre outros mais conhecidos. Mas creio que, a partir de 9 de setembro de 2021, lembraremos com muito carinho de Dice Legacy. O que o torna tão especial? Vamos primeiro contextualizar o gênero de jogos de estratégias, citados anteriormente, para depois mostrar as principais diferenças que faz com que essa nova vertente ganhe um espaço e possa crescer cada vez mais.

Tudo começa sempre com a fundação de uma nova civilização, seja ela história ou fictícia, onde tudo é bem escasso e limitado. Para poder começar a progredir, é necessário buscar recursos e com eles construir uma base sólida que em volta, tudo vai se desenvolver. Já quebrando um pouco essa ideia, em Dice Legacy o mapa onde vamos começar nossa jornada lembra muito o filme Interstelar, onde a terra é em formato de anel. Além disso, não podemos escolher uma posição específica no mapa para fundar nossa cidade (no caso do jogo, a Prefeitura) e começamos na praia e desejamos alcançar o inimigo que está do outro lado (também em uma praia).

Como já citado anteriormente, não iremos fundar cidades, mas sim expandir nosso território em volta da Prefeitura, construção base e que não pode ser destruída pelo inimigo (chegaremos e explicaremos isso melhor posteriormente). As construções irão moldar a forma que o jogador irá explorar o mapa e através da exploração, os farms (locais de retirada de recurso) irão surgir e mostrar o quanto de recursos o jogador poderá ter.

Dice Legacy
Imagem: Reprodução

Diferentemente de alguns jogos do gênero, os recursos bases disponíveis para coleta em Dice Legacy são finitos e poderão ser dos seguintes tipos:

  • Comida: Pode ser obtida através de locais de caça, cultivados ou ainda descobertos através de destroços na beirada da praia (na parte inicial do jogo);
  • Madeira: Pode ser extraído em locais específicos (florestas) ou através de exploração de ruinas;
  • Ferro e Pedra: Assim como a madeira, podem ser extraídos em locais específicos, minas de ferro e pedra, além da exploração de ruinas também;
  • Ouro: Através da extração de ferro e Pedra, existe uma chance de se obter o ouro e também como os recursos anteriores, é possível se obter ouro através da exploração.

Além das formas citadas, existem outros jeitos de se obter recursos e deixaremos para ser descoberto por quem quiser conhecer mais o jogo. Existem também alguns recursos que podem ser obtidos através de construções feitas pelo jogador: Trigo, Cerveja e Ervas, e diferentemente do que se pode imaginar, elas são tão importantes quanto os recursos bases.

Dice Legacy não seria o que é, sem o recurso dos Dados. Toda a economia, os trabalhadores e também a força dos soldados, etc, dependem todas elas do que as faces dos dados virados para o jogador mostrarem. Existem diferenças entre os dados, que podem ser classificados como:

– Dado Aldeão, Dado Cidadão, Dado Soldado, Dado Comerciante, Dado Monge.

Cada tipo de dado, representa também uma parte da Sociedade, isto é, cada vez que um tipo de Dado é criado, destruído, isso afeta diretamente aquela classe da sociedade. Além disso, cada uma dessas classes possuem lados específicos que outros não tem e são necessários para alguma construção ou campo existente no mapa. O Dado Aldeão é o dado mais básico e também um dos mais importantes e que precisa ser administrado bem, pois é muito fácil desagradar a classe e chegar a uma revolução.

Dice Legacy
Imagem: Reprodução

Aqui, chegamos a mais um ponto bacana do jogo. Da mesma forma que uma sociedade pode se rebelar contra politicas e atitudes erradas do seu governantes, em Dice Legacy isso também pode acontecer. Se uma classe fica infeliz, ela para de produzir bem ou se ela está super satisfeita, supera as expectativas, dando bônus extra. Para tornar as coisas mais interessantes, existem também as politicas do governo, que são votadas a cada inverno e que influenciam as classes existentes e a cada votação são propostas 3 mudanças e apenas 1 é selecionável. Se a proposta selecionada é diferentes de alguma das outras classes existentes, a escolhida fica alegre e as outras insatisfeitas por não terem recebido atenção.

A progressão do Dice Legacy é bem moldável de acordo com a experiência do jogador (sim, quanto mais vezes jogar, mais rápido será a evolução) e algo que está diretamente ligada as mudanças é o sistema de tecnologias. Esse sistema pode trazer muitas mudanças, desde a extração mais rápida de recursos, liberação de novas construções ou ainda bônus a algumas construções.

O objetivo do jogo, como dito anteriormente, é chegar até o outro lado da ilha e derrotar o inimigo. Esse inimigo pode ser a verdadeira pedra do jogador, já que esse, dependendo da dificuldade escolhida, pode enviar soldados para poderem destruir suas construções e atrapalhar ou impedir sua expansão. Existem também acampamentos de desconhecidos que podem ser explorados pelo jogador, sendo destruindo e saqueando ou ainda usando o campo como meio de troca de recursos.

Em Dice Legacy existe o sistema de clima, Verão e Inverno. No verão nada demais acontece, seus dados funcionam de forma normal e nenhuma restrição é encontrada em nenhuma construção. Já no inverno tudo muda, a cada interação de um dado com uma construção, batalha ou qualquer coisa feita, fora da mão do jogador, existe a possibilidade de se congelar (ficar inoperante até o verão chegar ou ser descongelado em uma construção especifica), existe uma construção que pode impedir o congelamento em uma certa área demarcada em troca da queima de madeira, e também o campo de trigo, por exemplo, fica desabilitado durante o inverno (salvo algum beneficio que o jogo pode trazer para impedir isso).

Dice Legacy
Imagem: Reprodução

Indo agora um pouco para a parte técnica, os gráficos de Dice Legacy são bem polidos, sem nenhuma extravagância que possa fugir do propósito do jogo. Existem clipes que são um pouco mais elaborados, mas usados apenas em momentos específicos. O fato dele estar todo traduzido em português do Brasil ajuda muito a quem está jogando, pois jogos de estratégias demandam muita atenção e uma jogada errada por falta de compreensão, pode acarretar na derrota.

A parte sonora corrobora com a simplicidade e é bem minimalista, não traz nada de novo, mas completa bem todas as ações e deixa Dice Legacy bem confortável a todos. E não podemos deixar também de citar de que o jogo é rogue-like na sua essência, já que a cada vez que o jogo é encerrado com vitória, algo novo pode ser liberado e assim, mudando a próxima rodada, além do fato de que o mapa é gerado de forma procedural (a cada novo jogo é gerado um mapa diferente).

Vale a pena comprar Dice Legacy?

Dice Legacy é um excelente jogo de estratégica, que traz consigo novos conceitos que foram usados de forma a completar a experiência, do já encontrado no gênero e que abre um novo leque de opções para as futuras produções de jogos de estratégias. As opções de jogo aliadas ao gênero rogue-like, torna-o bem interessante, quando se é esperado que vá jogar várias vezes para liberar tudo que é possível. Um dos pontos legais de se citar, é que as dificuldades disponíveis ao se iniciar uma nova partida, trazem novas possibilidades ao game, pois impõem restrições que podem complicar os jogadores mais inexperientes

Dice Legacy estará disponível para PC, via Steam e Epic Games Store, e para Nintendo Switch.

*Review elaborada em um PC equipado com GeForce RTX, com código fornecido pela Ravenscourt.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Francesco Beghelli, Pizza Fria

Atualizado em 8 Set 2021.