Jogos de corrida me divertem muito! De simuladores complicados a arcades, sempre gostei do gênero. E quando vi #DRIVE Rally, game da Pixel Perfect Dude, com a promessa de reviver todo aquele espírito espalhafatoso dos ralis dos anos 90 para PC, via Steam, GOG.com e Epic Games Store, logo fiquei curioso. Afinal, um jogo arcade nesse estilo, com gráficos diferenciados, me pareceu uma excelente adição ao gênero. Desta forma, essa preview observará todos os pontos apresentados pelo título, respondendo a grande pergunta: será que ele realmente conseguiu captar a essência de uma das melhores épocas do rally mundial? Portanto, aperte os cintos e venha comigo nesta preview!
Bem-vindo ao rally dos anos 90
Logo ao iniciarmos nossa trajetória em #DRIVE Rally, o jogador é apresentado a um menu extremamente simples, mas bem funcional. Assim, podemos escolher entre corridas rápidas ou campeonatos, sem perder tempo com configurações complexas, como nos simuladores, que são repletos de ajustes finos. Portanto, a simplicidade é o ponto forte de #DRIVE Rally: basta entrar, acelerar e se divertir. No entanto, o título tem um sistema de progressão, que vai desbloqueando novos carros. Felizmente, o processo é rápido e recompensador, apresentando uma grande variedade de modelos disponíveis, cada um oferecendo uma sensação única ao volante, todos baseados nos carros dos anos 90.
Outra coisa que se destaca em #DRIVE Rally é a personalização dos veículos. A Pixel Perfect Dude colocou uma boa variedade de opções estéticas e de desempenho, nos permitindo escolher entre diferentes estilos de carros, que vão de modelos robustos e pesados até elegantes máquinas italianas, cheias de detalhes. Assim, essa liberdade de personalização, tanto visual quanto de performance, oferece uma experiência incrível, onde você pode adaptar seu carro ao seu estilo de corrida, algo que faz toda a diferença, até mesmo para um jogo do gênero arcade.
A emoção das corridas
Como já dito acima, #DRIVE Rally traz uma jogabilidade simples, sendo este justamente o seu ponto mais forte. Apresentando uma física acessível e divertida, que mistura simplicidade com um toque de desafio, o jogo traz desafios na medida certa, apresentando uma série de percursos, cada um com suas especificidades e terrenos. Além disso, cada carro utilizado ao longo da campanha possui características distintas de controle, e encontrar um modelo que se adapte melhor ao seu estilo de direção é parte da diversão.
Uma coisa que não cheguei a testar, mas que me deixou curioso, podendo trazer ainda mais emoção ao jogo, é o suporte a volante, com a opção entre câmbio automático ou manual, algo que traz uma camada extra de imersão para os entusiastas de corridas. No entanto, a jogabilidade no controle é bem básica, com gatilhos fazendo o papel de acelerador e freio, além do freio de mão, essencial para fazer as curvas mais fechadas. Aliás, vale ressaltar que, embora seja arcade, o jogo faz jus aos desafios dos rallys, não sendo uma experiência de apenas acelerar e terminar os percursos. Em #DRIVE Rally, você precisará dominar o estilo do carro.
Os ambientes do jogo, um destaque interessante, variam entre florestas densas, desfiladeiros e paisagens cheias de neve, proporcionando uma diversidade de cenários. Porém, após várias corridas (várias mesmo), é possível perceber que os traçados se tornam um pouco repetitivos, mas nada absurdamente grave. Felizmente, ainda assim, o jogo mantém um apelo viciante, especialmente para quem gosta de melhorar seus tempos, os comparando com outros jogadores através de um ranking.
Gráficos e outros detalhes
A estética apresentada por #DRIVE Rally é cativante, lembrando os clássicos jogos de corrida dos anos 90 com um estilo gráfico simples, mas vibrante e totalmente funcional. Eu particularmente adorei, e essa tendência está voltando firme para os jogos do gênero, funcionando muito bem. Ou seja, se você espera gráficos realistas, eles não estão aqui. Contudo, o que o jogo traz captura perfeitamente a sensação dos fliperamas, sem comprometer a performance, permitindo que o jogo rode em PCs bem modestos. Mas, é claro, eu não acharia nada ruim ver um pouco mais de sujeira na tela, como lama e areia, se acumulando nos carros e até mesmo na câmera durante as corridas.
Um pequeno incomodo que tive, é que durante as partidas em #DRIVE Rally, senti falta de alguns sons, como o bipe da contagem regressiva de partida, em algumas batidas e outros pontos. É claro, isso não é um grande absurdo, sobretudo para um jogo em Acesso Antecipado, mas é algo que precisa ser dito. Mas, no geral, #DRIVE Rally está redondinho, com um ótimo desempenho e sem maiores bugs ou glitches.
O que esperar de #DRIVE Rally?
Sinceramente, adorei a ideia de #DRIVE Rally. O jogo traz uma experiência que equilibra perfeitamente diversão e progresso pessoal, sobretudo para quem gosta de se superar em questão de tempo. Portanto, se você está procurando por um jogo de corrida arcade que seja bem prático de pegar e jogar, com uma boa dose de personalização e uma jogabilidade fluida, esta é certamente uma excelente escolha, com uma jogabilidade sólida, variedade de percursos e customização dos carros bem interessante. Ah, outro ponto bacana é ver que o jogo é legendado para nossa língua, facilitando bastante as coisas.
Por fim, vale ressaltar que #DRIVE Rally também está previsto para chegar ao Nintendo Switch em 2025, levando a emoção dos rallys para o portátil da Nintendo.
*Preview elaborada em um PC equipado com uma RTX, com código fornecido pela Pixel Perfect Dude.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Álvaro Saluan, Pizza Fria
Atualizado em 2 Out 2024.