Mais uma temporada de futebol americano está prestes a começar, e antes disso, a Electronic Arts já prepara os fãs do esporte com EA Sports Madden NFL 24. O game já está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam, Epic Games Store e EA App. E, neste ano, a EA prometeu que esta edição seria um “divisor de águas” na franquia, trazendo algumas melhorias interessantes como o reformulado modo Carreira, que agora se chama Superstar, e outras tecnologias mais técnicas como o FieldSENSE e a SAPIEN.
Mas, na real, eu estaria mentindo muito se eu te dissesse que não pensei na possibilidade deste jogo ser muito semelhante ao anterior, não é mesmo!? E esse é um dos pontos principais a serem tratados aqui. Então, prepare-se para o jogo e vamos ao que interessa, analisando se realmente há algo novo em Madden NFL 24, em mais uma análise do Pizza Fria!
Bem-vinda, nova temporada! Ou nem tanto…
Madden NFL 24 chega para abrir a nova temporada da Liga Nacional de Futebol Americano, a NFL. Sendo uma espécie de pré-temporada para os fãs do esporte, o jogo deste ano prometeu diferir de tudo o que vimos antes. Desta forma, a EA trouxe a tecnologia SAPIEN, responsável por criar maior realismo nos jogadores, apresentando mais definição corporal e variação corporal nos atletas, bem como dando a eles uma movimentação mais real. Bem… é o que diz a EA. No entanto, não percebi grandes mudanças nos jogadores, tampouco na movimentação, que segue similar ao que era observado antes.
A tecnologia FieldSENSE já tinha sido utilizada na edição anterior, mas agora é anunciada com uma base de jogabilidade aprimorada, dando mais controle aos jogadores e também maior realismo na gameplay. E, realmente, o jogo está um pouquinho mais difícil, talvez mais realista nas jogadas. Traçar rotas e conseguir acertar passes está mais complexo, e a defesa adversária não dá problema. Porém, percebo que certos problemas continuam. Por exemplo, quando a bola é lançada e “sobra” no alto para os jogadores a pegarem, parece que eles ficam travados, em lances que poderiam facilmente resultar em uma interceptação. Sinceramente, é até meio frustrante isso.
E, nesta parte, é interessante falar que Madden NFL 24 tem sim alguns aprimoramentos na IA, mas ainda peca em um ou outro detalhe como o citado acima. Também há a constante dificuldade de alguns jogadores em conseguirem segurar a bola mesmo sem qualquer ameaça defensiva ao seu redor. Isso eu até entendo, mas ainda acho que em alguns momentos há um exagero. Mas, observando meus companheiros de equipe e o comportamento adversário, fica bem claro que a EA realmente deu uma arrumadinha neste ponto.
Por fim, das novidades nem tão novas assim, Madden NFL 24 apresenta as tecnologias “Passes Baseados em Habilidade 2.0” e “Acerte Tudo 2.0”. A primeira é focada em apresentar melhores animações de arremesso, bem como outros detalhes relevantes como a precisão dos passes e até mesmo as reações defensivas dos jogadores. Já o Acerte Tudo 2.0 considera as classificações de cada jogador e da equipe na totalidade, sendo muito mais impactante na jogabilidade. Explicando rapidamente, esse ponto dá aquele “up” no jogador, permitindo com que ele avance jardas extras e empurre os zagueiros para dentro do campo de jogo. Melhorou radicalmente a experiência de jogo? Sinceramente, não.
Seja um Superstar!
Acho que a parte mais modificada de Madden NFL 24 foi a que toca no antigo modo focado na criação de um jogador, que agora se chama Superstar. Mais do que nunca, este divertido modo está mais próximo do que observamos no Draft, evento que as equipes da NFL selecionam os jogadores de diferentes universidades e times para compor o plantel da temporada que se iniciará. Inclusive, nosso jogador participará do Draft Combine, um evento que testa diferentes qualidades dos atletas em minigames bem simples, simulando o evento que antecede o Draft, sendo o cenário perfeito para os jogadores demonstrarem todas as suas qualidades.
Aliás, no quesito minigames, Madden NFL 24 tem bastante coisa para fazer. Ainda no Superstar, podemos preparar nosso jogador em treinamentos muito similares aos observados em FIFA 23, que trabalham técnicas como passe, corrida e muito mais. Além disso, é possível acessar esses detalhes no modo de treinamento, que ensina praticamente todo o funcionamento de Madden NFL 24, colocando os jogadores e jogadoras para praticarem tipos de passe, defesa e muito mais. Porém, o game da EA ainda não conta com uma tradução para português do Brasil, o que é uma pena, e isso poderá dificultar o entendimento dos exercícios para algumas pessoas. Que vacilo!
Neste modo, é possível que você chegue ao índice geral de 99, estando perto das lendas do esporte. E, para isso, você poderá customizar totalmente o seu avatar, escolhendo partes estéticas como roupas, aparência e outros itens, além das características de cada posição que você deseja melhorar, como passe em profundidade ou passes curtos, técnica usada pelo quarterback. Com nosso jogador cada vez mais evoluído, também é possível participar do modo online Superstar Showdown, onde é possível participar de partidas 3 contra 3, sendo uma boa forma de jogar partidas mais dinâmicas.
Os outros modos conhecidos
Madden NFL 24 também mantém os modos Franchise, que nos permite controlar uma das equipes em busca do troféu Vince Lombardi ao chegar no megaevento conhecido como Super Bowl. Neste modo, os minijogos também fazem parte, sendo uma ótima forma de aprimorar o trabalho da equipe. Além disso, é possível também criar nossa própria equipe, podendo contratar jogadores através do Draft e também com a novidade Free Agency 2.0, que permite trazer jogadores livres, reestruturando todo o modelo de contratos e ofertas já conhecido anteriormente no game. Vale lembrar que o Franchise também pode ser jogado online, mas requer um considerável número de jogadores para dar certo.
Já o Ultimate Team de Madden NFL 24 segue à risca o que a EA já está calejada de fazer em todos os seus jogos esportivos. No entanto, senti mais dificuldade em montar uma equipe melhor nesta edição. Antes era muito mais fácil conseguir boas cartas ao fazer os desafios disponíveis no modo. De qualquer maneira, este modo segue a fórmula já conhecida de antes e não apresenta grandes novidades.
Vale a pena comprar Madden NFL 24?
Esta é a grande pergunta que todo mundo que chegou até aqui deve estar se fazendo, certo? Pois bem, Madden NFL 24 apresenta melhorias interessantes, mas está meio longe de trazer a revolução tão prometida nesta franquia querida. A verdade é que o jogo tem sim um aprimoramento aqui ou acolá, mas fica muito à margem de se tornar algo revolucionário. A sensação real que tive é a de que muita coisa continua igual, inclusive os menus totalmente travados das edições anteriores segue no mesmo padrão, sendo Madden NFL 24 um jogo com desempenho meio duvidoso nos menus. Contudo, em jogo, a experiência segue bem divertida e desafiadora, trazendo pontos já conhecidos por quem já jogou.
Agora, uma grande questão que deve ser considerada é a de que Madden NFL 24 é um jogo extremamente nichado, sobretudo no Brasil, onde existem sim fãs da franquia, mas que não chegam nem perto dos jogadores de FIFA. Ou melhor, do EA SPORTS FC. Assim, pagar o altíssimo valor de R$ 359,90 neste jogo pode parecer algo absurdo até para os fãs do esporte. O preço está alto para o padrão brasileiro, e merece ser levado em conta.
Se o jogo realmente apresentasse a “revolução” que tanto prometeu, aí talvez valeria o esforço. Mas com as questões problemáticas que se repetem dos anos anteriores, fica difícil defender. O ponto que considero é que, se você é fã do esporte, vale a pena esperar um tempo para pegar Madden NFL 24 em alguma promoção ou no EA Play. Afinal de contas, mesmo com algumas questões, é um jogo muito divertido, extremamente imersivo e que nos proporciona longas horas de diversão, com muitos modos e possibilidades de se jogar.
*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela Electronic Arts.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Álvaro Saluan, Pizza Fria
Atualizado em 1 Set 2023.