Guia da Semana

KONAMI revelou nesta quinta-feira, 2, que o jogo de futebol free-to-play eFootball será lançado no dia 30 de setembro para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC, via Steam e Windows 10. Assim como já havia sido revelado no anúncio do jogo, apenas nove equipes estarão disponíveis neste primeiro momento: Barcelona, Bayern, Juventus, Manchester United, Arsenal, Corinthians, Flamengo, São Paulo e River Plate.

eFootball
Imagem: Divulgação

Além disso, o game recebeu novos detalhes sobre como será o lançamento. No formato de jogo de “serviço”, eFootball será gratuito para jogar, oferecendo atualizações de conteúdo constantes, ajustes e melhoras para ajustar o gameplay. Assim, a partir de 30 de setembro, os jogadores poderão conferir os primeiros dois modos de jogo: uma partida offline, contra a IA ou um amigo, ou modo online, com crossplay dentro da mesma família de consoles. Há promessas de eventos semanas utilizando equipes pré-definidas.

A primeira grande atualização chegará no fim do outono e trará o modo Creative Teams, assim como a Creative League. Ambos os modos funcionam como um torneio online com um sistema de divisões. O jogador poderá subir de acordo com o desempenho nas 10 partidas em questão, similar ao myClub, que fazia parte da franquia até a última edição. O update ainda trará outros dois modos de jogo, como forma de evento: um enfrentando a IA por pontos (Tour Event) e outra competição online que terá objetivos e recompensas. Na mesma data, o game receberá a opção de jogar um amistoso online com um amigo ou com adversário aleatório.

Por fim, ainda sem uma data definida, eFootball receberá mais atualizações, que vão oferecer um modo editor para personalizar times, escudos, uniformes, feedback háptico e suporte aos gatilhos adaptativos do PS5, captura de bola avançada, novos tipos de chutes e crossplay total entre todas as plataformas, incluindo dispositivos móveis, conforme anunciado no lançamento. Já a versão mobile do jogo chegará como uma atualização gratuita para os atuais jogadores de PES 2021, oferecendo as mecânicas e recursos.

A monetização de eFootball

Até o momento, a KONAMI confirmou apenas uma forma de monetizar eFootball: através das eFootball Coins, uma moeda premium que deve ser comprada com dinheiro real. Além disso, ao jogar, os jogadores receberão GP e eFootball Points, que podem comprar jogadores para suas equipes no Creative Teams, como:

  • Standard: jogadores com geral normal baseado na temporada atual. Só poderão ser comprados com eFootball Coins ou GP.
  • Trending: jogadores que se destacarem muito em uma partida ou semana específica. Só poderão ser comprados com um tipo de contrato específico chamado Nominating Contracts (contrato de nomeação).
  • Featured: jogadores escolhidos a dedo que podem ser adquiridos com eFootball Coins ou eFootball Points.
  • Legendary: jogadores baseados em temporadas inesquecíveis. Estes só poderão ser comprados com eFootball Coins ou eFootball Points.

Ainda de acordo com a empresa, conforme forem jogando, os jogadores receberão itens como o Nominating Contracts, que permitirá aos usuários contratarem jogadores específicos de sua escolha, além de eFootball Coins e mais. Para mais informações acesse o site oficial.

Feito para consoles e PCs de última geração

O mecanismo principal e a experiência de jogo são as mesmas em todos os dispositivos. No entanto, o eFootball foi criado para maximizar o desempenho potencial de cada um. Com recursos muito maiores disponíveis no PlayStation 5, Xbox Series X e PC mais robustos, essas plataformas suportarão nativamente a resolução 4K a 60 FPS.

Além disso, a equipe de desenvolvimento também está trabalhando em elementos exclusivos de próxima geração (console e PC), como gramados 3D, movimento realistas da torcida, processamento cruzado de kits em movimento, efeitos de iluminação e desfoque do movimento. O som, além disso, foi completamente reconstruído – com torcidas e suspiros mais realistas da torcida, proporcionando maior profundidade à atmosfera do estádio. Nem todos os recursos de próxima geração estarão disponíveis no lançamento, mas serão adicionados como atualizações gratuitas.

As novidades de gameplay anunciadas para o eFootball

  • Controle do toque da bola: Os jogadores poderão controlar a força ao chutar a bola, bem como determinar a velocidade de drible; de um golpe até a corrida completa, assim como no futebol de verdade. No PlayStation 5 por atualização futura, o eFootball usará o feedback tátil do controlador e gatilhos adaptativos para sentir a diferença dos movimentos do jogador.
  • Melhorias gerais: O novo sistema de animação Motion Matching cria movimentos muito mais naturais e fluidos para os jogadores. Além disso, o movimento da bola teve melhorias adicionais, devido a uma parceria com um instituto de pesquisa. Por fim, a ação nunca para durante uma partida, devido ao sistema Seamless Restart.
  • Roubar a bola e criar chances: Os jogadores podem bloquear o chute de seus adversários jogando o corpo ou lendo o chute e cortando o passe. Naturalmente, roubar a bola perto do gol do adversário cria uma excelente oportunidade de marcar.
  • Batalhas físicas: O eFootball recria a “defesa física”, que é tão importante no futebol real, com um comando de jogar o corpo para se defender. Além disso, a equipe atacante também pode usar o corpo para manter a bola, tornando o jogo ofensivo e defensivo mais dinâmico.
  • Faça um Sharp Kick: Uma opção para aplicar um “sharp kick”, completa com novas animações, tornará o jogo ainda mais técnico e empolgante. Os jogadores poderão realizar chutes especiais, como cruzamentos perfeitos, passes aéreos rápidos e chutes por elevação. Essas novas ações levam mais tempo para serem executadas, portanto os jogadores precisarão escolher as oportunidades certas durante a partida. No entanto, vale ressaltar que este recurso só será adicionado após o lançamento.
  • Driblar o zagueiro: Com maior liberdade para controlar como o jogador vai prender a bola, cada partida se torna um jogo mental. Está disponível, também, uma ampla gama de dribles e movimentos de corpo com comandos intuitivos. Juntos, eles garantem que cada duelo ofereça um momento emocionante para o atacante e o defensor.
  • Concentre-se em duelos individuais: A equipe de desenvolvimento do eFootball analisou táticas de futebol da vida real para criar um conjunto de regras de ganho/perda “individuais”. Com a tecnologia Motion Matching, o jogo avalia a bola, velocidade de movimento, direção do corpo, capacidade física e muito mais em tempo real, para afetar o movimento de cada jogador. Essas regras de ganho/perda funcionam juntamente com o movimento do jogador para tornar o jogo mais convincente, incluindo decisões ruins, que foram retrabalhadas.
  • Estilos de jogo da equipe aprimorados e novos controles: Os estilos de jogo da equipe são parte vital do futebol, por isso a IA que controla os jogadores sem bola foi renovada. Essa combinação com os novos controles de ataque e defesa proporciona aos jogadores muito mais liberdade para jogar do jeito que quiserem.
  • Nova câmera – Duel: A nova câmera “Duel” aumenta o zoom quando o jogador está em situação individual, permitindo que ele aprecie a cena individual mais de perto. Quando o jogador estiver livre, o campo de visão se expande, permitindo que o ele dê um passe longo no momento certo.

Sobre eFootball

De acordo com a KONAMI, o novo jogo de futebol oferece um sistema melhorado de animações e de controle de jogo. A ideia é criar uma experiência futebolística revolucionária, recriando “o ambiente perfeito do futebol, desde o gramado do campo e da movimentação dos jogadores até a torcida presente no estádio.” eFootball será focado em esports e oferecerá cross-play entre todas as plataformas. Nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X|S, o título promete gráficos de ponta e “imersão incomparável”.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Lucas Soares, Pizza Fria

Atualizado em 2 Set 2021.