Guia da Semana
Jogos
Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

EXP Parasite | Review

Exp Parasite é o mais novo jogo da Zimogor Studio, empresa responsável por títulos como BORIS the Mutant Bear with.

Exp Parasite é o mais novo jogo da Zimogor Studio, empresa responsável por títulos como BORIS the Mutant Bear with a Gun e ARMORED KITTEN. O game, distribuído pela Greyhead Studio, oferece uma proposta arcade em 2D, hardcore e retro, onde cada minuto de jogo é único e pode ser decisivo.

Disponibilizado em março deste ano como um download gratuito para Android (mas fora da store no momento da publicação desta review), o título ganha versões para PlayStation 4, Xbox One e PC, via Steam ainda hoje. Nós jogamos o game antecipadamente e te contamos tudo se vale a pena investir em Exp Parasite. Pegue uma pizza na geladeira e sente comigo para saber a resposta para essa pergunta!

Testando seus limites!

Exp Parasite é um jogo difícil. O jogador controla um parasita, que além de poder se mover para esquerda ou direita, possui a capacidade de desafiar a gravidade. Nosso personagem não pula e ao invés disso, ele pode se pendurar andar pelos tetos.

No entanto, Exp Parasite, nem todas as coisas que se movem são inimigos. O personagem pode assumir o controle objetos mecânicos ao saltar sobre eles, e assim, adquirir habilidades adicionais, como por exemplo um tanque que pode ser usado para quebrar paredes antes intransponíveis ou um tipo de nave, que torna a jogabilidade bem ao estilo Flappy Bird.

EXP Parasite
Jogar com a nave pode ser um desafio e tanto e lembra a jogabilidade de Flappy Bird (Imagem: Reprodução)

Cada objeto controlado oferece uma experiência única ao jogador, trazendo mudanças dinâmicas na jogabilidade e deixando o jogo menos repetitivo. O game conta com um total de dez fases, que podem ser jogadas no fácil, médio e difícil. Cada uma delas possui um chefe, que possui suas habilidades, ataques e padrões específicos e devem ser derrotados para que se possamos avançar até o próximo cenário.

Um ponto importante de se observar em Exp Parasite são os aprimoramentos de nosso Parasita. Ao final de cada fase, o jogador pode receber de um a quatro Hyper Cores, a depender da dificuldade, tempo, número de mortes e se completou totalmente a fase, que podem ser utilizados nas lojas para comprar vidas adicionais e novas habilidades.

Exp Parasite
Na loja você pode adquirir e melhorar as habilidades do parasita. (Imagem: Reprodução)

Começamos cada fase com dez vidas, que podem aumentar quando utilizamos os Hyper Cores nas lojas e compramos mais vidas. As habilidades a serem desbloqueadas são, desacelerar o tempo, que deixa o jogo mais lento por um curto período e invulnerabilidade, que deixa nosso parasita invencível, também por um curto período de tempo. Esse tempo vai aumentando à medida em que melhoramos as habilidades.

Um game ao estilo arcade

Se o gameplay consegue trazer novidades, sem dúvidas, a história de Exp Parasite é o ponto fraco do jogo. Ela é clichê. Porém, por se tratar de um jogo ao estilo arcade, cujo foco é na gameplay, ele cumpre o papel que veio a desempenhar.

Em resumo, você é um parasita alienígena não identificado, que foi capturado por cientistas. E assim, essa estranha criatura foi colocada em um simulador, criado especialmente para estudar seus limites e suas capacidades.

Exp Parasite
Essa bolinha rosa na tela é nosso protagonista. (Imagem: Reprodução)

As músicas em chiptune vestem muito bem o estilo pixel art do game.

Com gráficos em pixel art, Exp Parasite é um presente para os jogadores veteranos, trazendo a nostalgia em cada fase. Os gráficos simples ajudam no tempo de carregamento quando nosso protagonista é esmagado por um inimigo, assim tornando a gameplay mais fluida.

A trilha sonora é ótima e as músicas em chiptune combinam bastante com o estilo de arte do game. Um ponto negativo a destacar em Exp Parasite é que o jogo possui suporte a apenas dois idiomas, o inglês e russo. Apesar de basicamente ter apenas menus e alguns textos nas paredes, a produtora poderia ter demonstrado mais carinho para com os jogadores e localizado o game para outros idiomas, incluindo o português.

Exp Parasite
Um dos chefões que encontramos no jogo. (Imagem: Reprodução)

Vale a pena comprar Exp Parasite?

Mesmo trazendo alguns conceitos como habilidades de controlar o tempo ou invencibilidade, Exp Parasite é um jogo difícil e desafiador, voltado aos jogadores hardcores. Ele está disponível por R$ 29,95 na Xbox Live, é gratuito para Android, e por se tratar de um valor tão abaixo do que vemos no mercado atual, arrisco a dizer que vale a pena sim ser jogado, principalmente se você joga videogames desde a era 8 bits.

*Review elaborada no Xbox One S, com código fornecido pela Greyhead Studio.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Atualizado em 16 Set 2020.

Mais notícias

Days Gone será lançado para PCs em 18 de maio

Jogos

Indie World mostra 21 jogos indies para Nintendo Switch

Jogos

Mass Effect Legendary Edition ganha trailer com foco nas melhorias visuais

Jogos

Lords Mobile: 6 dicas importantes para “elevar o cosmo” no novo evento

Jogos

Rain on Your Parade | Review

Jogos

Final Fantasy VII Remake Intergrade revela detalhes do gameplay

Jogos