Guia da Semana
Jogos
Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

EXP Parasite | Review

Exp Parasite é o mais novo jogo da Zimogor Studio, empresa responsável por títulos como BORIS the Mutant Bear with.

Exp Parasite é o mais novo jogo da Zimogor Studio, empresa responsável por títulos como BORIS the Mutant Bear with a Gun e ARMORED KITTEN. O game, distribuído pela Greyhead Studio, oferece uma proposta arcade em 2D, hardcore e retro, onde cada minuto de jogo é único e pode ser decisivo.

Disponibilizado em março deste ano como um download gratuito para Android (mas fora da store no momento da publicação desta review), o título ganha versões para PlayStation 4, Xbox One e PC, via Steam ainda hoje. Nós jogamos o game antecipadamente e te contamos tudo se vale a pena investir em Exp Parasite. Pegue uma pizza na geladeira e sente comigo para saber a resposta para essa pergunta!

Testando seus limites!

Exp Parasite é um jogo difícil. O jogador controla um parasita, que além de poder se mover para esquerda ou direita, possui a capacidade de desafiar a gravidade. Nosso personagem não pula e ao invés disso, ele pode se pendurar andar pelos tetos.

No entanto, Exp Parasite, nem todas as coisas que se movem são inimigos. O personagem pode assumir o controle objetos mecânicos ao saltar sobre eles, e assim, adquirir habilidades adicionais, como por exemplo um tanque que pode ser usado para quebrar paredes antes intransponíveis ou um tipo de nave, que torna a jogabilidade bem ao estilo Flappy Bird.

EXP Parasite
Jogar com a nave pode ser um desafio e tanto e lembra a jogabilidade de Flappy Bird (Imagem: Reprodução)

Cada objeto controlado oferece uma experiência única ao jogador, trazendo mudanças dinâmicas na jogabilidade e deixando o jogo menos repetitivo. O game conta com um total de dez fases, que podem ser jogadas no fácil, médio e difícil. Cada uma delas possui um chefe, que possui suas habilidades, ataques e padrões específicos e devem ser derrotados para que se possamos avançar até o próximo cenário.

Um ponto importante de se observar em Exp Parasite são os aprimoramentos de nosso Parasita. Ao final de cada fase, o jogador pode receber de um a quatro Hyper Cores, a depender da dificuldade, tempo, número de mortes e se completou totalmente a fase, que podem ser utilizados nas lojas para comprar vidas adicionais e novas habilidades.

Exp Parasite
Na loja você pode adquirir e melhorar as habilidades do parasita. (Imagem: Reprodução)

Começamos cada fase com dez vidas, que podem aumentar quando utilizamos os Hyper Cores nas lojas e compramos mais vidas. As habilidades a serem desbloqueadas são, desacelerar o tempo, que deixa o jogo mais lento por um curto período e invulnerabilidade, que deixa nosso parasita invencível, também por um curto período de tempo. Esse tempo vai aumentando à medida em que melhoramos as habilidades.

Um game ao estilo arcade

Se o gameplay consegue trazer novidades, sem dúvidas, a história de Exp Parasite é o ponto fraco do jogo. Ela é clichê. Porém, por se tratar de um jogo ao estilo arcade, cujo foco é na gameplay, ele cumpre o papel que veio a desempenhar.

Em resumo, você é um parasita alienígena não identificado, que foi capturado por cientistas. E assim, essa estranha criatura foi colocada em um simulador, criado especialmente para estudar seus limites e suas capacidades.

Exp Parasite
Essa bolinha rosa na tela é nosso protagonista. (Imagem: Reprodução)

As músicas em chiptune vestem muito bem o estilo pixel art do game.

Com gráficos em pixel art, Exp Parasite é um presente para os jogadores veteranos, trazendo a nostalgia em cada fase. Os gráficos simples ajudam no tempo de carregamento quando nosso protagonista é esmagado por um inimigo, assim tornando a gameplay mais fluida.

A trilha sonora é ótima e as músicas em chiptune combinam bastante com o estilo de arte do game. Um ponto negativo a destacar em Exp Parasite é que o jogo possui suporte a apenas dois idiomas, o inglês e russo. Apesar de basicamente ter apenas menus e alguns textos nas paredes, a produtora poderia ter demonstrado mais carinho para com os jogadores e localizado o game para outros idiomas, incluindo o português.

Exp Parasite
Um dos chefões que encontramos no jogo. (Imagem: Reprodução)

Vale a pena comprar Exp Parasite?

Mesmo trazendo alguns conceitos como habilidades de controlar o tempo ou invencibilidade, Exp Parasite é um jogo difícil e desafiador, voltado aos jogadores hardcores. Ele está disponível por R$ 29,95 na Xbox Live, é gratuito para Android, e por se tratar de um valor tão abaixo do que vemos no mercado atual, arrisco a dizer que vale a pena sim ser jogado, principalmente se você joga videogames desde a era 8 bits.

*Review elaborada no Xbox One S, com código fornecido pela Greyhead Studio.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Atualizado em 16 Set 2020.

Mais notícias

Marvel’s Iron Man VR | Review

Jogos

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV | Review

Jogos

Xbox Series X|S serão lançados no Brasil no dia 10 de novembro

Jogos

Mortal Kombat 11 ganha trailer focado em Rambo

Jogos

Spiritfarer | Review

Jogos

World of Warcraft abaixa seus preços no Brasil

Jogos
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!