Guia da Semana

A Electronic Arts anunciou recentemente mais detalhes sobre o Modo Carreira de FIFA 23. Alex, Andrei e Tomasz, membros da equipe deste modo compartilharam todas as informações sobre os novos recursos e atualizações deste modo que, segundo os desenvolvedores, foi impulsionado pelo objetivo de dar mais liberdade à maneira como os jogadores abordam o Modo Carreira em termos de jogabilidade e personalização. Confira todos os detalhes abaixo!

Novidades: carreira de treinador e jogador

Melhores Momentos Jogáveis (Playable Highlights)

As jogadas do Modo Carreira sempre foram uma parte única de FIFA, especificamente porque exigem a combinação certa de conseguir os melhores resultados e o desejo de progredir o mais rápido possível para as grandes partidas, como finais, seis pontos ou promoções. Por isso, foi introduzida a Simulação Interativa na carreira de manager há dois anos, mas mesmo com essa adição, a equipe de FIFA 23 desejou adicionar ainda mais ao kit de ferramentas de progressão do Modo Carreira, dando ao jogador mais controle sobre quanta atenção, tempo e foco são investidos em diferentes partes da temporada, uma partida de cada vez.

Desta forma, está sendo introduzido um novo formato de jogo específico para o Modo Carreira, os Melhores Momentos Jogáveis. Nele, o jogador assume o controle de momentos-chave nas partidas na tentativa de definir seus resultados, lidando especificamente com momentos que afetam a súmula, deixando o resto da partida para ser simulado. Confira o vídeo abaixo, que explica mais detalhes (em inglês).

Como funcionam os Melhores Momentos Jogáveis:

Através de um sistema aprofundado que avalia os dois lados opostos para cada partida, levando em consideração suas forças e fraquezas ofensivas e defensivas com base nos jogadores da escalação e suas estatísticas naquele exato momento da temporada. Pontos gerais de cada equipe, condicionamento físico e moral são parte essencial parte deste sistema.

Usando todos esses dados, FIFA 23 gera o número de chances de gol que cada equipe terá e as distribui ao longo da partida. Cada chance de gol aciona um destaque da partida, levando o jogador a agir no jogo para converter uma potencial oportunidade de gol ou para impedir que a IA da CPU faça o mesmo.

Os melhores momentos em si são diversos tanto em termos de tipos quanto de posição em campo, replicando a variedade de situações que podem ser encontradas em partidas regulares. Eles variam de ataques posicionais típicos a contra-ataques de superioridade numérica, corridas solo e todo o caminho para bolas paradas, incluindo cobranças de falta, escanteios, pênaltis e até arremessos laterais. Nos Melhores Momentos Jogáveis, o jogador verá tudo o que normalmente esperaria em uma partida, mas com menos tempo para causar impacto no resultado, tendo que fazer valer suas chances para ter sucesso.

Com os destaques jogáveis, as partidas são comprimidas em uma experiência intensa e curta que permitirá que ao jogador cruzar as temporadas enquanto conserva seu foco para os encontros que considera mais importantes, tudo sem abrir mão do controle sobre os resultados que você gera ao longo do jogo. A nova experiência está disponível juntamente com todas as opções de progressão de partida anteriores, então será possível ainda optar por jogar a partida completa, Simulação Total ou Simulação Interativa.

  • Melhores Momentos Jogáveis ​​na carreira de manager: Como treinador, você pode optar por jogar todos os destaques de uma partida ou jogar apenas os atacantes, permitindo que a simulação decida os resultados defensivos. Dessa forma, todo o seu foco de jogabilidade pode ir para o aspecto ofensivo do esporte, se for o que você preferir.
  • Melhores Momentos Jogáveis ​​na carreira do jogador: Semelhante a jogar uma partida completa, os Melhores Momentos Jogáveis oferecem duas opções, controlando todo o time ou apenas o jogador com quem você começou sua carreira. Se você optar por jogar controlando apenas seu jogador, o sistema mostrará apenas os destaques nos quais seu jogador está ativamente envolvido, enquanto resolve outros destaques em segundo plano.

Além disso, os Melhores Momentos Jogáveis ​​se adaptam aos jogadores titulares e reservas.

Experiência no menu principal do Modo Carreira

Um ponto que a equipe de FIFA 23 desejou nesta parte foi criar um design de menu mais unificado em todo o jogo. Desta forma, os menus foram redesenhados para que o jogador tenha acesso mais rápido às suas áreas de interesse. Também foram acrescentadas mais informações contextuais, como a profundidade do elenco, finais de contratos ou os jogadores mais promissores da Academia de Jovens. Essas informações aparecem de forma mais destacada em FIFA 23, facilitando a vida do jogador.

Momentos Dinâmicos

Os Momentos Dinâmicos são cenas que acompanharão a progressão dos jogadores ao longo da experiência do Modo Carreira tanto na perspectiva de manager, quanto na de jogador, com o objetivo de tornar sua jornada mais imersiva e memorável. Existem sete momentos personalizados ao longo da carreira, cada um deles vinculado a várias conquistas ou eventos que você pode encontrar em seu caminho para o estrelato, desde o primeiro momento em que entrar no clube. Chegar ao time titular ou negociar no mercado de transferências pode desencadear uma maior variedade de cenas para os jogadores, dando uma maior profundidade ao modo.

Torneios de pré-temporada

Toda a estrutura das competições de pré-temporada foram reformuladas para um formato mais autêntico. Oito equipes disputarão três partidas cada para começar bem a jornada. Somente o vencedor do torneio receberá o prêmio em dinheiro que ajudará a aumentar seu orçamento de transferência.

Além disso, foram alterados os calendários desses torneios, com partidas mais próximas dos primeiros jogos da temporada. Desta forma, o jogador pode usar melhor a nitidez de seus jogadores desde a abertura da temporada

Arquivos de salvamento no Modo Carreira

A sensação de experimentar vários clubes em diferentes ligas na carreira de treinador e jogador é realmente divertida para os fãs de FIFA 23. Desta forma, agora será possível usar um pool comum do espaço de arquivos salvos, permitindo a mistura e combinação entre o Modo Carreira e os salvamentos de outros torneios. Isso permite que sejam criados até 17 arquivos de salvamento no Modo Carreira.

Além disso, FIFA 23 apresenta mais informações sobre um arquivo salvo, portanto, antes de carregar um arquivo salvo, você poderá identificar o time com o qual estava jogando e o próximo oponente, para diferenciar melhor os salvamentos.

Carreira de manager

Controle como um manager de verdade

Segundo os desenvolvedores do Modo Carreira, a comunidade constantemente comentava sobre a possibilidade de se jogar com alguns de seus treinadores favoritos, e isto será possível em FIFA 23, que permitirá que os jogadores controlem mais de 350 treinadores autênticos.

Ao selecionar o treinador, será possível personalizar sua roupa e decidir qual clube ele comandará. Além disso, o jogador terá diversas opções, podendo construir um legado no clube atual, em um clube diferente ou até mesmo criar um novo clube para o treinador levar à glória.

Analista de Transferência

O Analista de Transferência é mais uma novidade do Modo Carreira de Treinador do FIFA 23. Ele irá ajudar a aprimorar as habilidades de negociação e instintos gerenciais do jogador. Além disso, ele avaliará o impacto financeiro e de esquadrão do seu negócio de transferências.

Existem cinco classificações diferentes que o Analista de Transferências pode fornecer para o aspecto financeiro de suas transferências, variando de A (para negócios de alta qualidade) a F (para negócios que financeiramente não fazem muito sentido). Assim, os treinadores virtuais poderão encontrar a classificação financeira de uma transação de transferência no lado esquerdo da tela, logo após concluir uma transação de entrada ou saída.

Para transferências, essas classificações são fornecidas com base na relação entre a soma da transferência e o preço pedido do clube vendedor. Já para empréstimos, a classificação financeira será determinada pela estrutura de divisão salarial acordada com o clube emprestador.

O Analista de Transferências auxiliará aos jogadores a melhorarem suas habilidades de negociação, mostrando o quão perto estavam da taxa mínima aceitável do clube vendedor. Quanto mais próximo estiver, maior será a classificação e saberá imediatamente se foi tão bem quanto poderia quando o jogador se juntar ao clube.

Outro detalhe em FIFA 23 é que, quando um jogador é totalmente observado, o treinador receberá informações precisas sobre o preço pedido, o preparando melhor para negociações futuras.

Além do aspecto financeiro, o Analista de Transferências avaliará o impacto do novo jogador no elenco comparando sua classificação geral com suas opções mais relevantes na mesma posição. Comprar um jogador cujo as estatísticas gerais (ou overall) seja superior à média da equipe resultará em uma boa classificação de impacto do esquadrão. Embora priorizar a compra daqueles jogadores que imediatamente tornarão seu time melhor seja sempre importante, isso não quer dizer que o treinador não deva olhar para um jogador que pode se desenvolver com o tempo e se tornar uma opção ainda melhor para seu time.

Cada vez que um jogador for vendido, o Analista de Transferências analisará atletas da posição para determinar se a equipe conta com um substituto sólido, se ainda pode usar uma opção de backup ou se tem um talento altamente promissor no elenco atual que pode se tornar uma futura estrela.

Tensão de Negociação de Transferência

Para ajudar os treinadores no alívio da pressão de negociar um acordo, foi adicionado ao Modo Carreira de FIFA 23 um medidor de tensão durante as negociações. Sempre que for enviada uma contraoferta, a tensão da outra parte aumentará, pois você a está empurrando para um ponto de inflexão em termos de recusa total das negociações. Quanto mais distante a contraproposta estiver do que a outra parte consideraria aceitável, mais tensão ela acumulará. Isso atualiza a dinâmica das negociações, pois você precisará prestar mais atenção à oferta que colocou na mesa para evitar uma saída prematura das negociações.

Crie melhorias para a equipe

Para permitir que você se expresse ainda mais, expandimos as opções de personalização disponíveis no Crie seu clube no modo Carreira do FIFA 23 Manager.

Terceiro uniforme e personalização do uniforme do goleiro

Em FIFA 23, será possível personalizar o terceiro uniforme do seu clube, bem como o uniforme do goleiro. Foi adicionado um nível de personalização ao Construtor de Elenco do Crie Seu Clube, adicionando a opção de editar detalhes dos jogadores antes de iniciar a Carreira. Isso dará aos jogadores mais controle sobre as características de todo o esquadrão à medida em que embarcam em sua jornada. Será possível editar aspectos como os nomes dos jogadores, altura e peso, aparência do corpo, posições preferidas, atributos de jogo e até algumas de suas animações.

Detalhes orçamentários

A gestão financeira é um grande aspecto de um clube. Desta forma, agora será possível observar essas informações divididas, algo que ajudará os treinadores virtuais no planejamento das finanças, garantindo renda suficiente no banco para perseguir metas. Outra novidade em FIFA 23, é a remoção da a alternância entre os valores disponíveis para transferência e orçamento salarial.

fifa 23
Imagem: Divulgação

Carreira de jogador

Personalidade do Jogador

Cada jogador, tanto no campo real quanto no sofá, tem sua própria maneira de jogo, um estilo único que os distingue dos demais. Este ano, FIFA 23 apresenta o recurso Personalidade do Jogador, que permite moldar a personalidade virtual dos jogadores e obter benefícios de Atributo ao fazê-lo. O objetivo desta novidade é fornecer um sistema de personalidade fluido que conduza uma conexão pessoal mais profunda com o jogador virtual, permitindo que o jogador real defina o caráter de seu avatar dentro e fora do campo.

Ao realizar certas ações dentro e fora do campo, o jogador ganhará Pontos de Personalidade que acumularão e expandirão sua personalidade, dando acesso a benefícios detalhados abaixo. O comportamento e as decisões em campo serão monitorados de perto pelo sistema de Personalidade do Jogador em FIFA 23. Por exemplo, toda vez que você decidir entre se conectar com um companheiro de equipe ou manter mais a posse de bola, moldará o seu tipo de jogador. Esses tipos de decisões contribuem para três tipos distintos de personalidade que afetam seus Atributos.

  • Maverick: Buscam gols de forma agressiva, agindo por intuição, desejando o estrelato dentro e fora do campo. São mais individualistas em geral, focando em suas próprias conquistas. Além disso, são ambiciosos e perseguirão seus objetivos sem hesitação. Além de sua busca por conquistas, um estilo de vida mais luxuoso pode ser gerado pela aura de um Maverick, mas é claro que isso não tira nada de seu estilo de vida de atleta profissional impecável.
  • Virtuoso: Os virtuosos são habilidosos e inteligentes, confiando em sua capacidade de mudar o curso das partidas em um piscar de olhos. Totalmente focados em seu desempenho, eles também são ambiciosos, mas a maioria de suas batalhas são internas. Eles pretendem demonstrar que são capazes de colocar sua marca no jogo enquanto alcançam seus objetivos. Eles são bastante humildes, concentrando suas finanças e influência para atingir seus objetivos atléticos com mais eficiência.
  • Heartbeat: Um jogador desses é como o pulso de uma equipe, lendo o jogo à frente de seu oponente e dominando através de força de vontade, determinação e resiliência. Sua principal prioridade é garantir que toda a equipe se beneficie de sua presença, eles não se importam tanto com prêmios pessoais na prateleira, mas mais em tentar o seu melhor para preencher o armário de troféus da equipe. Eles estão sempre prontos para ajudar, dar conselhos e não deixar ninguém para trás. As finanças e a influência são frequentemente usadas para fins de caridade.

Evolução e Benefícios

À medida em que mais partidas são jogadas, o jogador ganha mais Pontos de Personalidade. O número total de Pontos de Personalidade pode conceder novos níveis de Personalidade e, quanto maior o nível, maiores serão os bônus de Atributo.

Cada Ponto de Personalidade recebido está conectado a uma Personalidade diferente. Por exemplo, passar para um companheiro de equipe para ganhar uma assistência enquanto estiver em uma posição de ataque pode gerar pontos Heartbeat, enquanto arremessar e marcar pontos, rende pontos Maverick e Virtuoso. Por exemplo, é possível ganhar um total de 25 Pontos de Personalidade em uma partida se fizer um passe bem-sucedido (+5 Pontos Heartbeat) e marcar um gol (+20 Pontos Maverick/Virtuoso combinados).

Cada posição de jogo em campo terá um conjunto diferente de Atributos aumentados através da Personalidade, um zagueiro, por exemplo, terá um espectro diferente de Atributos afetados por sua Personalidade em comparação com um atacante.

Personalidade Absoluta

Quando o nível final de Personalidade de Jogador e alcançado, chega-se a um nível Absoluto, o último estágio de evolução que dará ao jogador ainda mais benefícios que o ajudarão para deixar sua marca como jogador de futebol.

fifa 23
Imagem: Divulgação

Atividades Fora de Campo

As Atividades Fora de Campo permitem moldar ainda mais a personalidade do jogador para além das partidas e treinos. Cada atividade tem certos requisitos a serem atendidos antes que você possa se envolver com elas, e elas podem apresentar diferentes tipos de recompensas, além de contribuir para sua Personalidade de Jogador. Às vezes, você terá que decidir como se comporta em situações específicas, e cada escolha pode levar a resultados diferentes.

As decisões aparecem contextualmente e como consequência das coisas que você faz em campo ou fora dele. Por exemplo, se você ganhou um prêmio de Melhor em Campo, as Atividades podem fazer com que você comente sobre seu desempenho excepcional, dando a oportunidade de reagir e ganhar uma certa recompensa, Pontos de Personalidade, por exemplo, dependendo da escolha selecionada.

fifa 23
Imagem: Divulgação

As decisões também podem incluir responder a coisas que estão além do seu controle, como a situação com o clube, gerente ou transferências. Exemplo de Decisão: o time venceu a semifinal de um torneio e você é solicitado a responder a essa conquista. Você tem três opções:

  • Pegar todo o crédito e deixar que os holofotes se concentrem em você – ganhe Pontos Maverick.
  • Elogiar o espírito de equipe e parabenizar seus colegas – ganhe Heartbeat Points.
  • Manter-se humilde e dedicar-se a um trabalho mais duro – ganhe Pontos Virtuosos.

Às vezes, você pode escolher se deseja participar de uma atividade ou não. Por exemplo, você pode ser encorajado por um editor a escrever sua própria autobiografia que contará a história de seus altos e baixos.

Investimentos

Uma parte importante da vida de todo atleta moderno é gerenciar seus fundos suados. Os investimentos permitem que os jogadores multipliquem potencialmente os lucros da carreira. Alguns Investimentos são mais arriscados que outros, e tudo tem um preço, então escolha com cuidado o que fazer com seu dinheiro, pois alguns Investimentos podem acabar sendo menos afortunados que outros. À medida que você progride em uma carreira e reúne mais fundos, mais oportunidades de investimento ficarão disponíveis para você.

Exemplos de atividade de investimentos:

  • Aplicativo de telefone – baixo risco;
  • Marca de roupas – Risco médio;
  • Mercado de ações – alto risco.

Quanto ao que fazer com seus fundos, é aí que entra a Atividade de Compras.

Compras

Ganhar dinheiro é uma coisa, gastar é outra. Os jogadores podem escolher se desejam comprar coisas que os ajudarão a crescer como atletas, como equipamentos esportivos, ou adicionar um pouco de glamour comprando algo chamativo e grandioso. Assim, eles não precisarão se concentrar apenas em si mesmos ao gastar dinheiro, pois uma ampla variedade de atividades de caridade também se tornará parte da trajetória fora do campo.

Você poderá contratar funcionários, participar de eventos beneficentes e muito mais. À medida que você cresce financeiramente, terá acesso a mais itens, serviços e eventos que permitirão melhorar sua Personalidade, aprimorar Atributos e expandir sua coleção. Cada item do Shopping concede a você certos benefícios, mas lembre-se de que você só pode pagar tanto, então faça suas escolhas com cuidado ou deixe sua imaginação correr solta.

Exemplos de atividades de compras: Contrate um Personal Trainer – +1 de Força, +25% de Aumento de Treinamento de XP, ganhe Pontos Virtuosos.

  • Doe para Escolas – ganhe pontos Heartbeat;
  • Compre um relógio de luxo – ganhe pontos Maverick;
  • Compre um carro elétrico – ganhe pontos Virtuoso e pontos Maverick.

Sobre FIFA 23

No início de julho, a Electronic Arts divulgou detalhes sobre FIFA 23, que ficará disponível mundialmente em 30 de setembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam, Epic Games Store e Origin, com crossplay entre consoles next-gen e PC, apresentando atualizações para sua inovadora tecnologia de jogabilidade de última geração HyperMotion2, que eleva cada momento em campo e muito mais.

Com 300 parceiros licenciados individuais, dando aos jogadores e jogadoras acesso a mais de 19.000 atletas de 700 times, 100 estádios e mais de 30 ligas ao redor do mundo, o FIFA 23 é o lugar onde você pode jogar em competições icônicas como a UEFA Champions League, a UEFA Europa League, a novíssima UEFA Europa Conference League, a Premier League, a Bundesliga, a LaLiga Santander, a CONMEBOL Libertadores, a CONMEBOL Sudamericana e, agora, como a Juventus na Série A.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 2 Ago 2022.