Guia da Semana

Forza Horizon 5, desenvolvido pela Playground Games, é o mais novo jogo da franquia Forza, e foi lançado oficialmente no dia 9 de novembro, chegando como um título Day One no Xbox Game Pass, tanto para console, quanto para PC. Prometendo uma melhoria gráfica e um mapa com a temática mexicana, onde os corredores estariam envolvidos em uma das culturas mais icônicas, o título ganhou versões para Xbox One, Xbox Series X|S e PC, tanto na Steam, quanto na Microsoft Store. O jogo promete implementar o tão badalado Ray Tracing e tornar tudo ainda mais imersivo.

Com as já conhecidas coleções enormes de carros, pistas e saltos de tirar o folego, convidamos a todos a apertar os cintos e curtir mais um review aqui no Pizza Fria, pois já demos a largada nessa nova história!

Superando expectativas

Que os jogos da franquia Forza Horizon sempre são bem recebidos pela critica e também pelo jogadores, ninguém tem dúvida disso, mas é sempre um grande desafio conseguir superar as melhorias dos anteriores. Em Forza Horizon 5, foram anunciadas diversas melhorias, que não sabíamos se iriam se concretizar ou virariam apenas promessas, mas eis que chegou a hora de ver e falar sobre o que vimos.

Vamos separar bem os pontos e falar sobre cada um deles, já que o hype em cima do game foi grande e os fãs estavam esperando bastante as melhorias e as coisas que foram prometidas.

Gráficos cada vez mais realistas

Não teria uma forma diferente de começar a falar das melhorias gráficas, visto que a Playground Games soube explorar todos os recursos existentes na atual geração e também na versão de PC – com o Ray Tracing disponível. Com biomas bem caracterizados e ambientação atmosférica bem usados, tornam a experiência do jogador bem enriquecida, já que cada ponto do mapa se torna único.

Chuvas bem trabalhadas, fenômenos naturais – tempestade de areia, neve – e ainda dias ensolarados que mostram o emprego da boa iluminação. Ainda falando sobre a chuva, os raios e as gotas de água parecem dançar nas pistas e fazem com que os carros deslizam de forma bem natural, mostrando que a física do game acompanham com as coisa que estão acontecendo em tempo real.

O trabalho de Ray Tracing em Forza Horizon 5, como havia sido prometido, foi algo bem superior do que era esperado, já que a velocidade dos carros poderiam atrapalhar o desempenho dos hardwares. Ver as arvores ou outros carros através das poças de água ou ainda pelo brilho da pintura do carro, é de saltar os olhos.

Como de costume, a personalização dos carros é sempre bem trabalhada e ajudada com os efeitos de iluminação, ficam ainda mais bonitas. Cores bem vivas e decalques bem trabalhados, fazem com que cada carro seja único, independe do modelo escolhido. Vale lembrar que, assim como seus antecessores, é possível compartilhar um trabalho de personalização feito com a comunidade.

Dentre os recursos existentes, o modo fotografia se torna quase que obrigatório para registrar os momentos especiais e também marcar a beleza dos cenários.

Carros pra todo o gosto

O que os jogadores de Forza Horizon 5 não podem reclamar é de ter poucos carros, já que mais de 450 foram confirmados e sem uma lista fechada, já que podem surgir DLCs que aumente esses números e possam alcançar a marca de 500. De clássicos como Corvette Stingray 67 e F-100 56 até carros modernos como AMG ONE 2021 e Taycan Turbo S 2020. Assim como nos antecessores, ainda existem o modo de descoberta de carros, dos quais são encontrados clássicos que precisam de reforma e fazem parte da história do jogo.

Na primeira descoberta, é possível transportar o carro via caminhão, um trecho bem divertido e que faz uma boa quebra de sequencia, onde a velocidade não é o foco, mas sim a entrega do carro raro.

Forza Horizon 5
Imagem: Reprodução

As famosas tunagens continuam da mesma forma simples e funcional, onde um iniciante das corridas consegue fazer as melhorias que julgar necessário, mas também existem os ajustes finos para aqueles que gostam de extrair o máximo de cada peça do conjunto adquirido. Vale lembrar que alguns ajustes são liberados apenas a compra de peças especificas.

Nova temática – México

Um dos pontos mais certeiros que puderam fazer em Forza Horizon 5 foi a escolha de ambientar o jogo no México. Um pais com uma das mais icônicas culturas conhecidas. Repleta de cores vivas, histórias marcantes e vale lembrar também que a cultura mexicana é lembrada sempre por suas festas e Horizon é a celebração do encontro e festival dos carros.

Lembrando que a exploração do mapa é uma das premissas do jogo, encontrar os carros, as placas escondidas, as artes mexicanas espalhadas (pinturas únicas) e cada detalhe desses foi pensado pela desenvolvedora. Alguns marcos específicos foram abordados pela desenvolvedora, como Vulcões, praias magnificas, templos antigos que metem a cultura existente no pais, entre outros pontos.

As personagens e a história retratada pelos NPCs, remetem tudo à família, o que para nós do Brasil, é algo bem próximo. Isso acaba aproximando ainda mais o jogador ao game e também instiga o mesmo a entender o que é dito e pode acabar dando algum gatilho, já que as nossas famílias sempre tem histórias com carros.

Forza Horizon 5
Imagem: Reprodução

Como já era de se esperar de um jogo arcade como Forza Horizon 5, tanto a física quanto o sistema de danos é algo simples, mas que atende a todos os requisitos para um bom jogo de corrida. O que infelizmente é um ponto fora da curva é, mais uma vez, a Playground não ter investido no uso de acessórios de corrida, como volante com force feedback, por exemplo. A experiência de usar um volante para correr não é algo natural, parece que sempre que está faltando alguma coisa, como por exemplo o esterçamento do volante que não segue o giro completo e sim apenas 90º para cada lado.

As corridas e os eventos existentes continuam bem elaborados e a existência de eventos ocasionais e temporais, ajudam a tornar ainda mais importante o jogador estar sempre entrando para ver as novidades. Essa mecânica faz com que o jogo sempre tenha algo novo para apresentar, seja pelas recompensas ou em poder explorar uma corrida ainda não feita.

Vale lembrar também dos modos cooperativos que sempre foi cobrado pela comunidade e bem explorado no Forza Horizon 5, seja através de eventos ou corridas que precisam de outros jogadores ou ainda pelo novo sistema de doação de carros.

Forza Horizon 5
Imagem: Divulgação

Vale a pena comprar Forza Horizon 5?

Seria quase impossível falar mal de Forza Horizon 5, um jogo bem completo, com uma temática bem chamativa, gráficos bem trabalhados e com corridas e eventos diversificados. Esse jogo é quase que obrigatório para os jogadores de corridas do modo Arcade e até os mais saudosistas que preferem um simulador, apesar da baixa compatibilidade com o volante. Vale lembrar também que a parte multiplayer de Forza Horizon 5 está bem estável e com poucos momentos de problemas com servidor. Correr com os amigos e desafiar novos competidores é bem empolgante e trás a todo momento aquele sentimento de competição e aventura.

Deixando um aviso aos amigos leitores, tivemos problemas para jogar na versão de PC com alguns programas abertos em segundo plano. Observamos que o Discord e/ou alguns programas de monitoramento de GPU podem fazer com que o jogo dê crash em alguns momentos e feche sozinho. Sendo assim, recomendamos que fique atento para que isso não atrapalhe a experiência de vocês.

Vale lembrar que Forza Horizon 5 está todo localizado em português, tanto na interface quanto na tradução de áudios e textos. O jogo pode ser jogado através do serviço Xbox Game Pass da Microsoft, tanto para os consoles, quanto para a versão de PC. Para aqueles que não façam a assinatura, o jogo está disponível tanto na Microsoft Store para Xbox One e Xbox Series X|S e do PC, sendo que o jogo pode ser adquirido também na Steam, começando por R$ 249,00 a versão Standard.

*Review elaborada em um PC equipado com GeForce RTX, com códigos fornecidos pela Microsoft.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Francesco Beghelli, Pizza Fria

Atualizado em 19 Nov 2021.