Guia da Semana

Frostpunk: On The Edge é o último DLC lançado para Frostpunk, título lançado em 2018 pela 11 bit studios. Na “despedida” do título, somos colocados para gerir um Posto Avançado, sendo comandados por Nova Londres. Lançado para PC, via Steam, o novo DLC acrescenta novas mecânicas, construções e torna a premissa do título ainda mais desafiadora.

A história de Frostpunk: On The Edge

O pano de fundo de Frostpunk: On The Edge nos coloca como uma liderança de um novo Posto Avançado, feito perto de um antigo Depósito Militar. Sendo assim, você está sob o comando da equipe de Nova Londres, que te manda para o local para buscar e transferir todos os achados para Nova Londres. E isso é extremamente necessário, visto que os carregamentos de comida e outras benfeitorias só serão enviados ao Posto Avançado se você seguir as ordens que chegam da “capital”.

Pior ainda, ao contrário do jogo base, você não poderá criar seu próprio conjunto de leis, que são enviadas da cidade principal, algo que torna o jogo ainda mais difícil ainda. Sendo assim, cada decisão tomada apresenta riscos com os seus comandados e com Nova Londres, sendo ainda mais difícil gerenciar a vida no Posto. No entanto, quando os batedores acham uma fonte de comida alternativa aos carregamentos recebidos, você poderá começar a pensar em sobreviver por conta própria, sem a necessidade de enviar os itens achados ou a seguir as leis de Nova Londres.

frostpunk on the edge
Onde tudo começa… Imagem: Divulgação

O pano de fundo de Frostpunk: On The Edge segue mantendo diversas questões morais em prática, que vão além do gerenciamento da cidade, recursos e da população. Particularmente, achei a experiência de inicialmente seguir ordens muito ousada, travando ainda mais nosso espaço de manobra ao lidar com as questões que vão surgindo ao longo da expedição. Neste ponto, o título dá um show, ao mesmo tempo que as mecânicas são alteradas, o jogo mantém sua base, não sendo um conteúdo estranho aos jogadores.

Há mais gente no Deserto Gelado

Como é possível ver no mapa de exploração, o Deserto Gelado é um lugar muito desconhecido. Ao longo da narrativa, você conseguirá encontrar outros assentamentos que estão dispostos a cooperar, tudo em busca da sobrevivência em um mundo congelante. Assim, ao conseguir criar laços com os outros grupo e designar rotas de comércio entre eles, ao passo em que você retomará o controle do Livro de Leis, você poderá formar uma comunidade forte que lutará contra a opressão de Nova Londres.

Em meio a essas novas alianças que vão sendo feitas em Frostpunk: On The Edge, são incluídas mecânicas de relações como diplomacia, favores, melhorias e comércio. A partir disso, o mundo se expande para além do Posto Avançado. Além disso, são acrescentadas 16 áreas novas no Deserto Gelado, onde algumas delas contam com histórias adicionais.

frostpunk on the edge
Outras colônias serão encontradas. Se prepare! Imagem: Divulgação

Essas novas adições ao jogo tornam ainda mais desafiadora a proposta de sobrevivência do jogo. Em diversos momentos, você será solicitado por colônias menores, que precisarão de sua ajuda, tal como Nova Londres fazia no início da jornada. A necessidade de se encontrar novas fontes de alimentação obriga o jogador a investir pesado na exploração do mapa, sendo esse um aspecto mais essencial do que nunca para o Posto Avançado e sua busca por libertação.

O que mais há de novo?

Além de tudo o que já foi dito anteriormente, o game trás mais novidades, sendo elas 3 estruturas de cidade e 7 tecnologias novas, além de 25 minutos de trilha sonora, com 6 músicas compostas por Piotr Musiał.

Há também a adição do aguardado Modo Sem Fim: Assentamentos, pedido pelos fãs há muito tempo. Nesse modo em especial, como o próprio nome diz, você terá de gerir um assentamento ao longo dos anos, sem um fim para a história. Ou seja, o foco é sobreviver pelo maior tempo possível, fazendo seu próprio assentamento se aprimorar.

frostpunk on the edge
O Modo Sem Fim: Assentamentos é outra grande novidade. Imagem: Divulgação

Vale a pena comprar Frostpunk: On The Edge?

Fechando com chave de ouro os conteúdos de DLC de Frostpunk, On The Edge traz ainda mais desafio para a narrativa do jogo, colocando você como um líder que libertará parte do povo da opressão de Nova Londres. Introduzindo mecânicas novas, o título consegue dar uma sobrevida a um jogo brilhante e desafiador. Além disso, as questões morais, parte mais interessante da franquia, conseguem ser ainda mais duras e acabam pesando na nossa cabeça. No entanto, momentos desesperados necessitam de medidas desesperadas, e você deverá fazer tudo o que for possível para que o Posto Avançado e seu povo prosperem.

Porém, qual caminho seguir? O da benevolência, ouvindo seu povo, ou o da mão de ferro, transformando o Posto em uma “Nova Londres”? Cabe a você decidir a partir das diversas escolhas possíveis em Frostpunk: On The Edge. Sua comunidade depende de você!

*Review elaborada em um PC equipado com GeForce GTX, com código fornecido pela 11 bit studios.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 15 Jan 2021.