Guia da Semana

A Sony e a Sucker Punch divulgaram nesta quinta-feira, 14, um longo trecho de gameplay de Ghost of Tsushima, exclusivo de PlayStation 4 que será lançado no dia 17 de julho. O vídeo foi o único tema do mais novo episódio do State of Play, webshow que a Sony usa para revelar novidades relacionadas ao PlayStation. Assista, abaixo, o vídeo na íntegra com legendas em português.

Ghost of Tsushima promete entregar aos jogadores um enorme mundo aberto, em que o protagonista Jin Sakai poderá explorá-lo, tanto na horizontal, quanto na vertical. Por não haver mapa, os jogadores poderão obter direções utilizando um recurso chamado Vento Guia, que mostrará as melhores direções para se caminhar e chegar ao local pretendido.

Para se locomover no mundo de Tsushima, você poderá ir à pé ou à cavalo. Além disso, muitos itens ficam espalhados pelo cenário, o que facilitará a progressão. O Vento Guia pode guiar o jogador para o próximo elemento da história ou locais ainda não descobertos, mas é preciso ficar atento ao mapa para encontrar colecionáveis, itens e outros segredos. De acordo com a Sucker Punch, a fumaça pode indicar um chamado de ajuda, ou mesmo animais, como raposas e pássaros, podem chamar sua atenção. Ao navegar pelo mundo, será possível utilizar viagem rápida.

Ghost of Tsushima
Imagem: Divulgação

As batalhas de Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima terá tipos de batalha distintos. Será possível entrar em duelos de samurai, mas também participar de batalhas em tempo real, assim como a maioria dos RPGs de hoje. O estilo de postura afetará a qualidade dos golpes aplicados e os danos sofridos.

No entanto, também será possível adotar o estilo “Fantasma”, que permitirá usar distrações contra os inimigos e eliminá-los na surdina. Armas como arco e flecha, kunais e espadas aparecem no trailer, bem como distrações como pequenos explosivos. Ao eliminar muitos inimigos em um mesmo local desse modo, o medo torna-se um aliado e outros adversários ficam paralisados e não conseguem te atacar.

Ghost of Tsushima
Imagem: Divulgação

Jin ainda poderá ser personalizado com diferentes roupas e armaduras, que afetam diretamente o status e dão vantagens nas batalhas. Os jogadores deverão colher flores específicas para evoluir o personagem.

Os extras

Ghost of Tsushima permitirá aos jogadores que explorem o mundo verticalmente. Ou seja, será possível subir em construções, barcos e montanhas, agindo de uma forma stealth, ao melhor estilo Assassin’s Creed.

O título também contará com um Modo Foto completo, que dará ao jogador total controle da cena, desde pétalas e cores, até trilha sonora, caso esteja criando um vídeo. O game ainda com um filtro que coloca o jogo todo em preto e branco, com granulado e vento. A ideia é colocar o jogador em um filme de samurai, desde o início do gameplay.

Ghost of Tsushima
Imagem: Divulgação

Localização e dublagem

Embora boa parte do vídeo apresentado tenha dublagem em inglês, o gameplay mostra que será possível jogar com idioma em japonês. Inclusive essa foi a recomendação da equipe de produção. Não foi confirmado se o jogo será dublado em português, mas as legendas em português devem estar presentes.

Sobre Ghost of Tsushima:

Ghost of Tsushima levará os jogadores ao final do século XIII, quando o império mongol devastou nações inteiras durante sua campanha para conquistar o Oriente. A Ilha de Tsushima é tudo o que está entre o Japão continental e a frota invasora mongol, comandada pelo general Khotun Khan.

À medida que a ilha queima após o primeiro ataque mongol, Jin Sakai, um dos último membros sobreviventes de seu clã samurai, decide proteger seu povo e recuperar seu lar, independente do que aconteça. Para isso, será preciso romper com as tradições que o tornaram um guerreiro. Pois, só dessa forma, será possível forjar um novo caminho do Fantasma e declarar uma guerra incomum pela liberdade de Tsushima.

Ghost of Tsushima está disponível em pré-venda na Amazon por R$ 199,00 a Edição Padrão e por R$ 231,20 a Special Edition. Ambas contam com 20% de desconto.

Por Lucas Soares, Pizza Fria

Atualizado em 16 Mai 2020.