Guia da Semana

A Sony e o Santa Monica Studio revelaram nesta quinta-feira, 19, alguns dos recursos de acessibilidade que estarão presentes em God of War: Ragnarök, a sequência de God of War, vencedor do prêmio de Jogo do Ano de 2018. Ao todo, serão mais de 60 opções diferentes que os jogadores poderão usar ao longo do gameplay.

Segundo a Sony, a interface de usuário foi reprojetada para proporcionar mais flexibilidade e legibilidade e, além disso, o remapeamento do controle foi reconstruído do zero para aumentar a personalização dos nossos sistemas de combate e interações. Todos os recursos de acessibilidade de God of War (2018) foram mantidos e expandidos, incluindo os ajustes que foram exclusivos da versão de PC:

  • SprintAuto Sprint: a função sprint será aplicada enquanto o controle estiver sendo segurado e será interrompida quando ele for liberado.  Quando a função Auto Sprint estiver ativa, você poderá iniciar o sprint ao pressionar o controle de movimento para frente por um breve período, em uma única direção. O tempo de pressionamento necessário para ativar a função Auto Sprint é configurada pelo usuário.
  • Ponto permanente (mira sempre ativada): caso você precise de mais pontos focais para reduzir a sensação de enjoo gerada pelo movimento da imagem, ou apenas queira um lembrete constante de onde está o centro da tela, oferecemos a possibilidade de ativar um ponto central, com três tamanhos e sete cores diferentes.
  • Estilo da mira: você terá a opção de manter ou ativar/desativar a posição da mira.
  • Estilo de bloqueio: você tem a opção de manter ou ativar/desativar a posição do escudo.
52080600448 a763ceddf6 h God of War

Já entre as novidades exclusivas de God of War: Ragnarök estão melhorias nas legendas, incluindo a possibilidade de se configurar o tamanho, as cores, o nome dos falantes, a inclusão de descrição de efeitos sonoros e possibilidade de utilizar fundo nas legendas, incluindo desfoque. O game também oferecerá aos jogadores indicadores opcionais de direção de sons essenciais ao gameplay, que auxiliam na solução de desafios. Os ícones também podem ter o tamanho alterado, bem como textos essenciais do jogo.

52081076115 2246b7cc78 h God of War

Remapeamento do controle

O Santa Monica Studio também atuou no sistema de remapeamento do controle para permitir que o jogador personalize as configurações dos botões em God of War: Ragnarök. Os desenvolvedores prometem uma ampla gama de layouts predefinidos, além de compatibilidade com remapeamento personalizado do controle. Os jogadores poderão trocar as ações de botões individuais e, para ações mais complexas, escolher configurações diferentes em uma lista predefinida.

Modo de alto contraste

O novo modo de cores de alto contraste permite que o jogador aplique cor a objetos dentro do jogo, como alvos, inimigos, outros personagens e uma gama de tipos de itens. Quando ativo, esse modo aplica uma camada de cor aos personagens, deixando-os mais visíveis em relação ao fundo. Os jogadores também podem tirar a saturação do fundo para aumentar o contraste ainda mais. Nesse modo, a cor da travessia, os itens sortidos de coleta e os efeitos especiais também podem ser ajustados para ficarem mais visíveis.

Esse modo também deverá ser totalmente personalizável, com os jogadores escolhendo como e quando ativar/desativar, bem como a escolha das cores que vai utilizar.

52080824664 86d5f246f1 h God of War

Auxílio no gameplay

God of War: Ragnarök também conta com recursos que vão auxiliar no gameplay. Desde a navegação, que permite que os jogadores oriente sua visualização para o objetivo da sua bússola. Ao pressionar o botão de auxílio de navegação quando você não estiver em combate, a sua visualização será orientada na direção do próximo objetivo da história. Além disso, pular um espaço aberto, saltar obstáculos, escalar barreiras e demais recursos de travessia agora podem ser automatizados com base na direção que você pressionar.

Isso também pode ser adicionado em diversos níveis de interação, com escalada, arrastar-se pelo chão e espremer-se para passar em um espaço apertado. O jogo também ganhou indicadores sonoros, disponíveis em cada uma das janelas interativas na tela, para que, ao usar esse recurso, o jogador possa ouvir quando um ícone interativo estiver por perto e também quando um botão ficar ativo.

Outra novidade é que esses indicadores sonoros também se estendem aos indicadores de combate adicionais, como anéis de ataque imbloqueáveis, indicadores de mira no alvo e indicadores de troca de armas. O volume dos indicadores sonoros pode ser ajustado separadamente dos outros ajustes de volume, para que você possa adequá-lo ao seu próprio conforto.

Por fim, para comemorar o Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade, a Sony revelou uma versão do trailer de divulgação de God of War: Ragnarök com descrição por áudio.

Sobre God of War: Ragnarök

God of War: Ragnarök se passa alguns anos depois dos eventos de God of War (2018). Os ventos gelados de Fimbulwinter chegaram a Midgard, tornando a sobrevivência de Kratos, Atreus e Mimir na selva nórdica ainda mais desafiadora do que antes. Principalmente porque, apesar do último jogo ter construído uma enorme confiança e compreensão entre pai e filho, ainda há uma grande complexidade em suas interações – especialmente após a revelação da herança gigante de Atreus e a profecia oculta que apenas Kratos viu.

Atreus está desesperadamente curioso. Como a maioria dos jovens, ele quer entender quem ele é mais do que tudo. Ou, nesse caso, quem ele poderia ser. O mistério do papel de Loki no conflito que se aproxima é algo que Atreus não consegue esquecer. Ele quer manter sua família segura, mas também não quer ficar parado e não fazer nada enquanto o conflito consome os Nove Reinos.

Kratos, ciente dos seus erros do passado, quer poupar Atreus das lições sangrentas que aprendeu em seu conflito com os deuses. Ele quer manter seu filho seguro, acima de tudo, e seu confronto com Baldur justificou a crença de que só virá de mais complicações com os Aesir. Assim, juntos, Kratos e Atreus terão que fazer uma escolha sobre o caminho que irão seguir. O que quer que eles escolham definirá o destino de todos aqueles que vivem nos Nove Reinos conforme Ragnarök se aproxima.

God of War: Ragnarök deve chegar ainda em 2022 para PlayStation 4 e PlayStation 5.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Lucas Soares, Pizza Fria

Atualizado em 19 Mai 2022.