Granblue Fantasy Versus: Rising é um jogo de luta com belíssimos gráficos em 2.5D, desenvolvido pela Arc System Works em parceria com a Cygames, e está chegando de forma oficial na América Latina por meio de uma parceria com a Nuuvem. O game cujo lançamento está previsto para o dia 14 de dezembro é a sequência de Granblue Fantasy Versus e traz novas mecânicas como os Dash Attacks e o Auto Combo atualizado, que agora passa a ser conhecido como Triple Attack.
Prepare seus combos mais poderosos, pois a desenvolvedora nos promete partidas online melhoradas, que agora contam com um netcode atualizado, o que inclui rollback e crossplay, e você poderá enfrentar lutadores de todo o mundo, independente da plataforma, tendo uma experiência mais fluida, justa e livre de lags.
Vamos embarcar nessa viagem épica pelos vastos céus de Granblue, e descer a porrada em nossos adversários. Quer saber se a pancadaria ficou realmente franca, no console mais poderoso da Sony? Então, busca aquele coado com bastante cafeína, pega aquela pizza no cantinho da geladeira, e vem conferir todos os detalhes nesta análise do Pizza Fria!
Modos de jogo e muito conteúdo desbloqueável
Antes do lançamento oficial de Granblue Fantasy Versus: Rising, pude testar 4 diferentes modos de jogo, pois o modo online e Gran Bruise Legends, só estarão disponíveis após o lançamento oficial do game. Sendo assim:
- Modo Arcade, é aquele velho e clássico modo onde você lutará contra uma sucessão de personagens até chegar ao chefe final, sem muita enrolação ou mimimi, aqui teremos a pancadaria franca mesmo;
- Modo Versus, é onde você poderá jogar localmente contra outros jogadores, ou contra a CPU. Neste modo é possível também definir as configurações antes de iniciar uma batalha;
- Modo treino, é perfeito para os iniciantes, uma ótima forma de treinar combos e golpes, ou até mesmo para os veteranos, que procuram aperfeiçoar seus combos e técnicas.
- História, além da porradaria, você irá curtir a história original de Granblue Fantasy Versus: Rising;
- Modo online, que como o próprio nome sugere, você fará login nos servidores para encarar pessoas de todo o mundo, por meio de partidas casuais ou ranqueadas. Aqui no online também, teremos o Gran Bruise Legends, um lobby de mundo aberto com party games, ideal para quem quer dar um tempinho nas lutas. Porém, infelizmente não pude testar o modo online, pois como disse acima, os servidores só estarão disponíveis após o lançamento do game.
Além dos modos disponíveis para jogo, no menu principal encontramos Replay, onde você poderá assistir ao replay de lutas passadas, Diário de Lyria, para você navegar pelas belíssimas ilustrações dos personagens, escutar as músicas e ainda contém um glossário dos termos da franquia, e por fim, Modelos Digitais, onde será possível criar cenas originais para tirar foto, combinando personagens e cenários de Granblue Fantasy Versus: Rising.
Mergulhe em uma aventura épica
Mergulhe em uma aventura épica enquanto domina os fundamentos de Granblue Fantasy Versus: Rising, em um modo história empolgante, divertido, e dividido por atos e diversos capítulos. Antes mesmo de iniciar, você pode pressionar botão options para configurar algumas opções, como, velocidade do texto, reprodução de texto automática, legendas e informações de batalhas.
Ao iniciar, passamos por um pequeno tutorial com os comandos básicos, mova-se com direcional em cruz ou analógico, e ataque com quadrado, triângulo ou círculo. Pressione duas vezes para um mesmo lado, ou L2, para iniciar a corrida, e pressionando o botão de ataque em sequência você dará um combo de golpes.
Usando o botão R1 utilizamos as habilidades dos personagens, e assim como em jogos de ação, onde não precisamos executar uma sequência de inputs, mas sim, apertar botões específicos em um mapeamento simples, diferentes habilidades são usadas com a combinação entre o botão direcional e R1. A exemplo, pressione para frente e R1, para baixo R1, ou para trás e R1, cada uma dessas sequências dará um golpe.
Com o gatilho R2, podemos bloquear ataques inimigos, segurando R2 e colocando para trás, nos esquivamos dos ataques, com R2 para frente, nosso personagem se esquiva dando uma investida para frente, e pressionando L1 ou quadrado e X simultaneamente, usamos o agarrão. Por fim, à medida que atacamos nossos oponentes, nossa barra de Arte Celestial, ou barra AC se enche. Quando ela estiver completamente cheia, pressione simultaneamente L1 + R1 para acionar a poderosa arte celestial e aplicar um ataque devastador ao seu adversário.
Agora que você sabe o básico, curta a história de Granblue Fantasy Versus: Rising com belíssimas animações, você irá adquirir novas habilidades enquanto progride e conquista novos aliados para lutar ao seu lado. São diversos episódios, e muitos deles nem possuem batalhas, mas trazem uma história rica, empolgante e divertida, e o melhor de tudo, com legendas totalmente localizadas para o nosso idioma.
Arcade e versus proporcionam aquela pancadaria com poucas palavras
O modo história, como eu mencionei, é uma ótima maneira de aprender combos e comandos básicos do jogo, mas se o que você procura em Granblue Fantasy Versus: Rising, é aquela famosa briga sem muita enrolação, os modos arcade e versus são para você. No caso do Arcade, selecione o lado onde quer começar, escolha 1 dentre os 28 heróis selecionáveis, com R2 um personagem aleatório será escolhido, pressionando triângulo você poderá configurar o layout dos botões e com quadrado você verá a lista de comandos do personagem.
Pressione X, escolha a cor, a arma, a vestimenta e o tipo de comando que pode ser manual ou automático, depois, no caso do Arcade, selecione seu inimigo e o nível de dificuldade. São 6 diferentes níveis de dificuldade, que vão do nível iniciante, ao inferno, e por isso o arcade é uma excelente porta de entrada para os iniciantes na franquia Granblue.
No modo versus também podemos jogar contra a CPU, porém, aqui é possível configurar as regras do combate, alterando o número de rounds para vencer a batalha, pular animação da vitória, escolher estágio e múdica, salvar o replay da partida automaticamente, alterar o handicap, dentre outras.
Testando o modo de treinamento
Jogue livremente e pratique os golpes de seus personagens favoritos, o modo de treinamento em Granblue Fantasy Versus: Rising é bem completinho, e traz algumas funções bem úteis para os iniciantes e veteranos em jogos de luta. Na seção de treinamento por situação, no menu de treino, podemos nos familiarizar com os personagens enquanto encaramos situações de luta diferentes, sendo assim, existem 4 diferentes tipos de treino por situação, os Comandos básicos, as Técnicas Práticas de Combate, Táticas dos Personagens e as Contramedidas do Personagem, todas elas contendo diversas missões.
Agora, caso você queira simplesmente treinar algum golpe ou combo, treine livremente, informações como dano, dano de combo e dando de combo máximo, assim como o layout dos botões, serão exibidos na tela, além de você poder gravar livremente o movimento que seu adversário irá realizar, o que é extremamente útil para movimentos mais específicos. Caso não tenha começado pela campanha, não deixe de passar por aqui, é uma excelente maneira de aprender do básico ao avançado.
Alimentando o diário de Lyria
O diário da Lyria é realmente repleto de conteúdos, e você vai os liberando à medida que joga. Assim sendo, você encontrará ilustrações dos personagens, fotos do modo arcade, história, ilustrações do menu, da equipe e outros, poderá escutar as músicas de batalha ou da história, verificar os dados de todos os personagens, saber suas idades, estatura, passatempos, história e gostos.
Além disso, ficará por dentro de todas as armas, história e todo o lore de Granblue Fantasy. É realmente um glossário bem completo e interessante, vale a pena explorar e buscar completar 100% em tudo.
Desempenho e audiovisual no Playstation 5
Granblue Fantasy Versus: Rising é um jogo lindo, sendo todo trabalhado no Unreal Engine 4. Possui uma enorme gama de personagens, todos muito bem modelados, com golpes e efeitos eletrizantes, tudo isso feito em cenários bem construídos, com uma paleta de cores maravilhosa. Além disso, durante o teste, não encontrei bugs ou gargalos, o game flui perfeitamente no console mais poderoso da Sony, com tempo de carregamento baixíssimo entre as batalhas, e animações empolgantes e envolventes.
As músicas e efeitos sonoros de Granblue Fantasy Versus: Rising, são outro show à parte, em sua maioria aquele delicioso rock pesado, algumas até cantadas, com direito a solos de guitarra, violino e aquela bateria explosiva para ditar o ritmo frenético dos combates.
O game conta com legendas localizadas para o português do Brasil, porém, encontrei pequenos erros como, um balão que excedia a tela, impossibilitando a leitura, letras faltando em algumas palavras, aparentemente por conta da acentuação, além de algumas palavras não traduzidas como, Quest, On e Off, Ready, Finish! entre outras. Apesar, sem dúvidas, nada disso atrapalha nossa experiência, e sem dúvidas, um patch de correção após o lançamento do game resolve esses pequenos problemas.
Vale a pena jogar Granblue Fantasy Versus: Rising?
Sem dúvidas, Granblue Fantasy Versus: Rising vale a pena, e entrega um sistema de combates, que irá agradar tanto os jogadores novatos, quanto os veteranos, inovando na jogabilidade simples, sem necessidade de sequência de comandos, mas mantendo sua essência como jogo de luta, e trazendo um modo campanha bem completinho com direito a legendas localizadas para o português do Brasil. Além disso, não é só na pancadaria que você se divertirá, o game conta com diversos conteúdos extras a serem desbloqueados, um modo para tirar fotos, além de um online caprichado, mas que infelizmente não pude testar.
Granblue Fantasy Versus: Rising estará disponível dia 14 de dezembro para os consoles da Sony, Playstation 4 e 5, e pode ser adquirido na pré-venda por R$ 264,90 na versão Standard ou R$ 399,90 a deluxe via PSN do Brasil, para o PC, via Steam, onde por hora você poderá adicionar à sua lista de desejo, ou pode ser adquirido no site do nosso parceiro Nuuvem.
*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela Cygames.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria
Atualizado em 14 Dez 2023.