Desenvolvido pelo estúdio israelense Clover Bite e publicado pela Akapara Games, Grime é um metroidvania ao estilo soulslike e foi originalmente lançado dia 2 de agosto de 2021 para PC, via Steam. Porém, o game recebeu a DLC gratuita Colors of Rot no último dia dia 15 de dezembro, e, com a nova atualização, ganhou diversas melhorias, incluindo lançamento para os consoles PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.
Colors of Rot chega com a promessa de adicionar uma nova grande área, chefes, habilidades, inimigos e armas. Novas interações com NPC, músicas, desafios ocultos e diversas outras novidades. E será que a Clover Bite realmente cumpriu com o que foi prometido? Já sabe né, dá aquele pulinho lá na cozinha, pega aquele cafézinho gelado e a quatro queijos de ontem. Bora comigo conferir mais um review do Pizza Fria!
Ganhe vida e evolua o invólucro
Um elemento incomum entra em colapso, o mundo estremece e se contrai. De repente, um estranho ser é expelido e nasce. Em Grime: Colors of Rot, controlamos um invólucro com um corpo simétrico e uma espécie de buraco negro na cabeça.
O ser recém criado pelo colapso deve desbravar um mundo repleto de seres estranhos, mas que de certa forma, o soam familiar, enquanto tenta sobreviver aos horrores encontrados pela frente. Passando por cenários surreais, absorvendo inimigos, adquirindo suas habilidades e os fazendo provar de seu próprio veneno, o ser evolui, e se torna cada vez mais forte.
E Grime explora muito bem essa pegada de evolução, uma vez em que te deixa progredir de uma forma bastante livre, aprimorando apenas os traços que combinam melhor com seu estilo de jogo. Existe sempre mais de uma maneira de derrotar os adversários enquanto percorre por uma série de ambientes estranhos, conhecendo seus habitantes e descobrindo suas fontes de loucura.
Jogabilidade simples, intuitiva e precisa
Grime: Colors of Rot nos entrega uma jogabilidade simples, intuitiva e bastante precisa. Os controles respondem muito bem, o botão analógico esquerdo, movimenta o curioso protagonista do jogo, enquanto X é usado para saltar. Pressionar o círculo enquanto anda em frente, faz com que ele dê uma investida e já o mesmo botão com ele parado ou pressionando para trás, o faz recuar.
Absorver o inimigo que é outra mecânica de extrema importância é simples, basta pressionar o botão R1, no momento em que ataque inimigo acertar você, faça isso para roubar o fôlego dele. Quando seu fôlego estiver cheio e a vida vazia, pressione o botão R2 e converter o fôlego em vida.
O L2 é botão de ação, utilizado para pegar itens e passar conversas, pressionar options abre o inventário, quadrado é o botão de ataque normal, que consome pouca quantidade de estamina, enquanto triângulo usa o ataque especial que consome uma maior quantidade de vigor.
Por fim, itens consumíveis podem ser equipados e utilizados pressionando na direção desejada a seta do direcional e quando mais de uma arma estiver equipada no invólucro, basta pressionar o botão L1 para alternar rapidamente entre elas.
Fortaleça-se nos Sucedâneos
À medida em que progredimos encontramos os Sucedâneos, levolans gravados que passam a se tornar nosso ponto de controle e são onde poderemos desenvolver o invólucro melhorando atributos como: Vida, vigor, força, destreza e ressonância e adicionar novas habilidades ao nosso personagem. Basicamente:
- Vida aumenta o limite máximo de pontos de vida, permitindo que você sofra mais danos antes de ser destruído.
- Vigor aumenta o limite máximo de estamina, permitindo que você execute mais ações antes de se cansar.
- Força aumenta o dano de armas com escalada de força.
- Destreza aumenta o dano das armas com escalada de destreza.
- Ressonância aumenta o dano das armas e traços com escalada de ressonância.
Para desenvolver seu invólucro e melhorar esse conjunto de atributos, é necessário que a cada nível você colete uma certa quantidade de massa, a ser absorvida dos inimigos. Além disso, destruir presas desafiadoras nos concedem Pontos de Caça, que podem ser investidos dentro dos Sucedâneos para desbloquear novos poderes.
Na prática, funciona da seguinte maneira, coleta-se esses pontos de inimigos mais fortes e os pontos podem ser usados para adquirir os traços de outros monstros que foram absorvidos um determinado número de vezes.
São exemplos os próprios Cabeças Pétreas, que quando absorvidos cinco vezes seus traços quando desbloqueados reduzem o dano recebido caso você não consiga absorver um ataque, os Rastejantes que quando absorvidos o suficiente nos permite andar lentamente e os Membros Antigos, que fazem com que repelir ataques inimigos causem dano ao agressor, que é afetado pela ressonância.
Esses são apenas alguns de muitos outros que podemos adquirir durante a jornada e essa mecânica funciona muito bem, com os traços adquiridos dos inimigos, geralmente, podendo ser melhorados até cinco vezes.
Ardor e as consequências da morte
Sempre que nós destruímos ou absorvemos presas, adquirimos pontos de Ardor, que podem aumentar em até 100% a quantidade de massa obtida dos inimigos derrotados. Funciona assim, adquirimos +3% de Ardor quando eliminamos um inimigo, e +2% quando o absorvemos, podendo chegar até 100% como dito logo acima. Porém, sempre que recebermos dano, perdemos 2% desse Ardor.
Além disso, quando seu invólucro for destruído, ele não perde massa, porém, todo o seu Ardor será perdido e assim como em todo souslike que se preze, seu invólucro perdido ficará preso na área onde foi destruído.
Até podemos voltar até essa área para destruí-lo, porém, não teremos como recuperar todo Ardor, somente a metade dele estará contida no invólucro.
Armas e atributos necessários para manuseá-las
Sem dúvidas o combate em Grime: Colors of Rot é um dos pontos fortes do game. Nosso protagonista pode ser equipado com uma armadura peitoral, outra para proteger os braços e uma para as pernas, sendo que o conjunto completo confere ao herói, um bônus específico do equipamento utilizado.
Além das armaduras, duas armas podem ser simultaneamente equipadas e elas podem se diferenciar em velocidade de ataque, tamanho e dano, sendo que, essas armas escalam dano de acordo com atributos específicos particulares de cada uma e se encontram nas características do item.
Pode parecer confuso de início, mas a exemplo, se uma arma possui proficiência C em destreza e D em força, cada ponto no atributo destreza e no força, adquirido pelo seu invólucro, irá fazer com que o dano da arma seja maior. Quanto maior o ranking, que pode variar entre A, B, C, D ou E, maior o dano aplicado a arma para cada atributo adquirido pelo herói.
Audiovisual surrealista em Grime: Colors of Rot
Grime: Colors of Rot nos presenteia com belíssimos gráficos surrealistas em um mundo vasto e repleto de mistérios, com cenários que variam de cavernas a desertos, personagens inusitados, cidades e estranhas civilizações espalhadas em um mundo orgânico e interconectado, tudo muito bem renderizado e praticamente sem paradas para carregamento.
O game funciona realmente bem no PlayStation 5, os mapas são enormes e mesmo com diversos inimigos ou detalhes espalhados pelos cenários, não trava e nem fica lento, salvo pouquíssimas vezes quando ele dá uma travadinha, que pode variar entre 1 a 3 segundos, para renderizar e carregar todo o gigantesco cenário.
Já o impecável trabalho musical fica por conta do compositor Alex Roe, responsável também por The Iron Oath para o PC, que junto dos efeitos sonoros e ambientação do designer de áudio Sean Secca, se encaixam como uma luva nos cenários surrealistas de Grime.
Vale a pena jogar Grime: Colors of Rot?
Para início de conversa, Grime: Colors of Rot está totalmente localizado em Português do Brasil, e muito bem localizado, diga-se de passagem, sendo assim, você poderá aproveitar totalmente a história e tudo que o game tem a lhe oferecer.
Além disso, Grime possui uma jogabilidade simples e muito bem trabalhada em controles totalmente responsivos, cenários bonitos e músicas muito bem elaboradas, chefes e inimigos bastante desafiadores, mas que te darão aquela gostosa sensação a cada hora que forem superados.
Por fim, Grime: Colors of Rot é um game que merece ser jogado por todos apreciadores de Metroidvania e Soulslike em um game que busca modificar um pouco a fórmula, já que não perdemos massa ao morrer, sendo assim, logo ao renascer no ponto de controle, poderemos voltar mais fortes e restaurar parte do Ardor de nosso antigo invólucro.
Grime: Colors of Rot está sendo vendido por R$133,90 na PlayStation Store, R$ 92,45 na Xbox Store e R$ 47,49 para PC, via Steam. Uma versão para Nintendo Switch está confirmada, mas o jogo não tem data de lançamento anunciada, nem preço, para a plataforma.
*Review elaborado no PlayStation 5, com código fornecido pela Akupara Games.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria
Atualizado em 9 Jan 2023.