Guia da Semana

Philco lançou recentemente no Brasil a linha Philco Gaming, trazendo periféricos de entrada e mid-end. E aqui analisaremos o Headset Philco Gaming PHS11V, um dos modelos lançados pela marca e que nos foi enviado para análise. Tendo características e o valor de um fone de entrada, custando em torno de R$ 80,00 em diversas lojas brasileiras (R$ 109,90 no site oficial), o modelo apresenta uma construção bem básica e que busca atender gamers casuais. Apresentado o modelo, vamos para mais uma review do Pizza Fria!

Características do modelo

O Headset Philco Gaming PHS11V, como já dito na chamada, é headset básico com características low-end. Ou seja, conta com uma construção e características simples. Nem por isso, deixa de ser um produto bem elaborado. No entanto, vale ressaltar que tanto pela qualidade sonora e pelo preço, o modelo obviamente não é o melhor do mercado, mas atende aos requisitos básicos dos jogadores, contando com 100mW de potência no circuito de energia, uma frequência de resposta de 20 até 20000Hz, impedância de 32 ohms, speakers de 40mm e imãs com driver de neodímio. Essas características descrevem a simplicidade do modelo. Portanto, se você for um jogador exigente, este modelo não será a melhor escolha.

Ainda assim, mesmo sendo um modelo de baixo custo, o Headset Philco Gaming PHS11V conta com um botão de controle de volume em sua lateral direita, que facilita bastante a vida do gamer. Já na lateral esquerda, apresenta um microfone integrado flexível com sensibilidade de 100dB. Vale ressaltar que ele não conta com a função flip to mute, presente em alguns modelos mais robustos. Suas conchas almofadadas de 10cm auxiliam a isolar ruídos externos e seu arco é ajustável, sendo um modelo até confortável e que possibilita um melhor ajuste em diversos tamanhos de cabeça.

Headset Philco Gaming PHS11V
O modelo tem um visual simples, mas é bonito. (Imagem: Divulgação)

Por fim, o modelo traz um fio de 1,80m, um tamanho razoável em comparação a outros modelos e é conectado aos dispositivos com dois plugs P2 para microfone e fone. Por fim, o Headset Philco Gaming PHS11V conta com um conector USB, necessário para alimentar os leds vermelhos que ficam na lateral e carregam o logotipo da marca.

Analisando o modelo e sua construção, ele é rústico, mas bonito. Os leds vermelhos e os acabamentos na mesma cor trazem um estilo uniforme bonito para o Headset Philco Gaming PHS11V, que é totalmente construído em um plástico mais rígido, com características de um modelo de entrada. Citadas as características, passemos então para a experiência em uso.

Headset Philco Gaming PHS11V
O microfone flexível e o controle de volume são aspectos positivos. (Imagem: Divulgação)

Experiência em uso

O Headset Philco Gaming PHS11V é simples. E isso é nitidamente observado em sua construção e componentes. Ou seja, não dá pra esperar uma qualidade de som absurdamente incrível e balanceada. Como já dito, é um modelo de entrada. E como tal, ele se porta bem. Mas, por outro lado, ainda acho que seus aspectos sonoros deixam a desejar. Existem fones in-ear mais simples e na mesma faixa de preço com uma qualidade sonora mais notável. No entanto, não contam com microfone ou o título de “gamer”, algo que valoriza bastante os periféricos. Eu explico melhor…

O que percebi logo de cara no Headset Philco Gaming PHS11V é que o modelo conta com um som abafado, algo que já percebi inclusive em modelos de fone mais caros. Por estar habituado com fones mid/high-end, instantaneamente fico incomodado com isso. Não só com esse aspecto, mas com a falta de balanço entre médios, graves e agudos. Inclusive, os graves são praticamente nulos, o que tira um bocado da imersão em diversos jogos como Counter Strike ou Valorant, que necessitam não só dos graves, mas de um balanço mais preciso para detectar os inimigos.

Headset Philco Gaming PHS11V
Os periféricos da marca dialogam esteticamente entre si, sempre com o logotipo da Philco Gaming (ou PG). (Imagem: Divulgação)

A experiência que tive basicamente foi a que eu esperava: um fone 5.1 simples, com uma construção básica, com pouco balanço e com um som uniforme demais. Ou seja, tudo o que um headset barato/de entrada deve entregar. Mas daí você me pergunta: “- Dá pra jogar com ele?” Olha… a questão sonora ajuda muito em qualquer jogo, em aspectos de gameplay e até mesmo imersão, mas convenhamos… um fone não vai te tornar um grande jogador. Desta forma, conhecendo a situação atual do país e a de muitos gamers, o modelo consegue se encaixar no orçamento, entrega um resultado simples e permite uma jogatina confortável. Tudo dentro do que se propõe.

Vale a pena comprar o Headset Philco Gaming PHS11V?

O Headset Philco Gaming PHS11V é um modelo de entrada bonito, mas extremamente simples em sua construção e características. Desta forma, definitivamente ele não é o tipo de headset mais apropriado para os gamers, mas pode ser a opção que conseguirá atender a muitos jogadores e jogadoras, sobretudo se refletirmos sobre os altíssimos preços praticados no Brasil. A Philco teve uma ideia legal de trazer periféricos acessíveis ao nosso país e isso deve ser ressaltado e até mesmo parabenizado. Contudo, no quesito qualidade, existem modelos com preços similares (ou um pouquinho mais altos, mas pouco mesmo) que podem trazer um resultado relativamente melhor e com componentes mais robustos.

Desta forma, o Headset Philco Gaming PHS11V não é o tipo mais indicado para gamers hardcore ou até mesmo para aqueles mais casuais. Para uso diário, ele até pode passar batido, mas aí qualquer fone in-ear mesmo pode resolver o problema. Tudo depende mesmo é de quanto você poderá gastar. Mas, como já dito nesta simples análise, existem opções melhores e vale a pena pesquisar…

*Review elaborado em modelo cedido pela Philco.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 24 Mai 2022.