Guia da Semana

Hot Wheels Unleashed é o novo jogo desenvolvido pela Milestone e baseado na famosa coleção de carros de corrida criado pela Mattel de mesmo nome – Hot Wheels. Unleashed promete aos jogadores a oportunidade de tornar realidade o sonho de correr com os mais variados modelos de corrida, ou nem tanto, em pistas de tirar o folego. E falando em pistas, é prometido ainda que as pistas poderão ser customizadas, assim como é possível fazer na vida real: juntar todas as peças possíveis e colocar a criatividade em ação, com muito adrenalina e diversão.

Anteriormente recebemos a versão de Preview, que pode ser acompanhada aqui também no Pizza Fria, onde falei um pouco da experiência do que estava achando do jogo. Agora estamos diante da versão final de Hot Wheels Unleashed na qual todos os recursos estão liberados, a criação de pistas, customização de carros, o modo campanha. Será que seremos surpreendidos com a variedade de recursos que foi liberado nessa versão final? Vamos descobrir em mais uma review, aqui no nosso Pizza Fria!

Diversão aliada a nostalgia

Para falar do jogo, inevitavelmente iremos esbarrar nas lembranças das quais fizeram parte de muitos de nós, montar pistas e colecionar os carros das mais diversas formas e tipos. Conseguir fazer aquela pista radical com saltos insanos, deixavam qualquer criança empolgada e com mais ideias para a proxima sessão de corridas.

Deixando de lado um pouco a nostalgia e voltando para o game, tudo parece ser voltado para a melhor atrair o mais curioso dos jogadores, seja pela qualidade gráfica, as cores bem vivas, ou ainda pelo uso constante de brilho em todos os detalhes. A parte sonora consegue compor muito bem o que o jogo se propõem, ser um jogo de corrida, com uma pegada divertida e empolgante.

É quase impossível imaginar que um jogo de corrida de Hot Wheels seria feito e se tornasse monótono e esse fato passa bem longe do que foi apresentado. Com uma variedade muito grande de obstáculos, ajudas, tipos de pisos, tornam cada pista praticamente uma experiência única.

Hot Wheels Unleashed
Imagem: Divulgação

O que mais é difícil de explicar é a sensação de dar loops, saltos que fazem o carro girar, passar por monumentos icônicos, como a aranha ou a cobra (existentes para comprar nas versões de brinquedo), entre outras mais opções, e de como isso pode mudar como um carro pode ser dar bem ou não naquela pista, ou seja, nem sempre o carro mais rápido, vai ser o melhor.

Nessa versão final, já foi possível entrar em dois modos que na versão de preview não estavam, que foi a parte de personalização de carros e também a criação de pistas. Falando um pouco mais da personalização dos carros, é algo legal, mas que não trás uma liberdade criativa tão expressiva, pois quem quer jogar Hot Wheels Unleashed quer poder jogar com os modelos similares aos existentes na vida real.

A parte da construção de pistas é quase que um jogo a parte. A construção de pistas de corridas, pode ser considerado a parte mais simples e também a mais complexa. Levando em consideração a mais simples, é que as pistas vão se conectando e o jogador vai fazendo a modelagem de acordo com o cenário escolhido previamente (são diversos disponíveis). Agora a parte mais complexa, é quando o jogador precisa testar toda vez que planeja um salto, uma curva mais arrojada, ou ainda um 360 na pista, pois isso pode fazer com que os carros percam a aderência com a pista e torne inviável a sequencia ou ainda que a conexão do salto nunca chegue em uma parte correta.

Sei que pode parecer um pouco repetitivo, mas o que resume muito Hot Wheels Unleashed é a grande variedade de tudo, seja nos recursos disponíveis para a criação das pistas, dos carros existentes, tudo é em grande quantidade.

Toques de simplicidade em Hot Wheels Unleashed

O modo campanha que foi desenvolvido é bem coeso e mostra possibilidades interessantes de corridas, sejam elas corrida para vitória, corrida contra o tempo, ou ainda algumas corridas secretas. Cada vitória representa recursos obtidos e mais fases liberadas ( a cada vitória libera pelo menos uma trilha nova para se alcançar). Dentre as coisas que se é possível ganhar, está os baús, nos quais podem dar carros novos ou que podem ser desmontados (quando repetidos) para aprimorar os que já possuir.

De todos os recursos existentes em Hot Wheels Unleashed, o que não consigo entender ou explorar bem que foi o chamado Porão. Nele é possível personalizar vários detalhes ou objetos, mas que pouco, na minha opinião, agregam ao jogo. Os itens personalizáveis são obtidos também no modo campanha ou comprados através das moedas que também podem ser ganhadas a cada vitória, a depender do premio da corrida.

Um dos pontos baixos que encontrei no jogo foi a falta de dicas ou ainda um menu de ajuda, pois assim como a versão de preview, algumas funcionalidades aprendi na base da tentativa ou erro, e isso dependendo do jogador, acaba fazendo com que o mesmo desista e não jogue mais.

O fato de Hot Wheels Unleashed ter a interface toda em português do Brasil ajuda bastante, seja na personalização dos carros ou na montagem das pistas. Na questão de mecânica, Hot Wheels Unleashed teve um trabalho bem bacana na primeira versão liberada pra testes. Agora se o jogador tentar se aproveitar das paredes das curvas, ou ainda achar que se bater na parede não terá nenhum impacto, estará bem enganado.

Não conseguimos encontrar sessões abertas de multiplayer para ver como outros jogadores estavam se saindo, ou ver como será a jogatina com os amigos.

Hot Wheels Unleashed
Imagem: Divulgação

Vale a pena comprar Hot Wheels Unleashed ?

Em resumo, Hot Wheels Unleashed é um ótimo jogo de corrida, pois consegue ser bem divertido e também bem completo, unindo a construção de pistas e personalização de carros ao mundo da fantasia. Além de trazer aquele sentimento de ter realizado um sonho, que é poder controlar um dos carrinhos e fazer acrobacias insanas nos mais diversos terrenos e pistas e também “derrotar” a tudo e todos.

Hot Wheels Unleashed tem o lançamento previsto para o dia 30 de setembro de 2021 para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam, no valor de R$109,99, a versão mais básica do jogo.

*Review elaborada em um PC equipado com GeForce RTX, com código fornecido pela Milestone.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Francesco Beghelli, Pizza Fria

Atualizado em 27 Set 2021.