Guia da Semana

Humankind, jogo de estratégia 4X (eXplorar, eXpandir, eXtrair, eXterminar) em turnos, distribuído pela SEGA e desenvolvido pela Amplitude Studios chegará apenas em abril de 2021, mas nós tivemos a oportunidade de jogar o Lucy OpenDev, uma versão prévia do jogo que está disponível até o dia 28 de dezembro para quem adquiriu antecipadamente o título para PC e Mac, via Steam e Epic Games Store.

Sem mais delongas, vamos abordar aqui as nossas primeiras impressões do game, que promete ser bem interessante, sobretudo para os fãs de jogos de estratégia e de História (assim como eu).

O que é Humankind?

Humankind é um jogo de estratégia 4x que, logo de cara, se parece muito com os títulos da série Civilization. No entanto, o jogo possui uma abordagem diferente, trazendo alguns detalhes especiais, mesmo que tenhamos que executar todo o papel de gerenciamento de um povo. No Lucy OpenDev, deu pra se ter uma ideia do que aguardar. No jogo, iniciamos a partida na Era Neolítica, controlando uma uma tribo de nômades. O nosso objetivo inicial é o de se estabelecer, criando um Posto Avançado que, diga-se de passagem, não é uma cidade, mas poderá vir a ser.

A partir disso, você poderá escolher uma cultura dentre as várias oferecidas pelo jogo, atravessando as eras, onde você poderá seguir para outras culturas. Um exemplo: em uma das minhas partidas, escolhi a cultura babilônica e, ao avançar das eras, optei pelos ingleses, tendo cada uma dessas escolhas impactos diretos na jogabilidade e controle de seu povo. Em Humankind, estarão disponíveis mais de 60 culturas diferentes (na atual versão há apenas 40, divididas em 5 eras: Era Neolítica, Era Antiga, a Era Clássica, a Era Medieval e Início da Era Moderna), e as misturas que o jogador poderá escolher são extremamente variadas, tornando cada jogatina em algo único.

humankind
Algumas das culturas presentes em Humankind. (Imagem: Divulgação)

Acontecimentos e escolhas alteram o rumo de sua civilização

Ao longo do jogo, alguns acontecimentos chamarão a atenção do jogador, que deverá escolher diferentes opções que afetarão diretamente no decorrer da partida. Por exemplo, como lidar com uma enchente, que oferece opções como “construir um dique” ou até mesmo em “deixar a vontade das divindades acontecer”. Em uma outra ocasião, pude escolher entre fazer ou não o famigerado “lockdown” em uma cidade infectada. Esses eventos, baseados em acontecimentos da história da humanidade, permitem ao jogador tomar decisões distintas para gerir seu povo. Particularmente, essa parte me chamou bastante atenção, pois podemos exercer diferentes formas de ação, brincando de ser um grande líder mundial.

Ah, e pra não fugir do gênero, em Humankind devemos controlar a expansão do seu império ao construir Postos Avançados para demarcar território, transformá-los em cidades e, assim, poder criar distritos focados na arrecadação de comida, dinheiro, trabalho e até mesmo na construção de maravilhas. Além disso, podemos controlar exércitos, para tomar territórios à força ou, caso você não queira derramamento de “sangue virtual”, há como se acertar com os povos a partir de um sistema interessante de diplomacia, onde você poderá negociar a troca de Postos Avançados, cidades, itens de luxo e muito mais.

humankind
Um dos acontecimentos do game. (Imagem: Divulgação)

O que esperar de Humankind?

A versão Lucy OpenDev deu um gostinho muito bom do que podemos esperar de Humankind. Sua jogabilidade, ainda que não seja tão simples para um jogador de primeira viagem no gênero, é interessante e bem lembra um pouco de Civilization, que nos coloca diante de um grande tabuleiro virtual, cheio de peças e coisas a se fazer. Um problema dessa versão que já adianto, é não ser legendada para o português, algo que pode dificultar ainda mais na curva de aprendizado. Mas, de qualquer maneira, mesmo estando em inglês, vale ressaltar que o game oferece um tutorial ao longo da partida que facilita muito a nossa vida, sendo um ponto muito positivo.

A possibilidade de interagir com diversos eventos aleatórios e, ainda por cima, ter de lidar com outros povos é sensacional, mas certamente assustará aos jogadores mais novatos. Realmente, para quem está acostumado, um único turno pode durar facilmente de 10 a 20 minutos, onde você poderá organizar todas as suas unidades, fazer tratados diplomáticos, mudar a produção das cidades e muito, muuuito mais. Particularmente, creio que o jogo veio para acrescentar ainda mais ao gênero, sendo uma novidade bem rica e promissora.

Concluindo, para fãs do gênero e curiosos, Humankind entregará centenas de horas de diversão e muita estratégia, sendo uma opção muito interessante de entretenimento e cultura para 2021.

*Preview elaborada em um PC equipado com GeForce RTX, com código fornecido pela SEGA.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 18 Jan 2021.