Guia da Semana

Atualmente, o áudio é parte essencial no mundo dos jogos. Seja em modos competitivos ou casuais, ele faz bastante diferença. E a LG recentemente lançou no Brasil a LG UltraGear Gaming Speaker, modelo robusto focado para jogadores exigentes. Ela vem com diversas funções como a tecnologia Hi-Fi Quad DAC, com áudio de alta resolução, som 3D com o 3D Gaming Sound, configurações para uso comum, através do botão de equalização (EQ), e outras duas pré-definidas e otimizadas para títulos FPS e RTS, Surround Virtual DTS: X Headphone, para aprimorar a configuração de headset, chat de voz integrado que anula ruídos in-game, bateria integrada e muito mais.

No entanto, será que o modelo apresenta um áudio satisfatório que realmente faça os jogadores deixarem um pouco de lado o headset? Essa e outras diversas questões serão analisadas aqui, em mais uma review do Pizza Fria!

Construção

A LG UltraGear Gaming Speaker é uma caixa de som realmente muito bonita e bem construída. Aliás, ela surpreende pela qualidade de seu som, concentrada em apenas 375 x 76,5 x 105 mm, que é um tamanho relativamente pequeno e feita para ser facilmente colocada abaixo do monitor, tendo um formato em “V” similar a boa parte dos suportes. Outro ponto que me chamou muita atenção é o seu peso, não chegando a 1,5 kg, sendo bem leve e fácil de ser transportada. Feita em um material plástico de alta densidade, ela conta também com a customização de seu RGB, algo feito diretamente pelo aplicativo LG XBOOM, instalável em celulares e que acessa a caixa via Bluetooth.

Além disso, ela apresenta diversos botões com funções de ligar/desligar, mudar a plataforma de uso (USB-C, entrada óptica e Bluetooth), um botão específico para o uso da saída do headset, ajuste de volume, botão de mute para o microfone embutido e os três botões de configuração de áudio. Tudo isso funciona muito bem, contando com uma iluminação específica que nos mostra como ela está configurada. Sendo leve, pequena e estilosa, a LG UltraGear Gaming Speaker apresenta um visual digno dos periféricos gamer, mas sabemos que para um modelo ser “gamer”, ele deve apresentar muito mais do que luzes. Então vamos às suas principais características – e como isso impacta na jogabilidade e imersão.

LG Gaming Speaker
A LG UltraGear Gaming Speaker é bem estilosa. Imagem: Reprodução

Principais características

A LG UltraGear Gaming Speaker é cheia de diferenciais. Realmente, ela não é uma caixa de som comum e suas funções são positivas na profundidade dos jogos. Mas, embora ela tenha uma qualidade de som incrível, particularmente, acredito que para jogos competitivos, ela ainda não é capaz de substituir os headsets, que são essenciais para a identificação dos inimigos em meio aos tiroteios. Caso o jogo saia do FPS, aí sim, ela pode ser uma excelente pedida para quem não quer ficar por longas horas com fones de ouvido.

A LG desenvolveu uma tecnologia bem interessante que ajusta o som ao gênero do jogo, que pode ser acessada diretamente nos botões citados acima. Desta forma, os jogadores podem trocar entre configurações de equalização predefinidas, pelo botão EQ, aprimorar as características de áudio pelo botão FPS ou aprimorar a imersão em jogos RTS ou em outros gêneros de jogo. Realmente, todas essas configurações funcionam muito bem, inclusive ao ouvir músicas e assistir séries e filmes.

LG Ultragear Gaming Speaker
A LG UltraGear Gaming Speaker vista de frente. (Imagem: Divulgação)

A LG UltraGear Gaming Speaker também conta com o Quad DAC de 32 bits com DNR de 132 dB, feito para equipamentos de áudio profissionais. Assim, o modelo entrega o melhor no que diz respeito ao áudio de alta-resolução. Ela é capaz de entregar áudio em alta resolução com taxas de reprodução mais completas e precisas. O Hi-Fi Quad DAC é adaptado para permitir que os jogadores se beneficiem deste DAC via USB-C, que traz uma maior experiência a partir de seu hardware, ignorando a solução de áudio do PC. Outro ponto alto do modelo é seu sistema de 3D Gaming Sound, uma tecnologia da LG que cria um nível de som surround comumente obtido apenas com um headset.

Além disso, a LG UltraGear Gaming Speaker também traz o DTS: X, uma tecnologia voltada para fones de ouvido, fornecendo som surround virtual, contando com uma porta de fone de ouvido de 3,5 mm em sua parte traseira, sendo este mais um diferencial. Por último, mas não menos interessante, é o algoritmo Clear Voice Chat, que oferece o máximo conforto, permitindo que você jogue e fale com sua equipe sem que sofrer com o retorno do som, algo feito a partir do cancelamento de eco. No entanto, em minhas experiências, minha equipe constantemente reclamava que minha voz estava distante, embora fosse possível me ouvir sem ecos, mas com uma qualidade mais baixa.

LG Ultragear Gaming Speaker
O aplicativo XBOOM está disponível para Android e iOS. (Imagem: Divulgação)

Qualidade de áudio

Depois de abordar tantas características da LG UltraGear Gaming Speaker, chegou aquele momento de falar sobre qual é a sensação de jogar com o modelo. Antes de mais nada, vale dizer que ela me surpreendeu demais por trazer um som extremamente potente e balanceado, contando inclusive com graves bem marcantes, algo que não imaginaria se não a utilizasse diariamente. É simplesmente impressionante jogar Battlefield 2042 nela. Tiros de todos os lados, aviões, helicópteros e constantes explosões ficam ainda mais imersivas com o modelo. Realmente, é como estar em uma guerra. Em jogos de esportes, a sensação é a mesma. É incrível ouvir a torcida a partir dela.

Com a possibilidade de configurar a equalização, acessada pelo botão EQ, além das configurações predefinidas de FPS e RTS, a LG UltraGear Gaming Speaker cobre as lacunas necessárias para que possamos aprimora-la de acordo com nossos gostos. Porém, particularmente achei essas três possibilidades mais do que suficientes para jogar. E o melhor é que você pode alternar isso através de um apertar de botão, facilitando muito a vida do jogar. Outro aspecto interessante é poder controlar o volume diretamente nela. E é impressionante que, mesmo no máximo, ela não deforma o áudio, e seus graves fazem (literalmente) a mesa tremer. É simplesmente incrível, mesmo em um modelo com áudio 2.0!

LG Ultragear Gaming Speaker
Os botões presentes no modelo. (Imagem: Divulgação)

Outras considerações

A LG UltraGear Gaming Speaker é certamente um modelo high-end de speaker, isso é inegável. E além de ser excelente para jogos, ela pode ser até mesmo usada para músicas em lugares abertos. Em minhas experiências, ela trouxe uma excelente qualidade sonora, não deixando nada a desejar a outros modelos mais focados para essa utilidade.

Além disso, como citado anteriormente, ao conectar um seu fone de ouvido, você ainda pode contar com uma experiência virtual em 7.1 DTS, que traz um rastreamento posicional de alto nível, além de mais imersão, mesmo em modelos de fones relativamente mais simples. Mas é claro, o próprio headset usado também deve ser minimamente ok para que isso fique 100%.

LG Ultragear Gaming Speaker
A parte traseira conta com dois alto-falantes para sons mais graves (e eles tremem bastante!). (Imagem: Divulgação)

A configuração dos LEDs da LG UltraGear Gaming Speaker, um detalhe puramente voltado para a estética, oferece uma grande variedade de cores, tudo configurado via Bluetooth no aplicativo LG XBOOM, em que você escolhe dentro do espectro de cores a sua favorita. Contudo, sua coloração é estática, não acompanhando o ritmo da música ou oferecendo características de iluminação multicolorida. Isso não é bem um problema, mas para alguns jogadores mais apaixonados por LEDs, isso pode fazer falta.

O modelo também conta com uma bateria integrada com autonomia de até 5 horas (e carregada com 3 horas e meia), permitindo que ela seja levada para outros lugares para jogar ou até mesmo para ouvir músicas, sendo ela portátil e também pensada para isso. Inclusive, sua qualidade sonora via Bluetooth não deixa nada a desejar.

LG UltraGear Gaming Speaker
A caixa conta com entradas para fone, áudio óptico, USB-C (o cabo acompanha o modelo) e áudio auxiliar de 3,5mm, cobertas por um plástico maleável. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar a LG UltraGear Gaming Speaker?

A LG UltraGear Gaming Speaker é uma caixa maravilhosa. Seu áudio me surpreendeu, sobretudo por ser um modelo pequeno. Todavia, um ponto que pode fazer diversos jogadores se questionarem é o valor do modelo, que chega a custar mais de R$ 3000,00 segundo a própria página da LG. Com isso, o modelo pode não ser a maior saída para os jogadores, sobretudo em um período de crise. Mas, de qualquer maneira, a LG UltraGear Gaming Speaker tem uma qualidade de som incrível e imersiva para diversos tipos de jogos e atividades cotidianas. E caso você não se sinta agradado com as configurações predefinidas, você pode testar a equalização.

Uma coisa que pode ser um pouco “incômoda” também é a ausência de um software instalável através do próprio PC, algo que poderia agilizar ainda mais nas configurações da LG UltraGear Gaming Speaker, que só podem ser acessadas através do LG XBOOM. Mas esse também é mais um detalhe, e isso poderia ser facilmente resolvível pela marca. Além disso, volto a citar a questão do áudio do microfone durante os jogos, sendo ele mais útil em vídeo-chamadas do que para uma comunicação clara “em guerra”. Mas só do modelo oferecer essa possibilidade, já é algo bem bacana.

Trazendo uma variedade de possibilidades de configuração de áudio, design bonito com LEDs, diversas saídas de som, a possibilidade de simular áudio 7.1 em fones de ouvido e uma qualidade de áudio absurda, a LG UltraGear Gaming Speaker é um modelo ideal para gamers, tendo apenas como grande problema o seu alto valor, sendo um speaker gamer feito “para poucos”. Aliás, este é, sem sombra de dúvidas, o periférico mais caro que já tive em minha mesa. É um sonho de produto, é verdade, mas esses aspecto certamente afastará boa parte do público.

*A LG UltraGear Gaming Speaker foi cedida pela LG do Brasil.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 26 Abr 2022.