Guia da Semana

A cada dia que passa, nós usuários de periféricos ficamos cada vez cansados mais de fios. Porém, os jogadores mais exigentes sabem que a diferença de milissegundos perdida em boa parte dos modelos sem fio fazem toda a diferença em jogos competitivos como Counter Strike Global Offensive, Valorant ou Call of Duty: Warzone.

No entanto, a Logitech lançou em 2019 o G703, modelo sem fio feito para jogadores mais exigentes. Em resumo, o Logitech G703 é equipado com a tecnologia LIGHTSPEED, sensor HERO 25K, reduzindo o peso do mouse para apenas 95g e aumentando a vida útil da bateria em até 35 horas de jogabilidade ininterrupta, além de compatibilidade com o LIGHTSYNC RGB, personalizável via G HUB, o excelente aplicativo da marca, e suporte à tecnologia de recarga POWERPLAY.

logitech g703
O Logitech G703 no detalhe. (Imagem: Álvaro Saluan)

Sem mais delongas, nesta análise buscarei sanar as principais questões sobre o modelo, mostrando se vale ou não a pena utiliza-lo para jogos competitivos de alto rendimento.

Impressões iniciais: minha experiência com o Logitech G703

Saindo de um modelo anterior da marca, o G402 Hyperion Fury, que já era ótimo (e barato!), o G703 caiu como uma luva. Tendo um sensor de excelente qualidade e um bom aplicativo de customização como o G HUB, foi questão de poucas partidas para se adaptar com o periférico. Eu já estava exausto de usar um mouse com fio, pois seu trançado costumava agarrar em alguns lugares, atrapalhando um bocado em jogos competitivos. E com o G703 eu estava “livre, leve e solto”. Podia finalmente disparar meus tiros sem me preocupar com o mouse travando aqui e ali.

Aliás, o G703 usado juntamente do mousepad G440 ficou incrivelmente fluido. Ele deslizava exatamente do jeito que eu queria, sem nenhum problema. Mas ainda assim, eu ficava pensando se o tempo de resposta era absurdamente do meu modelo anterior, pois afinal de contas, acabamos por não perceber muito esse aspecto ao longo do uso. E ao pesquisar (veja uma lista do RTings focada nisso), descobri que a latência de clique do G703 sem fio tinha apenas 2ms de diferença do modelo G402, de apenas 7ms. Porém, os números se igualam quando o G703 é utilizado com fio, sendo esta também uma opção viável, embora tire o propósito dele…

logitech g703
A parte inferior conta com o sensor óptico, os skates e o controle de peso. (Imagem: Álvaro Saluan)

A precisão do sensor HERO 25K, que chega a até 25.600 DPI, é incrivelmente apurada. O modelo em si já me surpreendeu nos primeiros usos, fazendo toda a diferença ao jogar títulos como Counter Strike Global Offensive, DOOM Eternal, Valorant e Call of Duty: Warzone. Os tiros saem precisos e os cliques contam com uma resposta tátil muito interessante, fazendo toda a diferença na cadência dos disparos. Curiosamente, antes de adquirir o modelo, que se encaixa perfeitamente na minha pegada palm, é/foi utilizado por diversos profissionais de Overwatch e em alguns outros FPS competitivos. E isso me deu mais vontade de adquirir o modelo.

Como vocês puderam perceber nos títulos que citei acima, o modelo é mais voltado para jogos de tiro. Em MOBAs ou MMORPG, talvez não seja a melhor escolha, pois conta com poucos atalhos. De qualquer maneira, não é um problema para jogadores mais casuais destes gêneros. Eu, por exemplo, estou mais habituado a acionar os atalhos para esses tipos de jogo no teclado. Mas como sei que gamers mais focados acabam tendo uma maior necessidade desses botões, vale aqui o aviso.

logitech g703
A combinação com o mousepad G402 foi perfeita. (Imagem: Álvaro Saluan)

Construção e design

O Logitech G703 casou como uma luva pra mim, mas entendo que isso não acontecerá com todos. Minha mão é relativamente pequena, com cerca de 17 cm. Já o modelo conta com as seguintes medidas: 6,7 cm de largura, 12,5 de comprimento e 4,3 de altura. Desta maneira, a pegada palm encaixou muito bem, sobretudo por conta de sua estrutura, formada por um plástico duro e fosco, e com suas laterais mais emborrachadas, que fixam melhor o polegar. No meu caso, o mouse ficou bem ergonômico, mas mãos maiores e pegadas diferentes podem não aprecia-lo tanto, sobretudo por sua inclinação para o lado direito. Desta forma, se puder, teste o modelo em alguma loja antes de comprar.

logitech g703
O modelo conta com um cabo que serve para alongar o receptor, para carregar e usar o modelo com fio. (Imagem: Divulgação)

O Logitech G703 desliza muito bem, e isso acontece graças aos seus três skates, divididos em formatos curvos na extremidade superior e inferior e oval ao redor do sensor óptico. Por fim, sua aderência junto ao mousepad G440 ficou perfeita para o meu estilo de uso, sendo um interessante incremento aos jogos competitivos.

De uma maneira geral, senti que o modelo não é frágil, sendo bem construído, mantendo-se firme mesmo sob pressão. Caso o modelo fique sem bateria, é possível utiliza-lo com o cabo grosso e trançado que o acompanha. No entanto, não sugiro isso, pois o grande trunfo do Logitech G703 é não ter a necessidade de fios. O que pode ser feito é basicamente manter esse fio com o receptor bem próximo do mouse e quando necessário, deixa-lo carregando.

logitech g703
A parte inferior do G703. (Imagem: Álvaro Saluan)

Sensores, botões e… LEDs!

Como dito no início, o Logitech G703 é equipado com o sensor óptico 3366 (atualizado com o HERO 25K), que oferece uma eficiência energética absurda ao modelo, que dura por mais de 35 horas de jogo, além de reduzir drasticamente o peso, que chega a apenas 95g, podendo ser acrescentado mais 10g a partir de um compartimento presente abaixo do modelo. Ainda sobre o sensor, poder escolher entre e predefinir em poucos cliques diferentes configurações de DPI entre 100 a 25.600 é algo incrível, sobretudo atrelado ao polling rate em frequências selecionáveis de 125, 250, 500 e 1000Hz.

Como funciona o sensor HERO 25K. (Vídeo: Divulgação)

O G703 é munido com seis botões, sendo: o scroll, o click direito e esquerdo, dois posicionados na esquerda (onde vez ou outra acabo esbarrando sem querer) e um que muda as velocidades predefinidas no G HUB. Equipados com switches mecânicos Omron, contam com uma resposta tátil e sonora excelente, fazendo uma diferença absurda nos jogos. Já a barra de rolagem, feita com uma textura emborrachada serrilhada, tem uma resposta de clique e rolagem boa. No entanto, mesmo não apresentado nenhum problema, é o principal ponto fraco dos modelos de mouse da marca.

E para os fãs amantes das cores RGB, o Logitech G703 conta com o sistema de iluminação LIGHTSYNC na logotipo presente bem no meio do modelo e em uma fina listra no scroll, permitindo ter até 16,8 milhões de cores. E tudo isso pode ser controlado no G HUB, em que é possível firmar uma única cor, utiliza-lo com diversas cores ou simplesmente apagado, para economizar energia. As opções são bem satisfatórias, diga-se de passagem.

logitech g703
Gráficos comparativos disponibilizados pela Logitech sobre o sensor HERO 25K. (Imagem: DIvulgação)

Tecnologias e o G HUB, o software de configuração da Logitech

O Logitech G703 é um modelo high-end equipado com a excelente tecnologia sem fio LIGHTSPEED, que oferece aos usuários um grande desempenho, capacidade de resposta e conectividade de alto nível para um jogo duradouro de até 35 horas de reprodução contínua com iluminação RGB. Realmente, quando a empresa promete isso, ela cumpre. E isso é excelente para nós, jogadores. A taxa de transmissão do modelo é realmente excelente, com um delay imperceptível, onde a Logitech alega que em muitos casos, o mouse bate facilmente alguns modelos conhecidos conectados diretamente no PC.

Embora eu não tenha testado, o Logitech G703 é compatível com o POWERPLAY, sistema exclusivo da marca para carregar o modelo sem precisar de fios. Para isso, basta só conectar o POWERCORE na parte de baixo do mouse, substituindo o disco de peso de 10g. Para os mais desatentos, essa pode ser uma excelente maneira de manter o periférico carregado. No entanto, já adianto que você terá que gastar uma nota para que isso seja possível (coisa de R$ 1000,00 reais…).

logitech g703
O Logitech G HUB é perfeito para customizar o mouse. (Imagem: Reprodução)

Sobre o G HUB, eu o utilizo há um bom tempo, e ele funciona como uma excelente estação de controle para o Logitech G703 e outros periféricos da marca (só aqui tenho quatro). Porém, focando no mouse, o aplicativo proporciona uma série de customizações de macros, comandos, atalhos, polling rate e velocidades de DPI, que fazem toda a diferença no estilo de jogo e uso de cada pessoa. E tudo isso numa interface bem simples e intuitiva.

Vale a pena adquirir o mouse Logitech G703?

A Logitech é uma marca reconhecida (e com razão) pela qualidade de seus periféricos, e isso é nítido nas opiniões de diversos usuários. E com o Logitech G703 a marca seguiu a fórmula, não decepcionando. Como eu disse, o mouse pode não se encaixar em todas as pegadas, o que é plenamente natural, e isso deve ser testado antes. Mas no geral, seu funcionamento é extremamente positivo para um modelo sem fio. Também, pudera: é um periférico de primeira linha que carrega consigo um sensor de extrema qualidade, botões com switches Omron, uma construção sólida, simples e bonita com iluminação customizável e muito conforto.

Particularmente, o modelo me surpreendeu, sendo exatamente o que eu procurava há muito: um mouse sem fio com bom tempo de resposta, bateria durável e qualidade. Aliás, depois desta experiência torço ainda mais para que o futuro dos periféricos seja sem fio e preparado para jogos competitivos. Mesmo não sendo esse o foco de boa parte, sabemos que nosso cable management agradece demais por isso.

Por fim, vale ressaltar aqui que um aspecto pode ser um tanto desanimador para o público brasileiro. Mesmo sendo justificado por toda a qualidade Logitech, o modelo custa em torno de R$ 429,00 em algumas varejistas, sendo um valor meio deslocado da realidade do jogador médio, sobretudo em um momento em que periféricos e hardware estão caríssimos. Desta maneira, se você é um jogador de FPS exigente, deseja um mouse sem fio e pode gastar “um pouco” mais, o Logitech G703 é um modelo perfeito para você.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 20 Mai 2021.