Guia da Semana

A Electronic Arts anunciou recentemente em suas Grindiron Notes uma série de novidades de gameplay em Madden NFL 23, que trará o novo sistema FieldSENSE Gameplay, que está mudando a base da jogabilidade do título nas versões de nova geração para PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Segundo a equipe de desenvolvimento, o feedback da comunidade é essencial para a elaboração da gameplay, fortalecendo assim os fundamentos para que os jogadores tenham as ferramentas para resolver problemas de futebol com soluções de futebol no campo virtual. Confira!

O que é o FieldSENSE?

O FieldSENSE é a base para uma jogabilidade consistente e ultrarrealista que oferece mais controle em todas as posições e afeta todos os modos de jogo em Madden NFL 23. Alimentado por uma nova animação baseada em física e tecnologia de ramificação de animação, o FieldSENSE torna a jogabilidade mais autêntica, trazendo mais variedade e resultados realistas, orientados pela física.

Esta nova tecnologia ganha vida no Madden NFL 23 de quatro maneiras principais, por meio de novas mecânicas de controle que estamos chamando de: Hit Everything, Skill-Based Passing, 360° Cuts e WR vs DB Battles. Veja abaixo os detalhes:

Hit Everything

Segundo o feedback da comunidade, às vezes, tackles e colisões entre jogadores na jogabilidade de Madden NFL pareciam pré-determinados, levando a momentos de quebra de imersão e falta de controle total. Desta forma, foi construído o Hit Everything com foco em aliviar esses sentimentos. O Hit Everything oferece interações de jogabilidade emergentes combinadas com mais de 3.500 novas animações para dar a você o controle sobre cada impacto, ataque e colisão para resultados mais autênticos.

Skill-Based Passing

Toda semana, diversos quarterbacks nos deixam boquiabertos com seus diversos lançamentos precisos na NFL e a EA alegou que está dando vida a esses momentos em Madden NFL 23 através da nova mecânica de passe baseada em habilidade.

O passe baseado em habilidade (Skill-Based Passing) foi projetado para dar aos jogadores ainda mais controle sobre cada passe lançado, combinando um novo medidor de passe para ditar a força e trajetória no passe e um novo controle para precisão exata. Com o passe baseado em habilidade, agora é possível pode abrir os recebedores e colocar a bola onde só eles podem pegá-la. Desta forma, os jogadores terão a capacidade de fazer arremessos para trás, colocá-lo no local perfeito em uma rota de canto, acertar o recebedor para um desvanecimento da zona final ou soltá-lo sobre a defesa em uma sequência. O passe baseado em habilidade abrirá o ataque de uma maneira totalmente nova.

madden nfl 23
Imagem: Divulgação

360° Cuts

Os cortes de 360° dão aos jogadores controle preciso para acionar cortes em qualquer ponto enquanto correm com a bola. Anteriormente, os jogadores só podiam confiar na entrada do manípulo esquerdo para escolher entre cortes duros ou curvas arredondadas. Em Madden NFL 23, agora o jogador tem o controle para cortar quando e onde quiser, para que o portador da bola possa encontrar as pistas como o jogador as vê.

Segure LT/L2 ao correr com a bola enquanto muda de direção no manípulo esquerdo para executar a mecânica de cortes de 360°. O jogador poderá facilmente cortar uma corrida de volta, cortar as costas de um bloqueador ou fazer um corte em um espaço limitado. Seja um running back, um quarterback em fuga, um recebedor após uma recepção ou se estiver retornando um chute inicial ou uma interceptação, os cortes 360° oferecem controle total.

WR vs DB Battles

Por último, o conjunto de mecânicas de jogo que o FieldSENSE oferece ramifica os lançamentos e cortes do WR, contrações e contrações defensivas e uma nova mecânica de evasão defensiva. Essas mecânicas estão disponíveis em todos os modos de jogo, mas foram criadas especificamente com modos bloqueados por jogadores como Face of the Franchise: The League e Squads em Superstar KO e Madden Ultimate Team.

Cobertura de passe

A equipe da EA Sports alegou ter recebido muitos comentários no título do ano relacionados à cobertura do passe, onde agiram por meio das atualizações pós-lançamento. Como todas as temporadas na franquia, a equipe de desenvolvimento entende que os jogadores têm grandes expectativas para a defesa, especificamente a cobertura de passes e neste ano não é diferente, e a estão sendo solidificados gradativamente princípios básicos e fundamentais de cobertura com foco na cobertura de zona e na defesa de passes profundos.

Zonas de lançamento pontual

Foram apresentadas as zonas de ‘spot-drop’ como conceito principal de cobertura de zona dentro dos playbooks defensivos e da IA. Isso significa que, por padrão, todas as coberturas de zona usarão estritamente a lógica de zona de lançamento pontual e cobrindo uma área específica do campo, em vez de uma mistura de lançamentos pontuais e coberturas de partidas como tivemos no ano passado. O principal objetivo dessa mudança foi tornar a arte da jogada na tela de chamada de jogo a fonte real para os jogadores, para que eles possam prever melhor como suas zonas reagirão durante a jogada.

Os conceitos de cobertura da zona de jogo ainda podem ser acessados ​​por meio do menu de Ajustes de Treinador durante a seleção de jogo. Basta inverter o ajuste de treinador de cobertura de zona para ‘Partida’ para trazer de volta o conjunto de regras aprofundado para coberturas de partidas, aquelas que convertem de zona para homem durante o jogo, ao chamar especificamente os tipos de jogo de cobertura de partida.

madden nfl 23
Imagem: Divulgação

Novo comportamento Drift Logic para defensores em profundidade

Drift Logic é um novo comportamento de cobertura para os defensores em profundidade. Essa lógica impede que esses defensores sigam em campo sem ter uma ameaça. Isso evitará os lançamentos da ‘Terceira Janela’ em rotas de cruzamento em profundidade. O Drift Logic permite que o defensor reconheça um recebedor se aproximando de sua zona mais cedo.

Locomoção do defensor de zona

Foi feito um novo conjunto de animações de movimentos específicos de defesa e, juntamente com o suporte da IA, os defensores de Madden NFL 23 agirão de forma atlética e mais realista. Não só os defensive backs (DB) terão a aparência certa, mas essas novas animações de movimento também os levarão para onde querem ir com mais eficiência, tornando as janelas de passe contra a cobertura de zona muito mais apertadas.

Lógica de interrupção específica da rota

Também foram adicionados tempos de pausa dinâmicos para cada tipo de defensor de zona ao enfrentar rotas específicas. Zonas que deveriam remover rotas ou áreas específicas do campo agora quebrarão no arremesso mais rápido em relação a essas rotas do que contra rotas que as zonas não foram projetadas para bloquear. Um exemplo disso é uma zona plana quebrando agressivamente em uma rota plana, em vez de alavancar rotas mais profundas primeiro; outro está bem longe do terceiro defensor na cobertura 3, quebrando mais rápido quando uma rota lateral entra em sua zona.

Nova lógica de cobertura da endzone

Anteriormente, os defensores em profundidade faziam pequenos ajustes lógicos quando cobriam na end zone. Isso resultou em defensores se espremendo em rotas que quebram para dentro, ignorando os defensores da zona inferior, resultando nas linhas laterais e nos cantos da end zone sendo deixados abertos. Este ano, aqueles que estão fora dos defensores da zona profunda ficam do lado de fora e entram nas rotas de emergência ou na terceira janela. Eles deixam a rota vir até eles e então eles bloqueiam agressivamente o lançamento.

Pegada do defensive back (DB) x Swat

Com os defensores de cobertura de zona de Madden NFL 23 jogando de forma mais forte, foi ajustado o equilíbrio entre ‘lançar bola’, ‘controlar o recebedor’ e ‘golpear’ para que você veja os defensores usarem uma variedade maior de comportamentos quando a bola estiver no ar, em vez de sempre tentar a interceptação. Isso coincide com o ajuste de até que ponto os defensores podem ver a bola quando não estão de frente para ela e promove interações mais orgânicas no ar no ponto de captura, por meio da mecânica de ramificações FieldSENSE Hit Everything.

madden nfl 23
Imagem: Divulgação

Corrida de passe e contenção de quarter back (QB)

A equipe de Madden NFL 23 alegou que, mesmo tendo feito investimentos nos fundamentos de cobertura, os jogadores sabem que a cobertura de passe é tão boa quanto o passe rápido adiante. O que foi criado nesta edição é uma iniciativa maior de defesa de passes para Madden NFL 23, ajustando a corrida de passe para aumentar a pressão e refinando os esforços de desengajamento dos defensores para lidar com os quarterbacks móveis.

Saídas mais rápidas para todos os corredores de passe (pass rushers)

Os “pass rushers” agora vão sair da bola muito mais rápido em Madden NFL 23. Qualquer jogador de blitz terá tempos de atraso muito mais curtos para reagir ao snap que abre mais pressões do QB ao chamar jogadas de blitz. Além disso, novas animações para os bloqueadores e os pass rushers durante suas batalhas resultam na formação do bolso de forma mais natural e também em colapso mais rápido. Os QBs terão que entrar no pocket e/ou usar check-downs com mais frequência para tirar a bola de forma consistente antes que o passe rush chegue em cima.

Integridade no trajeto de corridas

Os pass rushers receberam novas atribuições de lógica e cartilha que melhorarão a integridade das trajetórias ao apressar o passador. Isso significa que cada trajeto será preenchido por um rusher, evitando ter vários rushers em uma única área, o que essencialmente permitiria que esses defensores se bloqueassem e os tirassem do jogo.

Melhorias

Parar QBs móveis sempre foi uma tarefa difícil para as defesas, tanto no jogo real, como no virtual. Para Madden NFL 23, foi adicionada uma nova IA e ajustados alguns dos comportamentos defensivos para dar à defesa ferramentas mais equilibradas para lidar com quarterbacks móveis.

Foram aprimoradas as animações de desengajamento para que os pass rushers se afastem dos bloqueadores mais rapidamente, tanto para bloqueios 1 contra 1 quanto para bloqueios de equipe dupla, para perseguir o quarterback quando eles forem lançados. Também melhoramos a IA de previsão para jogadores de contenção, para que eles sejam mais responsivos ao antecipar quando o QB vai decolar, para que possam reagir mais rapidamente e se colocar na posição adequada para fazer uma jogada.

Bloqueio

Para trazer equilíbrio e mais autenticidade, foram adicionadas novas animações de bloquei que funcionam em combinação. Algumas das novas animações trazem combates que ganham mais profundidade dentro e ao redor do pocket para que ele desmorone sem constantemente ter um defensor derrubando um bloqueio. Isso inclui animações em ambos os lados do pocket.

O Escape Artist foi retirado da lista passiva de Habilidades Superstar e agora é um X-Factor em Madden NFL 23. Assim que o jogador cumprir as condições do X-Factor no jogo para ativá-lo, o impulso concedido com o Escape Artist quando ativado será reduzido em relação aos anos anteriores. Ainda serão oferecidas a capacidade explosiva de criação de jogadas para quarterbacks móveis em abordagem mais equilibrada.

madden nfl 23
Imagem: Divulgação

Melhorias fundamentais ao jogo

Essas não são todas as melhorias fundamentais para Madden NFL 23, apenas as principais compartilhadas pela equipe da EA.

Pegadas

Novas animações de captura sensíveis ao contexto foram adicionadas para que, não importa onde o jogador coloque a bola com a nova mecânica de passe baseado em habilidade do FieldSENSE, a captura apropriada seguirá.

Lançar para o ponto de vantagem mais distante em uma rota de sequência com um passe baseado em habilidade permitirá que o receptor o pegue enquanto estende a mão por cima dos ombros. Se você arremessar para o ombro de trás de um receptor em uma sequência, verá novas animações de captura de ombro para trás. Também foram incluídas novas animações de captura ao lançar em rotas laterais e em direção às linhas laterais ou na end zone.

Playbooks

Em Madden NFL 23, os principais objetivos dos desenvolvedores para os playbooks se concentram em simplificar e diferenciar o conteúdo para melhor combinar com o conjunto de recursos de jogabilidade, além de adicionar novidades suficientes para agregar valor a jogadores novos e veteranos.

Defesa

Para combinar melhor a cobertura de passe e melhorias no alinhamento defensivo, foram refinadas as jogadas disponíveis nos conjuntos defensivos para ajudar a garantir que eles funcionem corretamente quando combinados com visuais ofensivos comuns. Na NFL, os coordenadores defensivos se esforçam para casar a cobertura e o alinhamento da frente para que estruturalmente possam funcionar sem a necessidade de muitos ajustes especiais.

O que isso significa para Madden NFL 23 é uma contagem menor de jogadas em cada set defensivo em comparação com os anos anteriores. Porém, a equipe de desenvolvimento acredita que os jogadores apreciarão que as jogadas disponíveis em cada set, que deverão aguentar melhor a perspectiva de alinhamento, cobertura de passe e defesa de corrida.

madden nfl 23
Imagem: Divulgação

Um exemplo disso, nos sets 3-4 e 4-3 Under, os jogadores perceberão que a maioria das jogadas disponíveis mostrará um único olhar fechado no meio do campo de alta segurança. Foram adicionadas novas jogadas, como Cover 2 Invert e Trap Blitzes que parecerão Cover 1 ou Cover 3 ao ataque. Essas novas jogadas complementarão as melhorias em nossa cobertura de passe de zona profunda.

Ataque

No lado ofensivo, o objetivo é focar no que as equipes realmente fazem em relação às suas contrapartes da vida real. No passado, equipes usavam formações de forma consistente, mas executavam apenas algumas jogadas e, portanto, essa formação seria preenchida com jogadas comuns compartilhadas em vários manuais.

Para Madden NFL 23, foram adicionadas as principais jogadas e conceitos que cada equipe da NFL mais usa, resultando em manuais mais concisos e um pouco menores, mais específicos e exclusivos da equipe.

Inteligência artificial dos quarterbacks (QBs)

Os quarterbacks da IA foram ajustados para diferenciar melhor o quão bem eles veem o campo sob pressão, dependendo de suas classificações. Quarterbacks com uma classificação de consciência mais baixa terão dificuldade em encontrar recebedores abertos e terão uma chance maior de arremessar para um alvo parcialmente coberto, permitindo que sua defesa faça uma grande jogada.

Lesões

Novas animações de lesões foram adicionadas aos jogadores. Também foram acrescentadas novas animações de lesões ao lutar no pocket, principalmente para que, quando ocorrerem lesões, a imersão não seja quebrada ao ver um jogador lesionado instantaneamente correndo de volta para o huddle. Quando um jogador se machuca durante o jogo, o jogador verá o comportamento apropriado quando ele for ao chão, permanecendo lá até que seja auxiliado fora de campo pela equipe.

Conteúdo de assinatura

Foram capturadas novas animações de assinatura para uma seleção dos melhores jogadores da liga, para adicionar algumas das mais recentes e melhores comemorações de grandes jogadas e touchdown vistas no dia do jogo. Além disso, mais animações de assinatura foram acrescentadas para que os jogadores corram para a end zone “tirando onda” com os adversários.

madden nfl 23
Imagem: Divulgação

Sobre Madden NFL 23

Trazendo novas maneiras de controlar seu impacto a cada decisão, Madden NFL 23 permite ao jogador dar as cartas no modo Franchise com total liberdade e atualizações lógicas nas transações. Jogue até alcançar seu lugar nos livros de história em Face of the Franchise: The League e reúna o elenco mais poderoso de todo o Madden Ultimate Team.

Os fãs que reservarem Madden NFL 23 All Madden Edition até 18 de agosto receberão vários benefícios, incluindo All-Madden Team Elite Player, acesso antecipado de 3 dias, 4600 Madden Points, direito duplo para atualizar para o PlayStation 5 ou Xbox Series Versão X|S, Desafios de Acesso Antecipado Exclusivos e mais. Além disso, os fãs mais ansiosos que encomendarem o Madden NFL 23 All Madden Edition até 22 de julho também receberão um item All-Madden Team Elite Player. Os assinantes do EA Play também podem jogar Madden NFL 23 antecipadamente com um teste de 10 horas começando três dias antes do lançamento, e desfrutar de benefícios exclusivos no jogo a cada mês.

Madden NFL 23 estará disponível mundialmente em 19 de agosto para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC, via EA app para Windows, Origin, Steam e Epic Games Store.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 9 Ago 2022.