Guia da Semana

Gênio, bilionário, playboy, filantropo“. Iron Man é um dos personagens mais incríveis do universo Marvel e agora, graças a Camouflaj e a Sony Interactive Entertainment, ele entra de cabeça no mundo do PlayStation VR com Marvel’s Iron Man VR. No game, a ideia é muito simples: você assume a armadura de Tony Stark e se aventura por uma história bem interessante (e longa!) envolvendo drones, Nick Fury e claro, alguns vilões.

Mas será que a aventura do herói fanfarrão funciona bem ao utilizar o PS VR? Além disso, será que a história é boa e cativante o suficiente, fazendo jus ao que conhecemos dos filmes e quadrinhos? Pois bem, é o que vamos ver em mais uma análise do Pizza Fria!

Tony Stark: um novo homem?

Tanto quanto nos filmes e HQs, em Marvel’s Iron Man VR, o icônico playboy Tony Stark passa por um processo de mudança muito interessante, que é justamente onde o game se inicia. Logo de cara, sem dar spoilers, claro, nos deparamos com a informação de que as Indústrias Stark não irão vender mais armamentos. Além disso, o controle da companhia é passado para a Pepper Potts, mulher de Tony. Porém, como nem tudo são flores na vida do herói, um novo vilão fantasmagórico aparece controlando as próprias criações das Indústrias Stark. A partir daí, a história mescla momentos de diálogos com muita ação, sendo uma experiência narrativa muito boa, sobretudo para um jogo de VR.

Porém, é interessante de se ressaltar que, embora o enredo conte com os vilões Fantasma e Laser Vivo, além de personagens como Nick Fury, a trama de Marvel’s Iron Man VR foca nas questões do homem por trás da armadura, onde é possível conhecer algumas questões do seu passado e várias de suas criações. Além disso, temos uma dimensão mais clara disso quando Tony se depara com Gunsmith, uma inteligência artificial criada por ele mesmo, baseado na sua própria imagem, refletindo seu narcisismo de outros tempos. Comparando ambos os personagens, podemos ver o quanto Tony Stark evoluiu em sua trajetória, o que traz um lado interessante, sobretudo para os fãs.

Porém, o lado herói não fica pra trás, tampouco o seu humor ácido. Muito pelo contrário, mesmo sendo um Iron Man mais contido, ele ainda tem seu lado fanfarrão. No geral, a história mescla momentos emocionantes com alguns um pouco arrastados, como em alguns diálogos ou caminhos. Porém, tudo é essencial para dar alguma profundidade a narrativa. Poderia ser melhor? Poderia, inclusive colocando uma maior variedade de inimigos, que são muito comuns e até um pouco repetitivos. Mas acredito que para um jogo de VR com mais de 10 horas de duração, o resultado é extremamente satisfatório!

I’m am the Iron Man!

Logo no início de Marvel’s Iron Man VR nos coloca em um voo livre para aprender as mecânicas de jogo. É simplesmente incrível a ideia de estar por trás da armadura do Homem de Ferro, sobretudo tendo uma grande liberdade para voar e atirar nos inimigos. No entanto, em alguns momentos, por termos tantos inimigos na tela e muitas coisas para lidar, nossa cabeça meio que se confunde, podendo ser meio frustrante (ou desesperador). Aliás, em meio a muitas ameaças, infelizmente o VR apresentou quedas de frames, algo que não deveria acontecer. Fora isso, as mecânicas de jogo respondem muito bem aos comandos. Com o tempo, você fica expert em desviar de tiros e a atacar múltiplos alvos.

Outro ponto interessante da gameplay é a possibilidade de customização da armadura, que apresenta diversos pontos de melhorias como nos canhões de pulso das mãos, os mísseis que saem do pulso, nos propulsores e etc. Além disso, é possível desbloquear com o tempo algumas skins de cores para a armadura. Sendo assim, você poderá escolher uma variedade de aspectos que melhor se adequem ao seu estilo de jogo e caso você queira testar antes de ir para a ação, é possível fazer uma série desafios de combate e de voo que dão uma prolongada a mais no tempo de jogo. No entanto, tais desafios não são obrigatórios para a continuidade da história.

Questões mais técnicas

Marvel’s Iron Man VR é um jogo bem feito e muito bonito. Contudo, o poder visual do VR reduz drasticamente a resolução do game, sobretudo se compararmos as imagens do dispositivo com a TV. Aliás, esse será um ponto essencial para que a Sony faça um sistema de qualidade para a nova geração. Mas observando o jogo em si, a parte gráfica não deve nada a de outros jogos dessa plataforma. Sobre a questão sonora, é impressionante a imersão obtida ao usar fones de ouvido. Nesse ponto, vale ressaltar a excelente dublagem em português brasileiro.

O sistema de calibração do VR no jogo também é muito bom, permitindo que o jogador se posicione da melhor forma possível, algo que faz uma diferença absurda no jogo. Ainda citando um pouco da questão da imersão, a possibilidade de visão do jogo é 360º, sendo possível configurar nos controles formas diferentes de se virar sem precisar ficar embolado na fiação do dispositivo de realidade virtual (que bem que poderia ser sem fio).

iron man vr
O ponto de vista do jogador. (Imagem: Divulgação)

Sobre bugs ou glitches, tive poucos problemas. Em um momento, me prendi em um lugar e não consegui sair, me custando o andamento da missão, algo que foi reparado pelo ponto de checagem. Em outro, o jogo simplesmente “crashou”, me obrigando a retornar e abrir tudo de novo. E aí entra um problema: as telas de carregamento são longas até em um PlayStation 4 Pro. Fora esses eventuais problemas, o jogo flui tranquilamente.

Vale a pena comprar Marvel’s Iron Man VR?

Marvel’s Iron Man VR é um jogo extremamente divertido. Mesmo com alguns pequenos erros e enredo que oscila entre muita ação e momentos narrativos um pouco arrastados, o game apresenta uma história boa e longa, me surpreendendo muito. Inclusive, acredito que essa tenha sido a minha experiência mais longa em jogos de realidade virtual com narrativa. Poder vestir a armadura de Tony Stark e enfrentar diversos inimigos é uma sensação única e vale muito a pena dar uma chance. Creio que para os fãs como eu, a sensação seja ainda mais especial, pois você pode “conviver” com diversos personagens da franquia e, de quebra, poder usar toda a força do Homem de Ferro.

*Review elaborada em um PlayStation 4 Pro equipado com PS VR, com código fornecido pela Sony.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 25 Out 2020.