Guia da Semana

O aguardado Microsoft Flight Simulator irá chegar nesta terça-feira, 18 de agosto, para PCs com Windows 10. Quatorze anos depois de Flight Simulator X, o título que oferece uma grande simulação de aviação retorna aos ares prometendo realismo e imersão de ponta. Mas será que deu certo? Aperte os cintos, porque mais uma review do Pizza Fria está decolando!

Flight Simulator é feito apenas para conhecedores da aviação?

Você provavelmente ficou impressionado com o que viu nos trailers do simulador; não se preocupe, eu também fiquei. E tive uma bela surpresa ao jogar pela primeira vez!

Totalmente traduzido e localizado para português do Brasil, o Flight Simulator é, além de tudo, um convite para descobrir a aviação e quem sabe se apaixonar por ela! As opções de dificuldade vão do fácil, que é totalmente assistido, com dicas e ajuda durante os voos, até o difícil, com uma experiência completamente imersiva de pilotagem, sem nenhuma assistência além do seu próprio talento.

Microsoft Flight Simulator
Imagem: Divulgação

Além disso, o jogo também conta com um treinamento de pilotagem, onde podemos aprender a partir do mais básico com a capitã Molina, que nos encoraja a aprender e assumir o controle da aeronave assim que estivermos seguros para isso. Obrigada por tudo, capitã!

É necessário um controle de manche para jogar o Flight Simulator? Apesar de garantir uma experiência mais próxima da realidade, também não é obrigatório; a minha experiência foi com o teclado e mouse, que tem um mapeamento padrão bastante intuitivo e permite que você personalize os seus botões. E se preferir, o simulador também oferece suporte à controles convencionais.

Viaje pelo Brasil e pelo mundo sem sair do lugar

Que o brasileiro adora coisas que incluam o Brasil, a gente já sabe. Então, se você for um desses, anime-se: é possível voar pelo nosso país e passar por pontos turísticos, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

No modo Mapa do Mundo, onde é possível criar a sua própria rota de voo, o Cristo é indicado na sua rota. E acontece da mesma forma com outros monumentos ao redor do planeta, em mapas repletos de detalhes e com visuais de tirar o fôlego, seja ao sobrevoar por um cenário natural ou em grandes cidades.

No total, Flight Simulator conta com 40 aeroportos na versão Deluxe Premium, 35 na versão Deluxe e 30 na versão Padrão. E é possível criar rotas de e para todos eles, abrindo assim quase infinitas possibilidades de voos.

E se você quiser apenas aproveitar a viagem, ainda temos o piloto automático ou copiloto, que navegam enquanto você aproveita a paisagem.

O controle é todo seu

Além disso, as opções de customização do voo são inúmeras, sendo possível inclusive mudar o clima, o horário de voo e efeitos de altitude em tempo real.

Mas se você estiver à procura de algo a mais, o modo Atividades traz desafios que testam as habilidades de pilotagem, como pousar perfeitamente nos mais variados tipos de aeroportos e condições de voo e os voos rasantes, que testam as habilidades de navegação enquanto voamos para um local remoto.

Microsoft Flight Simulator
Imagem: Divulgação

E ainda temos os eventos, que levam a competitividade às alturas com desafios para a comunidade alcançar o topo da tabela de classificação, com testes que mudam a cada duas semanas.

Todos os jogadores possuem o seu espaço em Flight Simulator, e todos os modos garantem muita diversão sem a palavra “entediante” entrar no seu radar, inclusive para iniciantes que desejarem se aventurar em um desafio aéreo pela primeira vez.

Do menor ao maior, o importante é chegar lá em cima

Com 30 modelos de aeronaves na versão Premium Deluxe, 25 modelos na versão Deluxe e 20 modelos na versão Padrão de Flight Simulator, é possível pilotar desde os “teco-tecos” que são rápidos e leves até gigantes dos ares, como um A320neo da Airbus, com toda a sua complexidade que testa os limites do piloto.

Além dos modelos base, o jogo abraça a comunidade e os mods serão mais que bem vindos no Flight Simulator, então podemos esperar que essa lista de aeronaves cresça ainda mais com o passar do tempo. E como criadores de conteúdo são criativos, mal posso esperar para ver o que teremos voando por aí graças aos mods!

Microsoft Flight Simulator
Imagem: Divulgação

Será que roda Flight Simulator?

Já que é uma experiência tão completa, é necessário falar da performance do título. Se você estava na internet em 2007, provavelmente ouviu falar do meme “Será que roda Crysis?”, apontando o fato de quem conseguisse rodar o jogo na sua qualidade gráfica máxima sem perder performance certamente era o dono de um PC poderoso. Então agora, o Flight Simulator é um forte candidato a ser o jogo para testar limites – o simulador será uma prova de fogo para PCs.

No entanto, o jogo possui muitas opções de personalização gráfica, o que suponho que permita que até mesmo computadores abaixo das recomendações mínimas consigam aproveitar do título, mas com o preço de gráficos menos impressionantes.

Ainda assim, seria ideal uma tecnologia como a DLSS da Nvidia para ajudar na performance do jogo sem comprometer muito. Além do uso intenso do processador e da placa de vídeo, o Flight Simulator ainda exige no mínimo 150GB de espaço. É um jogo que exige muito da máquina, mas entrega os visuais e o gameplay que promete.

Vale a pena comprar Microsoft Flight Simulator?

A experiência proporcionada é única, e arrisco dizer que estamos presenciando a nova era dos simuladores.

A Asobo Studios, desenvolvedora do sim, fez um trabalho brilhante ao criar uma experiência que é realista e imersiva o suficiente, mas sem deixar a diversão de um jogo de lado.

Se você é um apaixonado por simuladores, não pode deixar o Microsoft Flight Simulator passar. Se está curioso para descobrir como funciona, aproveite que a versão Padrão está no Xbox Game Pass e desbrave os céus.

Por fim, Microsoft Flight Simulator estará disponível para PC, via Steam e Microsoft Store, mas também faz parte da assinatura do Xbox Game Pass para PC.

*Review elaborada em um PC equipado com GeForce RTX, com código fornecido pela Microsoft.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Flávia Rodrigues, Pizza Fria

Atualizado em 16 Ago 2020.