Guia da Semana

A busca pelo monitor ideal pode ser um desafio! Com tantas opções e especificações no mercado, qual escolher? Hoje, trazemos a nossa avaliação sobre o Monitor Gamer Acer Nitro ZeroFrame 27′ 280Hz, para quem sabe te ajudar nessa escolha! Desbloqueie os seus FPS em mais uma review aqui no Pizza Fria!

Monitor Gamer Acer Nitro ZeroFrame 27' 280Hz
O Monitor Gamer Acer Nitro ZeroFrame 27′ 280Hz (Imagem: Divulgação)

Especificações e Ergonomia

A tela de LED, de 27 polegadas, vem em um monitor que, apesar de ser acrílico, é bem firme e não aparenta fragilidade. A base do monitor também é do mesmo material, e permanece também firme na mesa; em comparação com o meu outro monitor, que desliza facilmente sem muito esforço, o Acer Nitro ZeroFrame não oferece tanto risco de escorregar na mesa, principalmente na hora da limpeza, por exemplo.

Monitor Gamer Acer Nitro ZeroFrame 27' 280Hz
Lá em cima! (Imagem: reprodução)

A montagem do monitor na base foi bastante simples, podendo ser realizada por qualquer tipo de usuário! Tranquilamente e em poucos minutos eu já estava com o monitor montado e pronto para uso, inclusive com ajustes de altura de 120mm, giro de 360º e inclinação que vai entre -5º e 25º, que ao ajustar na altura dos olhos, ajuda bastante a diminuir o cansaço físico de passar muito tempo na frente do computador, seja jogando ou trabalhando.

Monitor Gamer Acer Nitro ZeroFrame 27' 280Hz
O giro de 360º permite que você jogue de qualquer ângulo, literalmente! (Imagem: Reprodução)

Imagem

O Acer Nitro ZeroFrame, seja conectado no HDMI ou DisplayPort, oferece nas configurações padrão uma imagem nítida e com um bom contraste de cores, principalmente do preto. Ainda assim, as configurações do monitor permitem que o usuário melhore ainda mais a imagem, principalmente com ajustes nos mesmos contrastes e tons de preto, além da minha configuração favorita – a Super Nitidez, que como o nome já sugere, aumenta ainda mais a clareza da imagem com uma nitidez que, apesar de suave aos olhos, faz bastante diferença em comparação com a opção desligada.

Monitor Gamer Acer Nitro ZeroFrame 27' 280Hz
Os modos de imagem do monitor (Imagem: Reprodução)

A cereja do bolo na imagem do Nitro ZeroFrame está no modo HDR: fácil de ativar, em poucos segundos você estará com uma das melhores qualidades de imagem possíveis em um monitor. Os brancos são perfeitos e os pretos são bem contrastados, além da saturação perfeita de cores, deixando todas as imagens vivas e belíssimas.

E o HDR não funciona apenas em aplicações específicas – o Windows 11, apesar de problemático com o modo, adapta a opção em praticamente todos os programas. Sites de vídeo, como o YouTube, também detectam o HDR ativado, e em vídeos enviados com essa opção o HDR já é ativado automaticamente. É nítida a diferença, e assim como as altas taxas de atualização, uma vez dentro do mundo do HDR, é difícil querer algo que não esteja com uma imagem tão bem definida e tão vibrante.

Taxas de Atualização

Como o próprio nome do monitor já diz, o Nitro ZeroFrame chega até aos 280Hz, o que proporciona uma fluidez de imagem impressionante. Pelas configurações do Windows, é possível ajustar a taxa de atualização de acordo com as necessidades do usuário; mas uma vez que você se acostuma com a fluidez de imagem que a maior taxa de atualização proporciona, fica difícil querer voltar para algo abaixo dos 280Hz! Não apenas em jogos, uma taxa maior também ajuda quem usa outros periféricos de trabalho como mesa digitalizadora, já que a fluidez dos movimentos na tela também aumenta, ajudando na precisão.

Os únicos pontos negativos, porém, são o leve ghosting do cursor, ou seja, uma “sombra” do cursor do mouse ao arrastá-lo de um lado para outro da tela, mas que não afeta nos jogos, e o próximo é exclusivo de usuários NVIDIA, já que o monitor não oferece suporte ao G-Sync da marca, impossibilitando que a taxa de atualização se ajuste de acordo com o jogo aberto; porém, ponto positivo para os usuários AMD, já que o monitor suporta o FreeSync da marca.

Monitor Gamer Acer Nitro ZeroFrame 27' 280Hz
Infelizmente, o G-Sync da NVIDIA não está disponível – já o FreeSync da AMD é compatível no monitor (Imagem: Reprodução)

Como Funciona: Em Jogos

O Acer Nitro ZeroFrame é, definitivamente, um monitor para jogos. Com as altas taxas de atualização, imagem perfeita em HDR e opções de configuração específicas para jogos como ação, corrida e esportes, é fácil perceber como tudo no monitor foi projetado para ajudar o jogador a alcançar a máxima performance em todos os jogos.

No entanto, para isso, é necessário que a máquina também atinja as performances necessárias para extrair tudo o que o ZeroFrame pode oferecer – como estou em uma máquina high-end, jogos competitivos como Valorant e Fortnite chegam nas suas configurações máximas ainda entregando altos frames por segundo (FPS), e acima dos 200fps o Nitro ZeroFrame brilha, possibilitando que o jogador sempre tenha os melhores tempos de reação possíveis.

Monitor Gamer Acer Nitro ZeroFrame 27' 280Hz
Em ação: Valorant! Se a imagem é bonita assim por foto, imagina dentro do jogo? (Imagem: Reprodução)

Porém, como mencionado anteriormente, é possível ajustar a taxa de atualização do monitor pelas configurações do sistema operacional, então mesmo que o seu PC chegue a 60 ou 75 frames por segundo, o Nitro ZeroFrame também pode ser ideal para você com as ótimas imagens que oferece.

E se você não é um jogador de PC mas está na nova geração dos consoles, o Nitro ZeroFrame também pode ser uma ótima opção, já que além das opções de imagem como o HDR, os donos de Xbox Series X e PlayStation 5 também podem aproveitar as altas taxas de atualização do monitor, de acordo com o suporte de cada jogo!

Como Funciona: Trabalhar com Imagem e Vídeo

Apesar de ser projetado para jogos, o Nitro ZeroFrame também funciona perfeitamente como um monitor para trabalho com imagens e vídeos, já que as imagens nítidas e muito bem contrastadas ajudam na edição de imagens, correção de cores e pós-produção. Enquanto testava o monitor, também usei para uso no trabalho – justamente com edição -, e as artes que produzi melhoraram significativamente depois que comecei a fazê-las nas cores vivas do monitor. Além disso, como também mencionado anteriormente, nunca foi tão suave usar uma mesa digitalizadora, já que as altas taxas de atualização também suavizaram os movimentos da caneta na tela.

HDR e o Windows 11

Apesar do modo HDR trazer imagens lindas e nítidas no monitor, com um bom contraste, o Windows 11 ainda enfrenta problemas com esse modo. Ao gravar vídeos ou tirar capturas da tela (screenshots/print screen), a luminosidade da imagem não é compensada, deixando o usuário com um vídeo/foto completamente estourados. No entanto, os jogos que suportam HDR são automaticamente ativados pelo Windows assim que o jogo é iniciado e detectado pelo sistema. Vamos torcer para que em futuras atualizações o sistema operacional seja melhorado e nos permita utilizar o máximo dessa função fantástica desse monitor.

Monitor Gamer Acer Nitro ZeroFrame 27' 280Hz
Até com jogos compatíveis, o Windows 11 ainda não está otimizado para captura de imagens no modo HDR (Imagem: Reprodução)

Vale a pena o Monitor Gamer Acer Nitro ZeroFrame 27′ 280Hz?

Em uma resposta simples e direta: sim! Vale muito a pena o investimento em um monitor como o Acer Nitro ZeroFrame 27′ 280Hz: além de ser robusto, ele é completo e atende a praticamente todos os tipos de usuários, dos casuais aos entusiastas, e todos que prezam por qualidade de imagem. Os problemas pontuais, como o leve ghosting do cursor em alguns momentos e o HDR, que é completamente do lado do sistema operacional e não do monitor, não apagam de forma alguma o brilho – e que brilho! – do Acer Nitro ZeroFrame.

O Monitor Gamer Acer Nitro ZeroFrame 27′ 280Hz está disponível na loja oficial da Acer, por R$ 2.499,00.

*Review elaborada com monitor cedido, por empréstimo, pela Acer.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Flávia "Cassiopeia", Pizza Fria

Atualizado em 28 Abr 2022.