Guia da Semana

A NVIDIA anunciou nesta terça-feira, 4, em sua apresentação para a CES 2022, os planos para o futuro da empresa ao longo deste ano. O principal destaque foi o anúncio da GeForce RTX 3090 Ti, que apesar de não estar disponível no Brasil, promete ser a placa mais potente do mercado, com 40 TFLOPS de potência, 78 RT Teraflops, 320 Tensor Teraflops e 24 GB de memória GDDR6X mais rápida com clock de 21 Gbps.

No entanto, a apresentação não ficou restrita somente a revelação da GPU. A NVIDIA confirmou que mais de 160 modelos de notebooks para jogos estão sendo lançados, contando com a revolucionária arquitetura NVIDIA Ampere, com RT cores de segunda geração para Ray Tracing e Tensor Cores de terceira geração para a tecnologia DLSS e IA, resultando nos laptops mais finos e leves de todos os tempos. Com base na última geração de CPUs, esses laptops oferecem uma ampla gama de vantagens, como telas duplas ou de 14 polegadas, muitas com G-SYNC e 1440p.

A NVIDIA também apresentou novos modelos da GeForce RTX 3080 Ti e da GeForce RTX 3070 Ti, que agora contam com novos níveis de desempenho. A RTX 3080 Ti para notebooks traz a classe 80 Ti de placas de vídeo para laptops pela primeira vez. Apresentando 16GB de memória GDDR6 mais rápida já enviada a um notebook, ela promete um desempenho superior do que a NVIDIA TITAN RTX para desktops.

Já a nova GeForce RTX 3070 Ti é até 70% mais rápida do que os notebooks com RTX 2070 SUPER e pode entregar 100 quadros por segundo com resolução a 1440p. Os notebooks equipados com essas duas novas GPUs estarão disponíveis a partir de 1º de fevereiro. Ainda não há informações de preço e disponibilidade no Brasil.

A GeForce RTX 3050

Ao apresentar sua placa mais potente com RTX já criada, a NVIDIA também revelou a GeForce RTX 3050, a primeira GPU de desktop de classe 50 a alimentar os mais recentes jogos em Ray Tracing a mais de 60 quadros por segundo. A empresa quer tornar o Ray-Tracing o novo padrão em jogos, sendo mais acessível do que nunca.

Os dados apresentados pela NVIDIA apontam que 75% dos jogadores ainda jogam em GPUs GTX, e a RTX 3050, que também inclui RT cores de segunda geração, bem como Tensor cores de terceira geração para DLSS e IA, é uma oportunidade para fazer o upgrade. Ela chega com 8GB de memória GDDR6 e estará disponível em 27 de janeiro nos parceiros mundiais da NVIDIA.

10 novos jogos RTX

A empresa também anunciou 10 novos jogos RTX, que utilizam do Ray Tracing acelerado por GPU e/ou DLSS, tecnologias que garantem um nível maior de realismo. Os novos títulos incluem:

  • The Anacrusis (DLSS)
  • The Day Before (DLSS, reflexos por Ray Tracing, oclusão de ambiente e Iluminação Global com NVIDIA RTX)
  • Escape from Tarkov (DLSS)
  • HITMAN III (DLSS)
  • Midnight Ghost Hunt beta (DLSS)
  • Phantasy Star Online 2 New Genesis (DLSS)
  • Rainbow Six Extraction (DLSS)
  • Ratten Reich (DLSS, reflexos por Ray Tracing, sombras e Iluminação Global NVIDIA RTX)
  • SUPER PEOPLE (DLSS, Iluminação Global NVIDIA RTX)
  • Voidtrain (DLSS, reflexos por Ray Tracing, Iluminação Global e oclusão de ambiente)

Além disso, o Reflex também ganhou uma nova lista de jogos compatíveis, incluindo:

  • God of War
  • Grit
  • iRacing, a estreia mundial do simulador de corrida
  • Midnight Ghost Hunt
  • Rainbow Six Extraction
  • Super People

Por fim, a NVIDIA também revelou um novo trailer de Dying Light 2 Stay Human, que chega no dia 4 de fevereiro de 2022 com DLSS, Ray Tracing com iluminação global, reflexos e sombras.

GeForce NOW

Já o GeForce NOW também ganhou novidades. A partir de hoje, Battlefield 4 e Battlefield V estão disponíveis para serem jogados na plataforma. Smart TVs da Samsung também vão ganhar o aplicativo nativo para rodar o serviço a partir do segundo trimestre deste ano, seguindo o lançamento beta do mês passado do aplicativo GeForce NOW para TVs LG 2021 WebOS Smart.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Lucas Soares, Pizza Fria

Atualizado em 5 Jan 2022.