Oddballers, recentemente lançado pela Ubisoft, é um jogo que remete à uma brincadeira de infância muito querida de muitos brasileiros: a queimada. O game que se propõe notadamente ser um party game com um visual bem colorido e muito alto astral, vem numa pegada bem Overcooked, Moving Out e Fall Guys, tanto graficamente quanto na questão da diversão e “tensão”.
Mas as semelhanças param por aí: Oddballers tem uma “assinatura” bem diferenciada, pois é focado pra ser um título essencialmente versus (com a exceção de alguns mini games de equipes) em um ambiente premeditadamente caótico. Quer saber o que achei do título? Vem comigo em mais uma review do Pizza Fria!
Conhecendo Oddballers
Essencialmente, em Oddballers, somos personagens com skins diversas tentando acertar os “amiguinhos” com bolas, barris, peixes, TNT e tudo que encontrarmos pela frente! Antes de entrarmos em ação, “aterrissamos” em um menu interativo, onde podemos trocar nossas skins, treinar jogar as coisas no “amiguinho” e os comandos básicos do jogo, e etc. Após concluída esse “aproach” inicial, podemos “setar” o game em quatro ou seis jogadores (podendo ser pessoas em modo local ou online, ou IAs com níveis de dificuldade personalizáveis), bem como cenário e etc. Dito isso, podemos personalizar a partida escolhendo os temas e tipos de minigames, ou deixar no modo básico , “sortido”.
Como dito anteriormente, Oddballers traz uma emoção deliciosamente caótica. Pois é frenético sair atirando coisas e ao mesmo tempo esquivando dos mais estranhos e cômicos objetos. Todavia, logo de início da gameplay encontrei o que, até o momento desta escrita, julgo ser um sério problema: a dificuldade absurda de achar partidas online! De início, achava que pudesse ser por um problema pontual da rede ou algo assim, mas aos poucos fui percebendo que, de fato, temos poucos players jogando atualmente (o que podemos “discutir” mais tarde) ou o jogo em si possui um “search engine” falho, digamos assim. E olha que estávamos falando de um título que é crossplay (e nesse ponto, parabéns pela escolha da Ubisoft)!
Quando a bola quica?!
Sanada (ou não) essa frustração, me vi tendo que testar OddBallers com IA. Que, convenhamos, tira todo o brilho do jogo, não é mesmo? Obviamente que ter opções de IA e o próprio uso para preencher lacunas na falta de jogadores humanos é ótimo… Todavia, pela “vibe” de Oddballers, que notadamente foi moldado para jogar com pessoas e gerar risadas e discórdia, como nos couch multiplayers “das antigas”.
Falando em couch multiplayer, mais um ponto a ser destacado: é um game que privilegia e estimula e juntarmos uma “penca” de controles e chamar uns amigos para divertir! E neste ponto, o Xbox e o Switch se sobressaem ao PlayStation, visto que podemos ter seis pessoas jogando no mesmo console (enquanto no PS, por exemplo, somente quatro)! Confesso que estou cheio de expectativas de poder juntar mais 5 amigos para jogar, visto que considero ser a essência do título este modo de multiplayer.
Todavia, apesar de ainda não ter tido essa experiência “com casa cheia”, de ter sido frustrado por falta de jogadores online e também de achar que a IA não substitui a diversão provida por um humano, consegui ter bons momentos com os sarcasmos visuais do jogo, bem como os mini games “non-senses” Por exemplo: além dos diversos minigames de queimada, temos também um em que temos que pescar e jogar freneticamente o peixe em um repositório em maior velocidade e quantidade que o amiguinho; em outras situações formamos equipes para jogarmos uma partida de “handball”, por exemplo…
Em outros momentos temos que nos vestir dos mais caricatos bichos (como rato, galinhas e etc) e resistir mais tempo que os demais adversário; em outro mini game temos que ser os primeiros a cortar mais pelo de ovelha e por aí vai. Neste quesito, OddBallers acerta em ter uma variedade interessante, deixando as partidas surpreendentes e combatendo um possível tédio provocado por repetições.
Mais uma vez, vale destacar que, em função dos problemas de achar jogadores online da falta de oportunidade de ter mais cinco amigos para jogar… tive boas experiências jogando com minha esposa e meu pequeno filho, que, apesar da pouca idade, interagiu e achou graça dos animais e da vibe do jogo cheio de cores e dinâmica descontraída. Em outras palavras, OddBallers tem outra “alma” quando jogado em companhia.
Apesar de ter saído com pouco “alarde” (leia-se pouca “publicidade”) e com um preço razoável… talvez tenha sido ainda pouco atrativo em termos de “custo benefício” para o público geral. Juntando isso (ou por causa disso) às dificuldades de se achar rede e a impossibilidade de compra-lo na Steam, que é a loja online mais popular de PCs, leva Oddballers a ter que, na minha visão, se reinventar se quiser extrair uma limonada deste “belo limão”.
Digo isso pois, como dito anteriormente, OddBallers é divertidamente caótico e tem tudo para agradar aos apreciadores de party games, sobretudo em tela dividida. Resta saber se conseguiremos um ciclo de vida extenso e/ou uma alteração/adição no marketing dele para que possa angariar mais jogadores e mostrar seu próprio brilho. Apesar dessas questões, o game é bem “honesto” em oferecer uma experiência , digamos, “completa”, deixando para os players desbloquearem, seja jogando, ou seja comprando, mais a questão de itens cosméticos mesmo, o que deve agradar as pessoas de uma maneira em geral.
Vale a pena comprar Oddballers?
Oddballers é um jogo bem amarradinho e assertivo. Por um lado, por ter trazido “de volta” um bom título para se jogar dividindo tela e sofá, agradando “nostálgicos” deste estilo, bem como quem vivenciou as brincadeiras de queimada, podendo render horas de diversão! Do outro lado, contudo, fica a frustração da dificuldade , até a presente data, de se achar pessoas conectadas. Neste sentido, temos um bom jogo com um grande potencial que, pode ser explorado ou abandonado. Veremos, na torcida de que ele prospere e ganhe os lares e corações de quem gosta de rir e se divertir com os amigos.
OddBallers está disponível para Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4 e PC, via Ubisoft Connect e Epic Games Store, a partir de R$ 99,90.
*Review elaborado no Xbox Series X|S, com código fornecido pela Ubisoft.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Rodrigo Arbex, Pizza Fria
Atualizado em 14 Fev 2023.