Guia da Semana

Alguns jogos não precisam de muita coisa, como uma história enxuta, para serem divertidos. E Orcs Must Die! 3 é um bom exemplo, focando muito mais aspectos como diversão e jogabilidade, algo que já vinha ocorrendo na franquia desde o seu lançamento, em 2011. O novo game da Robot Entertainment lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Google Stadia e PC, via Steam segue sendo simples e direto.

Ele consiste em um tower defense em terceira pessoa onde você encarna um personagem, escolhe suas armas e armadilhas, que devem ser colocadas pelo mapa para conter as hordas de orcs insanos e outras criaturas que desejam entrar no reino. Porém, algumas novidades estão presentes em Orcs Must Die! 3, e irei tratá-las nesta análise. Confira!

Derrube todos eles!

Sem uma história profunda sobre a guerra contra os orcs, ainda que as Campanhas do jogo façam menções a eventos e a personagens, Orcs Must Die! 3 carece deste aspecto, como disse acima. Mas realmente, isso não chega a ser um problema, pois não compromete a jogabilidade. Porém, um enredo seria interessante para nos envolver melhor nos combates contra os ogros.

Orcs Must Die! 3 é bem simples em sua premissa, mas cada partida conta com variações. E para isso, você terá de calcular bem onde armar cada arapuca e ser bom de mira. E realmente, a mira faz muita diferença, pois os danos que atingem a cabeça dos rivais causam são bem mais altos do que em outras partes do corpo, sobretudo em criaturas enormes como trolls ou ogros de armadura, que dão um trabalhinho a mais.

Além disso, você deverá ficar atento nos vários portões de onde as hordas inimigas podem sair, pois caso você deixe um lado sem defesa, a coisa pode ficar bem complexa. E olha, os níveis contam com uma distribuição bem doida justamente para nos desafiar.

orcs must die 3
Espere por inimigos saindo de todos os lados! (Imagem: DIvulgação)

Seja nas Campanhas ou nos Desafios Semanais, o nível de dificuldade varia bastante. Para que seja possível dar conta, os jogadores devem sempre comprar novas armadilhas e as atualizar com características que mais se adequem nas suas táticas. Somando isso ao aprimoramento dos armamentos disponíveis, a tarefa de aniquilar os inimigos fica bem mais fácil. E em Orcs Must Die! 3 o nível de destruição é ainda nos mapas de Cenário de Guerra, onde hordas gigantescas atacam castelos em que as únicas defesas que existem estão em suas mãos: grupo de arqueiras, plataformas gigantes que jogam os inimigos para longe, catapultas… Vale tudo para conter os ataques!

Novidades e modos de jogo

Juntamente dos Cenários de Guerra, novo tipo de mapa e grande novidade em Orcs Must Die! 3, existem também modos interessantes para além da já conhecida Campanha. Os Desafios Semanais, apresentam níveis variados e mudam semanalmente, contando com um Hall da Fama para os jogadores; já no modo Infinito, você deve lutar até onde puder, tentando sempre conter as infinitas ondas de inimigos e, por último o modo Ladeira (que só é liberado ao conseguir fechar a primeira parte da Campanha), onde nossa tarefa é lutar contra orcs que evoluem gradativamente, ao mesmo tempo em que também ganhamos modificadores para fortalecer nosso personagem.

Alguns desses modos podem ser jogados também em modo cooperativo, dando mais uma sobrevida a Orcs Must Die! 3. Essa variedade é bem interessante e dá um nível maior de variabilidade ao jogo. Além disso, nos ajuda a conseguir mais caveiras, espécie de moeda utilizada para bancar as atualizações de armas e armadilhas disponíveis no menu entre as partidas. Dentro do jogo, acumulamos pontos para comprar as armadilhas e outros apetrechos, sendo essa economia importante para criar boas defesas.

orcs must die 3
Capriche nas armadilhas e na mira! (Imagem: DIvulgação)

Os variados modos e os Cenários de Guerra são boas adições à franquia, que mantém suas principais características de jogabilidade, mas que também não deixa de inovar e trazer novidades.

Gráficos e outros aspectos

Uma coisa que me chamou a atenção logo de cara em Orcs Must Die! 3 foi o menu principal, que mostra um grupo de ogros ranzinzas nos encarando em excelentes gráficos cartunescos, uma característica bem interessante da franquia. Aliás, os aspectos visuais do jogo são muito condizentes com toda a proposta da franquia, sendo bonitos, leves e bem elaborados desde os mapas tétricos, até a variedade de inimigos que surgem sem parar pela tela. Desta forma, esse ponto é um dos que mais me chamou a atenção.

O som do jogo também não fica atrás, condizendo com a proposta meio “engraçada” de sua atmosfera. Por vezes você poderá ouvir um orc berrando ao sair voando por conta de uma das armadilhas. Nestes quesitos, não tenho do que reclamar. Bugs e eventuais problemas como crashes também não aconteceram. Travamentos também não foram percebidos ao longo da jogatina. Orcs Must Die! 3 é um jogo bem “redondinho” não apresentando nenhum problema de erros ou desempenho.

orcs must die 3
A qualidade audiovisual de Orcs Must Die! 3 deve ser ressaltada! (Imagem: DIvulgação)

Vale a pena comprar Orcs Must Die! 3?

Hoje em dia temos um exagero de jogos sendo lançados, e isso nos limita de conhecer esses títulos menos conhecidos. No entanto, Orcs Must Die! 3 apresenta uma jogabilidade muito simples e divertida, ao passo que apresenta desafios consistentes e uma variedade de modos interessante. E isso por si só é agradável demais. Porém, é como eu disse ao longo da análise: o jogo é um tower defense e não tem muito pra onde fugir, sendo os objetivos sempre os mesmos, variando apenas o mapa, a dificuldade entre as hordas e as armadilhas utilizadas. Pra mim, foi mais do que suficiente.

Resumindo, Orcs Must Die! 3 é um jogo bem simples, mas distante de ser simplório. Proporciona bons momentos e, ao mesmo tempo, nos desafia, algo proporcionado por sua jogabilidade leve e gostosa. Ver o realm lotado de inimigos pode ser uma experiência meio frustrante, mas se fosse fácil demais, também não teria graça. E nisso o jogo é bem equilibrado. Portanto, se você está sem algo para jogar ou não quer ter tanto estresse, Orcs Must Die! 3 pode ser uma boa escolha para passar o tempo sozinho ou com algum amigo.

*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Robot Entertainment.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 9 Ago 2021.