Guia da Semana

Nesta sexta-feira, 22 de maio, é comemorada uma data muito especial para o mundo dos games. Afinal, o nosso “vovô” favorito dos jogos eletrônicos, o Pac-Man, completa 40 anos! Nascido nesta data, em 1980, Pac-Man imediatamente caiu nas graças do público, alcançando um sucesso meteórico nos fliperamas com seu jogo, além de conquistar espaço na cena pop com o sucesso musical “PAC-MAN Fever” e sua enorme quantidade de aparições em produtos e no meio de entretenimento nos anos 80 e 90. Com uma taxa de identificação de marca de 90% no mundo todo, a imagem de Pac-Man é uma das mais reconhecidas do planeta.

Assim, para celebrar este dia em grande estilo, trazemos algumas novidades reveladas por diversas empresas como um presente aos fãs. Bora conferir?

Numskull Designs lança edição limitada de mini fliperama

Abrindo as comemorações do aniversariante do dia, a NumSkull Designs anunciou o lançamento de uma série de fliperamas do Pac-Man muito especial. Em parceria com a BANDAI NAMCO, a empresa oferece diversos designs únicos de gabinetes, cada um deles contando ainda com um autógrafo do criador original do jogo, Toru Iwatani!

Caso queira garantir uma relíquia dessas para sua coleção, é melhor correr. Os fliperamas terão fabricadas apenas 256 unidades, representando o número de fases do jogo. Os arcades serão vendidos pela bagatela de US$ 350, ou cerca de R$ 2000 na cotação atual, porém depois de esgotados devem ter preços ainda mais altos entre os colecionadores. Você pode comprá-los no site da Numskull.

NVIDIA celebra recriando Pac-Man com inteligência artificial

A NVIDIA chegou com uma ideia de celebração um tanto quanto… inusitada. Seus pesquisadores utilizaram a IA da empresa, chamada GameGAN, para recriar Pac-Man do zero. Assim, você pode conferir o resultado no vídeo a seguir.

O que mais impressiona, no entanto, é que a IA não utiliza de nenhuma engine ou pacote pré-montado de criação de jogos. Ao invés disso, ela apenas “entendeu” o funcionamento do jogo assistindo a 50 mil partidas, e recriou sua dinâmica utilizando redes neurais. Chega até a ser assustador, não acham?

A história completa do “come-come” vira livro

Com uma longa jornada de sucesso, e uma história de ícone único do mundo dos games, Pac-Man vai se transformar em livro. A empresa Cook and Becker, famosa por fazerem artes e produtos para grandes jogos, anunciou a chegada desse ano de um livro oficial do amarelinho.

O livro mergulha nos arquivos da Bandai Namco para trazer a história completa do título, além de trazer artes e designs históricos e exclusivos. Ele estará disponível para pré-venda no mundo todo em julho, e será lançado ainda este ano. Para saber mais, acesse o site da Cook & Becker.

Pac-Man e Minecraft se unem!

Além disso, outra novidade do 40º aniversário de Pac-Man é que o personagem fará uma aparição especial em um DLC de Minecraft, que permitirá que jogadores criem labirintos no jogo a partir de hoje.

Também tem novo jogo!

Por fim, a BANDAI NAMCO também aproveitou a data para lançar PAC-MAN LIVE STUDIO, um novo game da franquia. Ele permitirá que até quatro jogadores disputem pela sobrevivência em um labirinto enquanto tentam levar o título de maior comedor de pastilhas. O título foi anunciado para PC e será lançado na plataforma de jogos Twitch, em parceria com a Amazon Games. Os jogadores poderão criar e compartilhar seus próprios labirintos PAC-MAN com amigos online, ou disputar partidas do jogo clássico, caso queiram. O game tem previsão de lançamento para junho, será gratuito e rodará direto no navegador.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Sérgio Barbosa, Pizza Fria

Atualizado em 22 Mai 2020.