Guia da Semana

Desenvolvido pela P-Studios, um estúdio de desenvolvimento interno da Atlus e lançado no final de março de 2020 exclusivamente para PlayStation 4, Persona 5 Royal é um envolvente JRPG ao estilo anime com intensas batalhas de turno, muitas horas de leitura e diversão. Também pudera! O jogo é a versão expandida de Persona 5, que se tornou um dos mais aclamados JRPGs de todos os tempos.

Antes de mais nada, o que é Persona? Segundo a teoria de C.G. Jung, é a personalidade que o indivíduo apresenta aos outros como real, mas que, na verdade, é uma variante às vezes muito diferente da verdadeira. É nesse ritmo que você vai vestir a máscara do Joker e se juntar aos “Phantom Thieves of Hearts“. Pronto para se libertar dos padrões da sociedade moderna e planejar grandes golpes?

A história de Persona 5 Royal

Em Persona 5 Royal, vestimos a máscara de Joker, um jovem em liberdade condicional, acusado de agressão após defender uma mulher que estava prestes a ser abusada por um bêbado na rua.

Sendo assim, nosso protagonista é enviado para a casa de um amigo da família chamado Sojiro Sakura, dono de uma cafeteria em Tókio, para estudar na academia Shujin.

Após um sonho estranho, Joker adquire um aplicativo capaz de levá-lo a um mundo diferente, uma realidade conhecida como Metaverso. Nesse lugar as pessoas mostram seus verdadeiros sentimentos de acordo com suas próprias vontades.

No dia seguinte, sem entender muita coisa do sonho, nosso protagonista e um recém conhecido, chamado Ryuji, se encontram vagando por um palácio desconhecido. Curiosamente, esse palácio se encontra no lugar da nova escola de Joker.

Conforme avançam, eles encontram a gata falante Morgana, que explica a situação para eles: aquele Palácio é, na verdade, a representação da escola pelos olhos de Kamoshida, o professor de educação física dos jovens. Tal representação retrata os alunos como escravos, e Kamoshida como soberano que pode fazer o que bem quiser com eles.

Além disso, ela explica que o Metaverso está conectado ao mundo real. Dessa forma, eles poderiam acabar com a tirania do professor se juntos, conseguissem roubar os “tesouros” do castelo.

Esses tesouros são as raízes emocionais dos comportamentos do governante, assim, roubar os tesouros, mudaria o coração de Kamoshida, fazendo ele se arrepender de seus crimes.

Após despertarem suas Personas, quase serem expulsos da Academia Shujin e solucionarem o problema de abusos do educador, Ryuji, Joker, Ann e Morgana formam o grupo “Phantom Thieves of Hearts“, para roubar a maldade dos corações corrompidos e fazer uma verdadeira reforma na cidade.

Gráficos e outros detalhes

Para quem ainda não sabe, a versão original de Persona 5 foi lançada pela ATLUS em Setembro de 2016, para PlayStation 3 e PlayStation 4. Persona 5 Royal é a versão definitiva do jogo, trazendo correções, melhorias gráficas e muitas novidades, tornando a experiência de uma jogatina muito mais envolvente e fluída.

Dentre as novidades em relação ao game original temos novas Personas, um terceiro ano escolar, novas áreas exploráveis, novos inimigos, novos personagens jogáveis e novos finais.

Persona 5 Royal
Comparação gráfica entre Persona 5 e Persona 5 Royal feita em um PlayStation 4 Pro

Além das cenas em anime e as animações dos personagens que são de extrema qualidade, as músicas e a ambientação do jogo estão simplesmente sensacionais. Os palácios, o metrô, as lojas, a cidade, tudo é vivo e muito detalhado, todos os cenários estão muito bem construídos e ambientados.

Gameplay

Acordar, estudar, arrumar o quarto, preparar um café, ler e lavar louças. Tudo isso e muitas outras tarefas que fazem parte do nosso cotidiano precisam ser realizadas no jogo, que possui um relógio e calendário que registra as horas, os dias da semana e do mês.

Cada ação interfere diretamente em nosso personagem, estudar aumenta o conhecimento, fabricar ferramentas aumenta a proficiência, trabalhar aprimora o charme e, além disso, temos bondade e coragem a serem desenvolvidos à medida em que o jogo progride. Essas ações são aprimoradas realizando ações do dia a dia que evoluímos tudo isso.

Outra coisa é que Persona 5 Royal conta com um sistema de confidentes, onde você deve aprimorar seus laços com as pessoas ao seu redor. Os Confidants, são as pessoas em que você confia e que dividem objetivos similares ao seu.

Encontramos essas pessoas em lugares como escolas e por toda a cidade, visitar a pessoa e provar a ela seu valor, faz com que laços de confiança sejam construídos.

Ao formar esse laço, adquirimos uma habilidade especial de confidente, as “confidant abilities“. Seu nível de confidente, o “confidant rank” indica o quanto você confia em alguém. Quanto mais ele aumenta, mais habilidades são adquiridas.

Persona 5 Royal
No menu “confidant” você pode checar cada “Confident’s arcana”, rank e habilidades.

As batalhas em turno são bastante dinâmicas e cada botão realiza um tipo de ação:

  • o quadrado usa Itens;
  • triângulo é para usar habilidades;
  • círculo é usado para defesa;
  • X usa um ataque corpo a corpo;
  • apertar para cima faz com que o personagem use a arma de fogo, que sempre estará recarregada de uma batalha para outra;
  • e apertando L2 é possível programar ações automáticas para os personagens.
Persona 5 Royal
As batalhas não são aleatórias, mas os inimigos voltam a aparecer assim que mudamos de sala.

Vale a pena comprar Persona 5 Royal?

Sendo bem direto: claro que sim! Persona 5 Royal é um jogo lindo, divertido e possui uma narrativa rica com cenários cheios de vida e exploráveis.

Se você nunca jogou algum jogo da série, não se preocupe, você ainda assim consegue ficar por dentro de tudo. Mas, ainda que você tenha jogado a versão original de Persona 5, horas infindáveis de novos conteúdo te aguardam. Preparem-se para experimentar um dos melhores JRPGs disponíveis no momento!

Por fim, é importante destacar a ausência de legendas em português. Persona 5 Royal é um jogo grande e com muito texto a ser lido. Se o jogador não tiver um bom domínio da língua estrangeira, isso sem dúvidas irá estragar a diversão. Nesse caso, não recomendo.

*Review elaborada no PlayStation 4 padrão, com código fornecido pela Atlus.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Atualizado em 22 Abr 2020.