Guia da Semana
Jogos
Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

PGA Tour 2K21 | Review

Depois de longos anos, a licença da PGA Tour, organização que reúne os jogadores profissionais de golfe nos Estados Unidos,.

Depois de longos anos, a licença da PGA Tour, organização que reúne os jogadores profissionais de golfe nos Estados Unidos, deixa a Electronic Arts. Agora, PGA Tour 2K21, como o próprio nome já diz, está nas mãos da 2K, conhecida pelo seu brilhante trabalho com os jogos da série NBA 2K. No entanto, anteriormente a 2K lançou, juntamente com a HB Studios, mesmo estúdio do game atual, o game The Golf Club 2019, algo que dava uma amostra do que estava por vir.

No entanto, será que a mudança de ares que PGA Tour 2K21 teve fez bem para a franquia? Confira todas as nossas impressões em mais uma análise do Pizza Fria!

O início de PGA Tour 2K21 e a jogabilidade

Antes de qualquer coisa, ao acessar o PGA Tour 2K21, você já é colocado diante de um tutorial muito bem explicado de como funcionam as coisas dentro do jogo. Ao jogar no PC, você poderá alternar a tacada entre o stick do controle e o mouse. Eu particularmente preferi o controle, sobretudo pela comodidade. Ao movimentar tal como você faria se tivesse o taco nas mãos, usando o movimento de jogar o taco pra trás e depois para frente, a tecnologia do simulador é bem sincronizada, algo que me agradou muito.

Aliás, a curva de aprendizado de PGA Tour 2K21 é interessante e simples até para quem não é tão habituado com o título. Eu, como já sou acostumado com alguns dos títulos anteriores e outros clássicos como o arcade PangYa, não tive muitos problemas. Mas caso você sinta dificuldade, é possível alterar de diversas formas os níveis dentro do menu de opções, algo que torna o título bem democrático.

PGA Tour 2K21
Tudo é bem explicado em PGA Tour 2K21. Imagem: Divulgação

No entanto, PGA Tour 2K21 é um jogo de simulação, e diversos outros fatores devem ser levados em consideração ao jogar. O vento, terreno, tacos… Tudo isso tem que ser estudado. E bem, o tutorial ajuda muito. Porém, nada como a prática em alguns percursos para aprender na prática o que o tutorial diz.

MyPlayer e licenciamentos

Como em todo bom simulador que se preze, você poderá criar um jogador para comandar nas partidas online e offline. E o PGA Tour 2K21 oferece diversos estilos de penteado, rostos e tudo o que se espera de um jogo customizável, embora seja um pouco limitado. Porém, o destaque fica para as diversas marcas licenciadas para que você vista e equipe seu jogador ao longo da temporada. Contudo, vale ressaltar que existem itens cosméticos como camisas, bonés e sapatos, que não mudam em nada a jogabilidade, e os equipamentos de jogo que compõe o set de tacos do jogador que, esses sim, fazem toda a diferença na hora da ação, algo que pode ser observado nas características de cada modelo.

Ainda sobre a questão dos licenciamentos, PGA Tour 2K21 traz como capa o jogador número 2 do mundo, Justin Thomas. Além disso, outros 11 jogadores estão no game, como Tony Finau, Kevin Kisner (meu atual rival no Modo Carreira), Sergio Garcia e outros. No entanto, para quem conhece a série PGA Tour desde a época da EA, é possível sentir a ausência de Tiger Woods, um dos maiores jogadores da história e que já emprestou seu nome à franquia.

PGA Tour 2K21
O visual do jogo lembra muito uma transmissão real. Imagem: Divulgação

Além disso, basicamente toda a temporada e seus percursos, que foram escaneados pela desenvolvedora, fazem parte do jogo, enfatizando a FedExCup, algo que é extremamente imersivo para o jogo. E, ao falar de imersão, como não citar a simulação de transmissão que o jogo traz a cada partida, com Luke Elvy e Rich Beem comentando ao vivo todos os feitos e mostrando as principais jogadas dos adversários. PGA Tour 2K21 consegue com muito êxito trazer uma sensação única de participar dos maiores torneios de golfe do mundo.

Modos de jogo e o destaque para o Modo Carreira PGA Tour

Como um bom título que se preze, PGA Tour 2K21 traz modos de jogo online e offline. No entanto, o Modo Carreira PGA Tour merece ser ressaltado. A experiência que venho tendo em seus diversos percursos e desafios é realmente incrível, e a sensação de disputar buraco a buraco com os rivais é intensa. O modo em questão coloca o jogador à prova para ser campeão da FedExCup, tendo de encarar diversos nomes do golfe, ganhando equipamentos e recompensas ao ganhar níveis e cumprir as cláusulas de seus patrocinadores.

Já nos modos multiplayer local ou online, que na Steam suporta o Remote Play Togheter, onde você pode jogar com amigos que não tem o jogo online, que confesso ter me arriscado menos, é possível disputar partidas nos modos Alt-Shot, Stroke Play, Skins e 4-Player Scramble, que transformam a experiência do golfe e a deixam ainda mais acirrada. Além disso, é possível comandar o seu próprio clube de golfe com as sociedades online, organizando temporadas e torneios com regras e requisitos de participação customizáveis para dar maior igualdade aos jogadores. Por último, também é possível criar seu próprio percurso e compartilhá-lo com outros jogadores.

PGA Tour 2K21
Segundo a desenvolvedora, diversos percursos foram escaneados para ficarem perfeitos no jogo. Imagem: Divulgação

Vale a pena comprar PGA Tour 2K21?

A mudança de ares fez muito bem para PGA Tour 2K21, que pode ser considerado o melhor simulador de golfe da história dos videogames, mesmo não tendo todos os jogadores licenciados e algumas animações e áudios repetitivos. Com gráficos bem feitos, sobretudo nos percursos, o jogo também atrai visualmente, embora este não seja o maior objetivo esperado aqui. Sua jogabilidade é bem afiada e realmente nos dá uma sensação de simulação, sobretudo se colocarmos fatores como vento e equipamento fazendo a diferença em cada jogada. Além disso, merece ênfase aqui a imersão nos percursos, torneios e equipamentos que o jogo trás, mesmo não sendo legendado ou dublado para o nosso português.

Porém, é importante dizer que, embora o jogo seja democrático no sentido de todo mundo conseguir, de uma forma ou de outra, jogar, seu preço torna a tarefa de atrair novos jogadores um tanto quanto difícil. Para se ter uma dimensão, a versão básica de PC, vendida na Steam, sai por R$ 249,00, um valor bem alto para um mero curioso gastar. No entanto, para quem é fã mesmo, PGA Tour 2K21 entrega uma das melhores simulações de esporte que já vi, prometendo muitas (e põe muitas mesmo!) horas de jogo em diversos percursos. Por fim, vale lembrar que o título também está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Google Stadia.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 13 Set 2020.

Mais notícias

Project CARS 3 | Review

Jogos

Frostpunk: On The Edge | Review

Jogos

NVIDIA Apresenta RTX 3060 com 12GB de VRAM

Jogos

Call of Duty: Black Ops Cold War recebe mais novidades na Temporada 1

Jogos

Outriders terá dublagem em português do Brasil

Jogos

HITMAN 3 será lançado em mídias físicas no Brasil

Jogos
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!