O PlayStation 2 foi onde nasceram algumas das franquias mais populares dos videogames. Títulos como God of War, Kingdom Hearts, Devil May Cry, Killzone, Guitar Hero, Yakuza, Monster Hunter e Ratchet & Clank usaram da plataforma para alcançar o sucesso e as milhões de unidades vendidas que eles possuem hoje. Assim, nada mais justo do que continuar esse legado. Dessa forma, surgiu Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, ou Ratchet & Clank: Rift Apart, em seu nome original, que chega esta semana ao PlayStation 5.
A história da incomum amizade entre um lombax e um robô já teve muitos altos e baixos, mas conseguiu se reinventar na geração do PlayStation 4, com um reboot e um filme lançados quase simultaneamente, lá em 2016. Agora, cinco anos depois, o novo jogo chega, como uma espécie de título de lançamento para o novo console da Sony, que foi lançado em novembro de 2020. E será que essa expectativa, e o respectivo peso de ser um dos primeiros exclusivos, foi alcançada? A resposta eu trago agora, em mais uma análise antecipada do Pizza Fria!
O multiverso nos aguarda!
O conceito de dimensões vem sendo constantemente abordado em produções audiovisuais de uma forma geral. Nos últimos anos, séries e filmes de enorme sucesso de público traçaram, cada uma à sua maneira, a proposta. Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão também traz esse conceito, mas com uma ideia central bem mais simples do que a que já vimos por aí.
Tudo começa quando nossa dupla de heróis, Ratchet e Clank, estão participando de um evento de reconhecimento por seus feitos salvando a galáxia. Clank preparou uma surpresa para Ratchet, um “dimensionador”, já que assim seu melhor amigo poderia ir para outras dimensões e encontrar outros lombax, já que ele é o último de sua espécie. Tudo caminhava bem, até o seu arqui-inimigo, Dr. Nefarious, atrapalhar a festa e utilizar o aparelho. Tudo dá errado e os três são levados para um local desconhecido.
Ratchet e Clank são separados, e para piorar essa situação, na dimensão em que eles são enviados, também há um Nefarious, só que ele é o Imperador da Galáxia. Dr. Nefarius rapidamente assume o papel de poder e, com um exército à sua disposição, promete caçar Ratchet e Clank pelos confins do universo.
A história de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão fica mais interessante porque temos a introdução de uma nova personagem: Rivet, uma espécie de doppelgänger de Ratchet. A lombax, assim como o sua versão de outra realidade, é uma lutadora e hábil para resolver problemas.
A Insomniac construiu Rivet como uma personagem incrível que casou perfeitamente com a narrativa do jogo. A lombax é divertida, espirituosa e determinada. Na dimensão dela, robôs são vistos como algo malignos, e ela pessoalmente carrega uma história com um deles, já que possuí um braço mecânico. Boa parte do jogo, Rivet e Clank são parceiros, enquanto Ratchet está tentando resolver outros problemas, em simultâneo.
No fim, posso dizer que Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão apresenta uma história muito boa e mais elaborada do que seu antecessor, em 2016. Não chega a ser algo revolucionário, ou com um grande plot twist, mas é criativa e bem amarrada, não deixando pontas soltas, e casa com toda a proposta de gameplay. E, ao fim de tudo, ainda nos deixa uma infinidade de possibilidades para novos jogos e histórias…
Gameplay familiar
Se a história de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão saiu um pouco da casinha e nos ofereceu algo bem diferente, o mesmo não pode ser dito do gameplay. Para quem acompanha a franquia há mais tempo, vai encontrar muitos elementos em comuns com outros jogos.
Das armas à movimentação dos personagens, inimigos e afins, tudo tem uma cara de “já te vi”. Não que isso seja ruim, afinal, uma franquia com mais de 10 jogos, usando o mesmo estilo de gameplay, e cada vez se aprimorando mais, é para tirar o chapéu. Então, quais são as novidades por aqui?
Para começar, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão oferece mais protagonistas. Podemos jogar com Ratchet, Rivet e Clank, cada um responsável por algumas partes do jogo. Há planetas que são visitados apenas por um dos lombax, enquanto também temos anomalias dimensionais para Clank resolver. Tudo funciona bem.
O game ainda ganhou uma variedade de opções, que fazem o gameplay ficar ainda mais divertido. Além de muitas armas – o maior número da série até aqui – temos um gancho, que permite que nossos lombax se teleportem para outro local, usando as anomalias dimensionais. Os trilhos estão lá para conectar muitas áreas do jogo e há até um minigame com Glitch, uma aranha robô que deve destruir uma infestação de vírus no multiverso.
Há ainda uma Arena, jogável com Rivet, para os jogadores enfrentarem uma série de desafios de combate predefinidos pelo jogo, como derrotar inimigos usando uma arma específica, ou derrotá-los antes do tempo acabar. Há uma boa variedade, que oferecem algumas horas a mais de diversão.
Por fim, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão consegue mesclar isso tudo com elementos bem familiares da franquia. Os parafusos de ouro são um desafio extra, e se você coletar todos, poderá habilitar energia e munição infinita, independente da dificuldade do jogo. Coletá-los também traz mais skins para armas, músicas, filtros de renderização, opções para o Modo Foto e afins.
Parte técnica de uma outra dimensão?
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é um dos jogos mais bonitos que eu joguei no PlayStation 5 até aqui. Da construção do mundo, aos detalhes do personagem, tudo funciona muito bem no título. E os entusiastas ainda podem escolher entre jogar com modo Fidelidade, que oferece 30 FPS em 4K, ou Desempenho e Desempenho RT, que oferecem 60 FPS, mas com resoluções menores. Seja qual opção você escolher, tudo funciona perfeitamente bem.
A parte sonora também merece um destaque. Assim como o jogo de 2016, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão conta com um ótimo trabalho dos dubladores em português, o que mostra o carinho com o público consumidor do país. Os detalhes do jogo, em especial os sons que saem do DualSense, ou que você escuta vindos de um fone compatível com o Áudio 3D, são espetaculares. Se você tiver a oportunidade de jogar o game com essas tecnologias, jogue!
É interessante ressaltar isso tudo porque, segundo a Sony, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão foi pensado exclusivamente para o PlayStation 5. As transições rápidas, que fazem uso do SSD, fazem você iniciar o game em poucos segundos, o mesmo vale para viagens entre planetas e entradas em bolhas dimensionais. Tudo acontece de uma forma natural, sem tela de carregamentos.
Vale a pena comprar Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão?
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão sem dúvida é um cartão de visitas de respeito para o PlayStation 5, que mostra as principais qualidades técnicas que o console tem a oferecer. Estamos em um começo de geração, e se pensarmos com base nele, é de se imaginar um futuro promissor.
A história do game é indicada para todas as faixas etárias, o visual é muito bonito e o gameplay inova, sendo familiar para os fãs de longa data. Inclusive, o jogo pode ser um bom ponto de partida para a franquia, já que traz uma história independente, mas personagens de outros títulos, como o Capitão Qwark, Skidd e Rusty Pete, e seus respectivos doppelgängers. Por fim, nem mesmo os pequenos bugs, como ficar preso entre partes do cenário, atrapalham a experiência: recomeçar é tão rápido, que você nem percebe. O problema é um só: não há muito o que se fazer ao terminar, exceto coletar os troféus restantes.
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão será lançado no dia 11 de junho, de forma exclusiva para PlayStation 5, e está em pré-venda na PlayStation Store em duas edições: Edição Standard ou a Edição Digital Deluxe. A primeira custa R$ 349,90 e permite o desbloqueio antecipado da armadura Carbonox de Ratchet & Clank: Going Commando (2003) e da arma Pixelizer, de Ratchet & Clank (2016). Já os compradores da Digital Deluxe, que sai por R$ 399,50, também receberão 5 conjuntos adicionais de armaduras, 20 Raritanium para começar a fazer o upgrade de suas armas, e um pacote de adesivos digitais para usar no Modo Foto, além de um livro de arte digital e trilha sonora digital.
*Review elaborada com código fornecido pela Sony.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Lucas Soares, Pizza Fria
Atualizado em 8 Jun 2021.