Guia da Semana

O PlayStation 2 foi onde nasceram algumas das franquias mais populares dos videogames. Títulos como God of War, Kingdom Hearts, Devil May Cry, Killzone, Guitar Hero, Yakuza, Monster Hunter e Ratchet & Clank usaram da plataforma para alcançar o sucesso e as milhões de unidades vendidas que eles possuem hoje. Assim, nada mais justo do que continuar esse legado. Dessa forma, surgiu Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, ou Ratchet & Clank: Rift Apart, em seu nome original, que chega esta semana ao PlayStation 5.

A história da incomum amizade entre um lombax e um robô já teve muitos altos e baixos, mas conseguiu se reinventar na geração do PlayStation 4, com um reboot e um filme lançados quase simultaneamente, lá em 2016. Agora, cinco anos depois, o novo jogo chega, como uma espécie de título de lançamento para o novo console da Sony, que foi lançado em novembro de 2020. E será que essa expectativa, e o respectivo peso de ser um dos primeiros exclusivos, foi alcançada? A resposta eu trago agora, em mais uma análise antecipada do Pizza Fria!

O multiverso nos aguarda!

O conceito de dimensões vem sendo constantemente abordado em produções audiovisuais de uma forma geral. Nos últimos anos, séries e filmes de enorme sucesso de público traçaram, cada uma à sua maneira, a proposta. Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão também traz esse conceito, mas com uma ideia central bem mais simples do que a que já vimos por aí.

Tudo começa quando nossa dupla de heróis, Ratchet e Clank, estão participando de um evento de reconhecimento por seus feitos salvando a galáxia. Clank preparou uma surpresa para Ratchet, um “dimensionador”, já que assim seu melhor amigo poderia ir para outras dimensões e encontrar outros lombax, já que ele é o último de sua espécie. Tudo caminhava bem, até o seu arqui-inimigo, Dr. Nefarious, atrapalhar a festa e utilizar o aparelho. Tudo dá errado e os três são levados para um local desconhecido.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão
O uso do dimensionador causou uma grande confusão na narrativa do jogo (Imagem: Divulgação)

Ratchet e Clank são separados, e para piorar essa situação, na dimensão em que eles são enviados, também há um Nefarious, só que ele é o Imperador da Galáxia. Dr. Nefarius rapidamente assume o papel de poder e, com um exército à sua disposição, promete caçar Ratchet e Clank pelos confins do universo.

A história de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão fica mais interessante porque temos a introdução de uma nova personagem: Rivet, uma espécie de doppelgänger de Ratchet. A lombax, assim como o sua versão de outra realidade, é uma lutadora e hábil para resolver problemas.

Ratchet & Clank: Rift Apart
A conexão entre Rivet e Clank é um dos pontos altos do game (Imagem: Divulgação)

A Insomniac construiu Rivet como uma personagem incrível que casou perfeitamente com a narrativa do jogo. A lombax é divertida, espirituosa e determinada. Na dimensão dela, robôs são vistos como algo malignos, e ela pessoalmente carrega uma história com um deles, já que possuí um braço mecânico. Boa parte do jogo, Rivet e Clank são parceiros, enquanto Ratchet está tentando resolver outros problemas, em simultâneo.

No fim, posso dizer que Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão apresenta uma história muito boa e mais elaborada do que seu antecessor, em 2016. Não chega a ser algo revolucionário, ou com um grande plot twist, mas é criativa e bem amarrada, não deixando pontas soltas, e casa com toda a proposta de gameplay. E, ao fim de tudo, ainda nos deixa uma infinidade de possibilidades para novos jogos e histórias…

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão
Ambientes bonitos e bem criativos compõem os planetas do game (Imagem: Divulgação)

Gameplay familiar

Se a história de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão saiu um pouco da casinha e nos ofereceu algo bem diferente, o mesmo não pode ser dito do gameplay. Para quem acompanha a franquia há mais tempo, vai encontrar muitos elementos em comuns com outros jogos.

Das armas à movimentação dos personagens, inimigos e afins, tudo tem uma cara de “já te vi”. Não que isso seja ruim, afinal, uma franquia com mais de 10 jogos, usando o mesmo estilo de gameplay, e cada vez se aprimorando mais, é para tirar o chapéu. Então, quais são as novidades por aqui?

Ratchet & Clank: Rift Apart no PlayStation 5
Andar por trilhos e atravessar bolhas dimensionais é uma das novidades em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (Imagem: Divulgação)

Para começar, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão oferece mais protagonistas. Podemos jogar com Ratchet, Rivet e Clank, cada um responsável por algumas partes do jogo. Há planetas que são visitados apenas por um dos lombax, enquanto também temos anomalias dimensionais para Clank resolver. Tudo funciona bem.

O game ainda ganhou uma variedade de opções, que fazem o gameplay ficar ainda mais divertido. Além de muitas armas – o maior número da série até aqui – temos um gancho, que permite que nossos lombax se teleportem para outro local, usando as anomalias dimensionais. Os trilhos estão lá para conectar muitas áreas do jogo e há até um minigame com Glitch, uma aranha robô que deve destruir uma infestação de vírus no multiverso.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão traz o maior número de armas da franquia até hoje (Imagem: Divulgação)

Há ainda uma Arena, jogável com Rivet, para os jogadores enfrentarem uma série de desafios de combate predefinidos pelo jogo, como derrotar inimigos usando uma arma específica, ou derrotá-los antes do tempo acabar. Há uma boa variedade, que oferecem algumas horas a mais de diversão.

Por fim, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão consegue mesclar isso tudo com elementos bem familiares da franquia. Os parafusos de ouro são um desafio extra, e se você coletar todos, poderá habilitar energia e munição infinita, independente da dificuldade do jogo. Coletá-los também traz mais skins para armas, músicas, filtros de renderização, opções para o Modo Foto e afins.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão
Robôs são o tema central da narrativa de Rivet (Imagem: Divulgação)

Parte técnica de uma outra dimensão?

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é um dos jogos mais bonitos que eu joguei no PlayStation 5 até aqui. Da construção do mundo, aos detalhes do personagem, tudo funciona muito bem no título. E os entusiastas ainda podem escolher entre jogar com modo Fidelidade, que oferece 30 FPS em 4K, ou Desempenho e Desempenho RT, que oferecem 60 FPS, mas com resoluções menores. Seja qual opção você escolher, tudo funciona perfeitamente bem.

A parte sonora também merece um destaque. Assim como o jogo de 2016, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão conta com um ótimo trabalho dos dubladores em português, o que mostra o carinho com o público consumidor do país. Os detalhes do jogo, em especial os sons que saem do DualSense, ou que você escuta vindos de um fone compatível com o Áudio 3D, são espetaculares. Se você tiver a oportunidade de jogar o game com essas tecnologias, jogue!

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão
Os gráficos de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão são cheios de detalhes (Imagem: Divulgação)

É interessante ressaltar isso tudo porque, segundo a Sony, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão foi pensado exclusivamente para o PlayStation 5. As transições rápidas, que fazem uso do SSD, fazem você iniciar o game em poucos segundos, o mesmo vale para viagens entre planetas e entradas em bolhas dimensionais. Tudo acontece de uma forma natural, sem tela de carregamentos.

Vale a pena comprar Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão?

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão sem dúvida é um cartão de visitas de respeito para o PlayStation 5, que mostra as principais qualidades técnicas que o console tem a oferecer. Estamos em um começo de geração, e se pensarmos com base nele, é de se imaginar um futuro promissor.

A história do game é indicada para todas as faixas etárias, o visual é muito bonito e o gameplay inova, sendo familiar para os fãs de longa data. Inclusive, o jogo pode ser um bom ponto de partida para a franquia, já que traz uma história independente, mas personagens de outros títulos, como o Capitão Qwark, Skidd e Rusty Pete, e seus respectivos doppelgängers. Por fim, nem mesmo os pequenos bugs, como ficar preso entre partes do cenário, atrapalham a experiência: recomeçar é tão rápido, que você nem percebe. O problema é um só: não há muito o que se fazer ao terminar, exceto coletar os troféus restantes.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão será lançado no dia 11 de junho, de forma exclusiva para PlayStation 5, e está em pré-venda na PlayStation Store em duas edições: Edição Standard ou a Edição Digital Deluxe. A primeira custa R$ 349,90 e permite o desbloqueio antecipado da armadura Carbonox de Ratchet & Clank: Going Commando (2003) e da arma Pixelizer, de Ratchet & Clank (2016). Já os compradores da Digital Deluxe, que sai por R$ 399,50, também receberão 5 conjuntos adicionais de armaduras, 20 Raritanium para começar a fazer o upgrade de suas armas, e um pacote de adesivos digitais para usar no Modo Foto, além de um livro de arte digital e trilha sonora digital.

*Review elaborada com código fornecido pela Sony.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Lucas Soares, Pizza Fria

Atualizado em 8 Jun 2021.