Guia da Semana

“Rez plz” é uma expressão muito comum em jogos, significando algo próximo a “me ressuscite, por favor”. Pois bem, REZ PLZ, game distribuído pela Graffiti Games e a desenvolvido pela Long Neck Games trata exatamente disso. O título, que mescla o estilo plataforma repleto de puzzles, trata exatamente disso: morrer e reviver. Com o estilo gráfico feito em pixel art, nele você controla dois personagens, ou pode dividir a tarefa com um amigo, via Steam Remote Play, o que torna a experiência ainda mais divertida.

Lançado para PC, via Steam, Nintendo Switch e Xbox One, o título conta com uma temática simples e foca-se em superar os desafios que aparecem ao longo de variados mapas. Confira nossa análise sobre o hilário título!

Me ressuscita, irmão!

Em REZ PLZ um ou dois jogadores controlam os irmãos bruxos, Arcan e Zeph, que possuem o poder da ressurreição graças a um pergaminho, algo que é explicado logo no início da aventura. Nesse momento, a escola de magia deles é atacada por diversos monstros e a partir daí, toda a narrativa começa. É verdade, ela não é o maior foco do jogo, mas é engraçada e tem alguns momentos hilários.

Sendo assim, ao vencer os diversos desafios propostos em vários níveis, os jogadores encontrarão monstros e armadilhas perigosas. E, em alguns casos, um dos personagens deverá morrer propositalmente para que a dupla consiga avançar. Contudo, o pergaminho mágico dá aos irmãos a capacidade de se ressuscitarem várias vezes. Portanto, espere morrer de diversas formas como, por exemplo, ser golpeado por um inimigo, variando entre ser cortado ao meio, queimado vivo, devorado, e por aí vai. Além disso, ao longo da progressão das fases, os irmãos bruxos desbloquearão novas magias que lhes serão muito úteis para passar dos desafios que, diga-se de passagem, ficam cada vez mais complexos. Dessa forma, é mais indicado jogar com um amigo, pois “duas cabeças pensam melhor do que uma”.

rez plz
REZ PLZ! Imagem: Divulgação

A jogabilidade: quebra-cabeças por todos os níveis

Falando em pensar melhor com dois jogadores, REZ PLZ apresenta uma série de quebra-cabeças desafiadores ao longo de seus níveis. É um jogo bem divertido, mas muito difícil. Portanto, paciência e trabalho em equipe são importantes na hora de se jogar. Ao controlar ambos os personagens jogando sozinho, a experiência certamente deve perder um pouco da graça. Em alguns testes jogando com amigos, foi bem divertido poder falar da vida e, ao mesmo tempo, quebrar a cabeça pensando em como passar de fase, tal como na infância e adolescência de muitos jogadores.

Mas como superar os desafios? Pois bem, os irmãos contam com algumas habilidades mágicas, que são apresentadas ao longo do jogo. E, o mais engraçado é que em alguns casos, para que ambos passem por um obstáculo, um dos jogadores terá que morrer, servindo de peso para algum botão no chão, para poder passar por longos caminhos de espinhos, usando o corpo desfalecido como plataforma, etc. Ou seja, o nome do jogo faz todo o sentido. Por fim, vale lembrar que o jogo apresenta modos bônus que aumentam o tempo de gameplay ao apresentar elementos como corrida a pé com PvP. Mas, vale ressaltar que REZ PLZ conta com 30 missões, que são mais que suficientes para o jogo, sobretudo por serem cada vez mais difíceis.

rez plz
É bem assim durante o jogo… Imagem: Divulgação

Juntamente com a jogabilidade, os gráficos em pixel art dá aquela imersão nostálgica no gameplay de REZ PLZ. O jogo apresenta diversos biomas únicos em seus desafiadores níveis no mais clássico estilo plataforma. Além disso, ao longo da aventura é possível encontrar uma série de itens cosméticos colecionáveis e manoplas desbloqueáveis para personalizar o jogo.

Vale a pena comprar REZ PLZ?

A premissa de REZ PLZ é bem simples, sendo um jogo de plataforma 2D cheio de quebra-cabeças desafiadores. No entanto, o game cresce muito no quesito diversão ao ser jogado em dupla, onde cada um controla um dos personagens. Sendo assim, a experiência é muito melhor, sobretudo por ter suporte ao Remote Play Together, que permite que games com modo multiplayer local sejam compartilhados com amigos pela internet de forma gratuita e instantânea. Confesso que, jogando sozinho, tive a sensação de que game não é tão divertido, se esvaziando do sentido cooperativo que é a sua máxima.

Portanto, se você tem uma parceria fixa para a jogatina e quer encarar um desafio no melhor estilo old school, REZ PLZ é uma boa pedida. O game renderá boas horas de diversão em seus inúmeros desafios. Mas honestamente, para jogar sozinho ele talvez não seja o melhor título de plataforma.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 15 Jul 2020.