Roller Champions é a mais nova aposta da Ubisoft em jogos competitivos free-to-play. Com lançamento agendado para esta quarta-feira, 25, para Xbox One, PlayStation 4, Xbox Series X|S, PlayStation 5 (retrocompatível) e PC, via Ubisoft Store, o título promete trazer uma intensa disputa entre equipes, misturando diversos esportes para criar um gênero único.
A Ubisoft Brasil convidou o Pizza Fria para participar de uma sessão de gameplay antecipada, que contou também com outros jornalistas e criadores de conteúdo do cenário. Fomos divididos em times, cada um com três participantes, e colocados para jogar uns contra o outro. A ideia era que todos tivessem uma experiência similar ao ter o primeiro contato com o game, que sofreu algumas alterações desde o período de beta.
O que é Roller Champions?
Antes de começarmos, é preciso explicar o que é Roller Champions. Misturando patins e futebol americano, os seis jogadores são divididos em duas equipes, laranja e azul, e inseridos em pistas ovais para competir. Com um pequeno alvo circular, o objetivo principal é marcar gols. Bom, mas não é tão simples como parece.
Roller Champions pretende ser um jogo competitivo, então adiciona uma camada extra de dificuldade – e emoção – ao gameplay. Para poder marcar um gol, o time com a posse da bola deve passar por quatro pontos fixos da pista, na ordem que eles se apresentam (ao menos nas partidas que joguei, são sempre as mesmas e sentido anti-horário) para então lançar a bola em direção ao gol. Se não passar pelos pontos, o gol ficará sempre fechado. Se perder a posse, a contagem dos pontos será reiniciada.
Cada partida de Roller Champions tem duração de 7 minutos (com +3 minutos de prorrogação), mas pode durar bem menos. Isso porque o primeiro time a marcar 5 gols vence. E é por isso que eu citei emoção no parágrafo acima. Ao completar uma volta, e ter o gol desbloqueado, os jogadores que acertarem o gol marcam um. Se forem duas voltas, cada gol marcado vale por três. Mas, se o time conseguir completar três voltas sem perder a posse da bola, cada gol marcado valerá 5 e será declarado vencedor.
Jogando pela primeira vez
Ao abrir Roller Champions, minha primeira sensação foi de que a apresentação não era das mais bonitas. Depois de cumprir um bom tutorial, as informações em excesso surgem na tela e a interface um pouco confusa me chamaram atenção. Pois bem, fui ao botão de encontrar partidas rápidas, aguardei algum tempo e encontrei meus primeiros companheiros e adversários. Na partida de estreia, venci e fiz gols e depois liberei as partidas personalizadas, com os colegas jornalistas.
Mas aí começaram os problemas. Alguns colegas tiveram dificuldade de conexão, e a partida começou com jogadores a menos. Depois, descobrimos que é possível reconectar em uma partida em andamento, o que vai ao encontro da ideia de ser um jogo competitivo. Nessa partida, muito mais organizada do que a partida rápida, e com os colegas mais experientes, afinal, todos já haviam jogado pelo menos uma partida que era necessária para as personalizadas, deu para entender melhor o jogo e como utilizar os comandos.
A movimentação é usual, com o analógico. Pular é com o A/X, mas achei um botão pouco efetivo nesse primeiro momento. Foi muito mais importante, para nós, entender e nos adaptarmos ao X/□, para usarmos a dividida e aprendermos a desarmar os adversários. Os dribles são totalmente na movimentação, usando botões de frio, impulso e o agarrão em um companheiro de equipe, que permite ao personagem ganhar mais velocidade. Pedir e passar a bola é com o Y/△, e é um botão bem útil, pois o passe é direcionado ao jogador. Para “chutar” ao gol, é preciso segurar o L2/LT, mirar com o analógico e soltar na direção que a mira se formar.
No fim das contas, o gameplay de Roller Champions é legal e dinâmico. No entanto, enfrentamos problemas que frustaram minha experiência. Por duas vezes, o jogo crashou comigo. Alguns colegas relataram travamentos, outros com dificuldade de conexão aos servidores. O meu maior problema foi um input lag, em especial ao utilizar os botões de dividida e arremesso, pois o jogo parecia demorar algum tempo para computar e executar esse comando. Talvez um problema de servidor?
O foco na customização
Enquanto Roller Champions promete ser um jogo competitivo, ele também trará um forte apelo na customização. Por ser free-to-play, os jogadores terão os já tradicionais elementos de jogos do gênero. Passe de temporada gratuito e premium, além de uma loja de itens recheadas de opções. O game conta com apenas uma opção de moeda, a Wheels, que pode ser obtida com dinheiro real, ou cumprindo requisitos in-game. Há ainda uma opção chamada Patrocínio, em que o jogador pode cumprir determinadas tarefas para receber Wheels, fãs e Lootball, que nada mais é do que as temidas lootboxes.
Até aí, tudo normal e cumpre o básico desse modelo de negócio. O problema é que boa parte da customização inicial é bloqueada por isso, e o jogador tem pouquíssimas opções disponíveis em um primeiro momento. Logo, para transformar seu personagem e deixá-lo com a sua cara, são dois caminhos: jogar muito, ou gastar dinheiro real.
O que esperar de Roller Champions?
Roller Champions me pareceu ser um jogo divertido. Mas que ainda carece de melhorias, em especial nos servidores, que têm input lag e que não deram estabilidade para os jornalistas durante as partidas. O gameplay é divertido, traz um apelo casual interessante que pode atrair um público que está em busca de desafios, mas o modelo predatório de personalização é cruel demais com as crianças que apreciam o gênero.
É lógico que estamos falando de um jogo como serviço, jogado antes do lançamento, e que muita coisa vai mudar ao longo dos anos. Não é um jogo com começo-meio-fim, mas sim, algo que promete estar em constante evolução, ouvindo a comunidade, realizando melhorias e trazendo novidades para os jogadores. Logo, os problemas aqui apontados são totalmente corrigíveis, e o ponto central do jogo, que é seu gameplay, é bem positivo.
EDIÇÃO: Após a publicação da preview, a Ubisoft Brasil entrou em contato com o Pizza Fria com o seguinte posicionamento:
“Eles (jornalistas e criadores de conteúdo) jogaram uma versão do jogo, mas não nas condições finais. A experiência que tiveram foi dentro do servidor dos Estados Unidos, uma vez que os servidores dedicados (como o do Brasil) somente estarão disponíveis no lançamento, o que garantirá uma experiência muito mais orgânica para quem jogar o jogo, sem bugs, lags ou outros problemas.”
Roller Champions chega oficialmente nesta quarta-feira, 25, para Xbox One, PlayStation 4, Xbox Series X|S, PlayStation 5 (retrocompatível) e PC, via Ubisoft Store. Versões para Nintendo Switch, Google Stadia, iOS e Android estão previstas, mas não receberam data de lançamento.
*Preview elaborado em um PC equipado com uma Geforce GTX, a convite da Ubisoft Brasil.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Lucas Soares, Pizza Fria
Atualizado em 24 Mai 2022.