Guia da Semana

Skelattack é um game ao estilo metroidvania que chegou no começo de junho para PlayStation 4Xbox OneNintendo Switch e PC, via Steam. O gênero muito comum nas plataformas atuais consiste em um sub-gênero de jogos de aventura que apresentam um grande mapa interconectado para que o jogador possa explorar, embora, o acesso a partes do mundo seja limitado por obstáculos que só podem ser acessados quando habilidades, armas ou ferramentas forem adquiridas durante a progressão da aventura.

E será que vale a pena investir em Skelattack, sendo que temos uma vasta lista de boas opções em metroidvanias no mercado? Esse e outros assuntos nós iremos abordar na nova review do Pizza Fria!

Uma amizade de outro mundo

Em Skelattack, o jogador assume o controle de dois grandes amigos. A caveira Skully e seu fiel companheiro, o morcego Imber. O jogo se inicia em Aftervale, uma grande comunidade de esqueletos que se mantém “vivos”, graças ao poder de uma grandiosa pedra mágica.

Até que um dia, quando tudo parecia tranquilo como sempre na comunidade, os humanos resolvem invadir o mundo dos mortos para levarem consigo tal artefato.

Skelattack
As artes do game estão fantásticas (Imagem: Reprodução)

E assim, Skully que não tem memórias de sua vida passada, acaba sendo o escolhido para junto de seu amiguinho de asas, proteger o a pedra mágica e salvar o mundo dos mortos.

A mecânica de Skelattack

Em Skelattack, temos um vasto mapa com diferentes áreas conectadas a serem exploradas e, como já explicado na introdução, devemos transpor desafios, a fim de, adquirir novas habilidades para acessar novas localidades.

As mecânicas básicas do jogo são:

  • Atacar, com o botão quadrado utilizamos a espada, adquirida logo no primeiro calabouço do jogo;
  • Pular, o botão X quando pressionado faz com que nosso amiguinho de ossos de um salto para transpor barreiras, se pressionado duas vezes, ele dá um salto duplo;
  • Utilização de magias e equipamentos, que fica a cargo do botão circulo e sempre que for acionado gasta uma parte da barra de magia;
  • E triângulo que é o botão de ação para interação com NPCs e abertura de portas.

Além disso, o Trackpad acessa diretamente o mapa e o botão Options abre nosso inventário de itens.

Skelattack
Skully empunhando lendária espada de ossos (Imagem: Reprdoução)

Itens, novas armas e habilidades.

Dentre as novas habilidades e itens para progressão da aventura, estão:

  • Magia de cura, que gasta pontos de magia, mas cura a vida tornando mais fácil nossa missão.
  • O British Blitzkrieg, onde, segurar quadrado faz com que Skully dê uma investida imparável, atacando o que estiver a sua frente.
  • O Boom-a-rib que é um bumerangue explosivo feito de osso.
Skelattack
O Boom-a-rib é usado para explodir esses blocos vermelhos (Imagem: Reprodução)

Um é bom, dois é ótimo, mas saltar três vezes, é melhor ainda! Ao progredir conseguimos adquirir também a habilidade de um terceiro salto.

Durante a missão, iremos encontrar também poções verdes, que servem para cura e poções azuis que restauram a magia. Além disso, encontramos simpáticos bichinhos gelatinosos em certos lugares do mapa que nos auxiliam completando nossa vida ou magia.

Skelattack
Uma fofinha geleia verde restaurando nossa vida nos esgotos (Imagem: Reprodução)

A arte do submundo

Skelattack sem dúvidas pode te conquistar pelo seu belíssimo visual. Os personagens são lindos e muito bem desenhados, tudo é muito colorido, cheio de charme e “vida”. Lembra um pouco o Hollow Knight mas com uma temática mais colorida, tudo é bem caprichado e muito atento a seus detalhes.

Skelattack
Crianças esqueleto brincam nas ruas coloridas de Aftervale (Imagem: Reprodução)

Mesmo sem vozes, os personagens tem vida, as conversas são engraçadas e conseguimos nos emocionar com a amizade entre nossos protagonistas e rir de diversos diálogos sarcásticos de Imber.

O game conta com uma excelente trilha sonora e acerta na atmosfera sombria do submundo, de um modo que, o jogador se sente em um desenho animado antigo, deixando a experiência da jogatina ainda melhor.

Vale a pena comprar Skelattack?

O jogo possui um aspecto audiovisual incrível, a jogabilidade é agradável, simples e condiz com o gênero, porém, como sempre, nem tudo é perfeito, apesar de todas as qualidades duas coisas me incomodaram.

Em primeiro lugar, o fato do jogo não estar localizado em nosso idioma. As conversas durante do game são sensacionais, tive momentos de gargalhar e momentos de me emocionar com o que estava acontecendo, mas infelizmente quem não tem uma boa noção de inglês perderia essa experiência, o que é um grande ponto negativo a ser destacado no jogo.

E em segundo, o jogo é extremamente curto. Ele é bem gostoso de jogar, mas com cerca de 5 horas você consegue concluir toda a aventura e quando acaba, não tem nenhum extra que te instigue a continuar jogando.

Skully e Imber observando toda Aftervale (Imagem: Reprodução)

Por fim, se você procura algo com ótimas mecânicas, um audiovisual lindo e ao estilo desenho animado e não se importa com a curta duração e nem tenha problemas com a língua estrangeira, Skelattack será sem dúvidas, uma excelente adição à sua biblioteca de games.

Skelattack está disponível com preços a partir de R$ 83,50 para PlayStation 4Xbox OneNintendo Switch e PC, via Steam.

*Review elaborada no PS4 padrão, com código fornecido pela Konami.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Atualizado em 10 Jul 2020.