Guia da Semana

Guia da Semana

Com data de lançamento prevista para 23 de junho, Sonic Origins é uma coletânea com jogos clássicos do ouriço azul, mascote da SEGA, desenvolvido e publicado por ela mesma. O game promete trazer a lendária e ininterrupta ação do Sonic, encontrada nos jogos originais, ao mesmo tempo em que oferece um novo toque com visuais remasterizados, recursos adicionais, novos modos e conteúdos extras. A compilação de títulos está programada para ser lançada digitalmente no dia do 31º aniversário do ouriço, para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

E será mesmo que a SEGA acertou nessa coletânea e vale a pena investir nosso dinheirinho suado? Ou será que é apenas mais uma compilado de jogos antigos, lançado sem nenhum capricho para tentar arrancar dinheiro dos viúvos da empresa? Bora pegar aquela Pizza Fria na geladeira e vem conferir tudo isso comigo em mais um review antecipado!

Genesis does what Nintendon’t.

Enquanto hoje temos a Sony e a Microsoft com seus sonystas e caixistas, na década de 90 tínhamos a SEGA e a Nintendo com seus seguistas e nintendistas. Porém, por um bom tempo, a Nintendo dominava essa guerra com seu mascote, o encanador bigodudo, vendedor de consoles, Mario.

A SEGA até tentou com o Opa Opa, de Fantasy Zone na época do SG-1000 ou com Alex Kidd no Sega Mark III, porém, foi no Mega Drive com sua sua campanha de marketing mais madura, voltada para adolescentes e adultos onde na maioria das vezes, a empresa rival seria denegrida, com slogans como “Genesis does what Nintendon’t“, – Genesis faz o que a Nintendo não – que um grande ícone da indústria de games, viria a ganhar vida.

Segundo a SEGA, a principal característica do Mega Drive e grande vantagem em relação ao console da rival era a velocidade de processamento. A empresa então, achou interessante um mascote que fizesse uso do Blast Processing e assim, vários conceitos começaram a ser criados. O ouriço azul mais rápido do mundo, foi pensado como um Tatu, um homem de pijama e até mesmo um coelho, mas recebeu atenção mesmo quando Naoto Oshima trouxe um rato radical com espinhos nas costas.

Sonic the Hedgehog
Capas de Sonic the Hedgehog, a da esquerda é a versão da América do Norte e a da direita, Europeia. (Imagem: Acervo pessoal)

E foi assim que um grande ícone da história dos games, responsável por bater de frente Mario e levar a SEGA para outro patamar nos anos 90, foi criado. Sonic possui a cor azul, escolhida para combinar com a logomarca da SEGA e o tênis vermelho e branco, que remetiam as cores das botas de Michael Jackson em Bad. Nosso ouriço foi sinônimo de atitude e responsável pela grande rivalidade de toda uma geração.

O que vem na coletânea?

Sonic Origins é uma coletânea pequena e infelizmente possui apenas quatro jogos do ouriço: Sonic The Hedgehog, Sonic CD, Sonic The Hedgehog 2 e Sonic 3 & Knucles, além de um modo Modo História, que nada mais é que os quatro clássicos, mas jogados em ordem e com algumas implementações, como narrativa contada através de animações, fazendo conexão entre os games, tela em widescreen e salvamento automático nos pontos de checagem.

Para ser sincero, fiquei um pouco decepcionado com a pouca quantidade de jogos, visto que já existem coletâneas do ouriço para o PlayStation 2, Nintendo Game Cube e outros consoles clássicos, muito mais recheados de games, como é o caso de Sonic Mega Collection ou Sonic Gems Collection que trazia nove games diferentes e sem a necessidade de nenhuma DLC.

Queria tanto que a SEGA tivesse incluído Sonic The Hedgehog versão de 1991 do Master System, Sonic Spinball do Mega, os Sonic Advanced do Game Boy Advanced, Sonic Adventure 1 e 2 do Dreamcast, Sonic 3D Blast do saudoso Sega Saturn ou até mesmo o recente Sonic Mania.

Sonic Origins
Mapa Geral de Sonic Origins. (Imagem: Reprodução)

Porém, como já dito, ao menos temos algumas melhorias aqui em Origins. Logo de início, observamos que os clássicos foram implementados com alguns extras para que os jogos ainda fossem atrativos para os veteranos e para que atraísse novos jogadores. Os três primeiros games logo de cara possuem três modos diferentes de jogo, que são:

  • Modo aniversário, onde aproveitamos de recursos atualizados com uma tela em 16:9.
  • Modo clássico, onde podemos sentir a experiência original, jogando os jogos em uma tela 4:3.
  • Desafio dos chefões, onde devemos enfrentar todos os chefes, um após o outro para ganhar moedas.
  • Sonic 3 & Knucles, além dos três mencionados possui o modo esferas azuis onde devemos correr pelo labirinto de esferas e passar por todas as esferas azuis.
  • Já o modo história conta com um exclusivo modo missão. Esse modo é, de longe, a melhor forma de acumular moedas, aqui devemos obedecer regras especiais em cada uma das fases e concluir os objetivos dentro de um tempo estabelecido, fazendo com que sua classificação varie em S e você ganha 5 moedas, A e ganha 3, B e o premio são 2 e por fim C cujo premio é 1 moeda.

Além desse modo missão, que ficou bem legal e desafiador, temos o modo espelhado onde nossa missão é passar pelas fases novamente, porém, elas estão invertidas. Sem dúvidas isso é algo que aumenta o interesse dos veteranos no game, além de colaborar bastante com o fator replay.

Sonic The Hedgehog

Levando em consideração que alguns de vocês, caros leitores, possam não conhecer os jogos do ouriço mais rápido do mundo, vou fazer uma breve descrição para mostrar o conteúdo inserido em Sonic Origins.

Em uma tentativa de roubar as seis esmeraldas do caos e aproveitar seu poder para controlar o mundo, Dr. Ivo Robotnik aprisionou animais da ilha do Sul, dentro de robôs agressivos e cápsulas metálicas estacionárias. Assim, temos a missão de guiar nosso amigo em busca das seis esmeraldas para parar os planos do vilão e salvar os animais da ilha.

Sonic Origins 20220610194517 sonic

O game original Sonic The Hedgehog, possui um total de sete fases, seis delas distribuídas em três atos e uma fase final, totalizando 19 estágios diferentes, isso sem contar as seis fases bônus.

Sonic CD

Sonic CD se passa em Little Planet, um lugar onde o presente o futuro se unem através de pedras que controlam o tempo. Robotnik descobre a existência dessas pedras e decide encontrá-las antes de Sonic. Para atrapalhar o ouriço, o vilão cria Metal Sonic, que captura a namorada do herói Amy Rose. Cabe ao mascote da SEGA salvar Amy e, mais uma vez, atrapalhar os planos do vilão.

O game contém sete fases diferentes e dessa vez, todas elas são distribuídas em 3 atos, totalizando 21 estágios diferentes, com mais sete fases bônus onde devemos viajar para o passado ou para o futuro para salvar Amy das garras do vilão Robotnik.

Sonic The Hedgehog 2

Na sequência do game original, Robotnik tenta reestabelecer seu antigo plano, porém, evitando os erros cometidos. Mais uma vez capturou os animais para coloca-los em robôs e os espalhou por toda parte. Além disso, dessa vez, ele construiu uma enorme fortaleza voadora e ainda colocou em funcionamento um laboratório secreto chamado Death Egg.

Porém, para seu plano dar certo, o vilão necessita das esmeraldas do caos, que dessa vez são 7. E assim, nosso herói com a ajuda de um novo amigo, uma raposinha de duas caldas chamada Tails, partem em uma nova aventura para frustrar os planos do vilão.

Sonic Origins 20220612125155 sonic

A sequencia do original Sonic The Hedgehog 2 já possui uma distribuição de fases e atos diferentes. O game possui 11 zonas diferentes, sendo que sete delas possuem apenas dois atos, a oitava conta com três atos e as outras três são as zonas finais. Isso nos dá um total de 20 fases diferentes, além disso o game contar com sete fases bônus.

Sonic 3 & Knucles

Após o segundo game, a Death Egg de Robotnik caiu na Angel Island, uma ilha dotada de propriedades especiais graças a uma joia chamada Master Emerald. Quando o vilão percebe essa joia toda poderosa, ele tenta rouba-la, para reparar sua construção e assim, Sonic e Tails lutam para colocar um fim a este plano, coletando as esmeraldas do Caos como fizeram antes.

Porém, dessa vez, o vilão enganou o guardião da esmeralda mestra, um equidna chamado Knucles, e o fez pensar que Sonic e Tails são ladrões que vieram roubar sua joia. E é assim que essa nova aventura divida em dois jogos, um com Sonic e Tails e outro com Knucles, se inicia.

O game, que fez uso de um cartucho especial na época é composto por um total de 14 zonas distintas, que podem ser jogadas tanto com o Sonic ou com o Knucles. Das 14 zonas, 11 delas possuem dois atos e as outras três, somente um ato, totalizando 25 estágios e mais 14 fases bônus.

Os heróis e suas habilidades.

Em Sonic Origins, podemos controlar Sonic, Tails ou Knucles. Basicamente, os comandos de Sonic são, andar para frente ou para trás, pular, rolar e executar um ataque de rolamento concentrado, se pressionarmos para baixo e botão de ação. Em Sonic 3, ao pular e pressionar o botão de ação, acionamos um ataque duplo.

A famosa raposa de duas caldas, Tails, que pode ser controlada por um jogador no segundo controle ou em um modo versus em Sonic 2 e 3, usa suas caldas para voar e pode até mesmo carregar seu companheiro nos braços. Já Knucles, possui a habilidade de planar e escalar paredes.

Sonic Origins 20220612190858 sonic

Dentre os jogos, Sonic CD é o com mais mudanças nas mecânicas. Segurar para cima e pressionar o botão de ação, faz Sonic correr em disparada. Além disso, o game conta com viagens no tempo, durante as fases e por isso, veremos diversas placas escritas Past ou Future e passar por uma dessas placas alcançando velocidade suficiente, nos faz viajar para o passado ou futuro.

Ficou mais fácil juntar as esmeraldas na coletânea

No primeiro game, temos um total de seis esmeraldas do Caos, ao invés de sete como estamos acostumados, e para conseguir cada uma delas, é necessário vencer cada uma das seis temíveis fases bônus. Para ter acesso a essas fases, é necessário chegar ao objetivo com 50 anéis ou mais e entrar no anel gigante que vai aparecer, mas fique realmente esperto, você tem cerca de 1 segundo para executar o salto e entrar no anel.

Acredito que a maioria de vocês já deva ter passado pelo game original, sendo assim, que talvez conheçam aquelas adoráveis fases que ficam com a tela girando enquanto precisamos nos virar pelo labirinto para encontrar a esmeralda coberta por cristais quebráveis, para resgata-la.

Já no game do Sega CD, o objetivo do ouriço é derrotar ovnis pelo mapa antes do tempo acabar. É menos complicado que do primeiro jogo, vemos as costas do herói enquanto ele corre por uma fase bem ao estilo F-Zero. Derrote os ovnis e a esmeralda será sua.

Já no segundo game da sequência original, o jogador deve chegar a um marcador com ao menos 50 anéis e tocar nas luzes que aparecem. O objetivo aqui é coletar o número de anéis necessários em uma fase tubular para chegar até a esmeralda.

Sonic Origins
Corra, colete os anéis e desvie das bombas que vem pela frente. Junte a quantidade necessária e agarre a esmeralda do caos. (Imagem: Reprodução)

Por fim, no terceiro game do Mega Drive, basta localizar anéis gigantes que ficam escondidos nas fases. Você deve ficar bem atento e procurá-los. O objetivo aqui é passar pelo labirinto de esferas e tocar todas esferas azuis para deixá-las vermelhas e coletar os anéis pelas fases.

Pois bem, agora vem a boa notícia. Não temos mais apenas uma chance em cada estágio para resgatá-las. Se por um acaso, falharmos na missão, podemos gastar uma moeda para tentar o bônus novamente. Achei essa uma implementação bastante justa, uma moeda por outra chance, e isso deixa o jogo muito mais acessível a novos jogadores e menos maçante para os veteranos que só querem completar o jogo todo novamente.

E porque se dar ao trabalho de juntar as esmeraldas do caos?

Primeiramente, por qual motivo devo me preocupar com essas fases bônus? Bom, enquanto você estiver jogando Sonic 1 ou Sonic CD, apenas para fazer um final melhor. Porém, é a partir de Sonic 2 que as coisas ficam realmente legais.

Se você conseguir as sete esmeraldas no segundo e terceiro jogo do Mega Drive, independente do estágio em que estiver jogando, juntar ao menos 50 anéis, pular e pressionar triangulo, aciona o Super Sonic. Nosso herói veloz se torna um guerreiro dourado, a la Super Sayajin e coloca terror nos inimigos com sua velocidade Super Sonica.

Sonic Origins
Parece que deu ruim para você Robotnik… (Imagem: Reprodução)

Audiovisual em Sonic Origins

Basicamente, a novidade aqui é o jogo ter sido adaptado às televisões atuais e estar rodando em widescreen sem ficar distorcido. A SEGA até implementou um modo de suavização do gráfico, que por um lado, acho que pecou, pois só pode ser ativado ou desativado no menu de opções geral do game. Você tem que fechar o jogo, voltar no menu, abrir opções e ativar ou desativar. Senti falta de um botão para habilitar ou desabilitar essa suavização in-game, para efeito de comparação, ou até mesmo, uma forma de habilitar ou desabilitar pressionando start durante a aventura.

Agora, se tem uma coisa que gostei, foram as animações. Não espere nada muito extenso, porém, elas ilustram bem a conexão das histórias dos jogos, são muito bem coloridas e animadas. Além disso, o game do SEGA CD ganhou uma nova apresentação, mas manteve também a original, que continua na proporção 4:3 com a música maravilhosa Sonic Boom.

Sonic Origins 20220611124406 sonic

Agora as músicas e efeitos sonoros sempre foram algo de destaque em todos os games da franquia e sem dúvidas continuam eletrizantes e impecáveis.

Um game recheado de conteúdos

Vale a pena destacar que Sonic Origins possui 12 idiomas diferentes, e o melhor de tudo, está localizado em Português do Brasil. É verdade que durante o game, isso até pode não fazer muita diferença, porém, o game conta com um modo museu que será explicado logo em seguida e por lá sim, temos muita leitura.

É possível no menu de opções, alterar as ilustrações das caixas dos games exibidos no menu principal, que podem ser alternadas entre América do Norte, Japão ou Europa, Achei bacana a atenção da SEGA para com esse pequeno detalhe, deixando a coletânea mais nostálgica independente de qual versão você tenha jogado primeiro.

Sonic Origins
Divirta-se com o modo espelhado depois de terminar o game. (Imagem: Reprodução)

Sonic Origins conta também com um menu para conferir os dados e as classificações online do jogador onde é possível conferir os tempos estabelecidos em cada uma das fases de todos os jogos.

Modo Museu repleto de conteúdo.

O modo Museu foi a cereja do bolo para mim. Ao invés de ganharmos uma vida extra, coletando 100 anéis no Modo Anniversary, ganhamos uma moeda. Com as moedas adquiridas durante a jogatina, podemos adquirir muitas músicas, ilustrações e filmes no modo Museu.

Algumas delas até já vem desbloqueadas, no caso das músicas, 178 delas já são livres para os jogadores curtirem e escutarem à vontade, inclusive em modo aleatório para você curtir enquanto faz uma social com os amigos e todas as músicas com uma pequena descrição sobre a origem delas. Outras 25 podem ser desbloqueadas com moedas.

Nas ilustrações, já temos 29 desbloqueadas, outras 26 que podem ser desbloqueadas através de missões, como usar bolhas de ar em Sonic The Hedgehog ou derrotar 50 inimigos, por exemplo. E outras 104 ilustrações podem ser desbloqueadas com moedas.

Sonic Origins 20220610202123 sonic

Por fim, os filmes, 11 deles são desbloqueados através de missões, 7 já vem desbloqueados, como é o caso dos episódios 1 ao 6 de Sonic Mania Adventures e outros 19 são disponíveis comprando com as moedas. Confesso que curti demais o modo Museu e é um plus a mais, que certamente todo fã do ouriço azul vai gostar.

Vale a pena comprar Sonic Origins?

Sonic Origins é um jogo nostálgico, bonito e com conteúdos divertidos. Confesso que gostei muito do game, mas não compraria no valor que está sendo vendido no Brasil. A versão standard está sendo vendida por R$ 214,90 em todas as plataformas, enquanto a digital de luxo por R$ 239,90.

Infelizmente esses são valores fora da realidade brasileira, principalmente, se levarmos em conta que o pacote contém apenas quatro jogos que podem ser encontrados em outras coletâneas como SEGA Genesis Classics, por exemplo, mas que possui outros 50 clássicos.

Se assim como eu, você é um fã do mascote da SEGA, recomendo fortemente esperar uma promoção para essa valor abaixar, pois com certeza, apesar do jogo estar maravilhoso, nem todo esse conteúdo extra justifica uma coletânea com tão poucos títulos.

Sonic Origins será lançado no dia 23 de junho de 2022, a partir de R$ 214,90 no PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC, via Steam e Epic Games Store, e hoje, os fãs de Sonic já podem fazer a pré-compra do game para ter acesso a incentivos exclusivos.

*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela SEGA.

Sonic Origins
Carteirinha gamer completada com sucesso! (Imagem: Reprodução)

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Atualizado em 20 Jun 2022.