SSDs são cada vez mais necessários na atualidade, e ninguém pode negar. Aceleram absurdamente a leitura e a gravação de arquivos, bem como agilizam o carregamento de jogos, seja no PC ou nos consoles com suporte a esta maravilhosa tecnologia. E bem, nesta análise falaremos do SSD Kingston KC3000 2Tb PCIe 4.0 NVMe M.2, excelente modelo da Kingston, feito para ser usado tanto no PC, quanto no PlayStation 5. Após bons testes em ambas as plataformas, daremos nosso veredito aqui. Portanto, confira mais uma análise do Pizza Fria!
Características do SSD Kingston KC3000 2Tb PCIe 4.0 NVMe M.2
O Kingston KC3000 é um SSD PCIe 4.0 NVMe que conta com as mais recentes tecnologias M.2 Gen 4×4 e NAND TLC 3D, que oferecem aos seus usuários uma performance de altíssimo nível. Nesta versão utilizada por nós, ele ainda oferece 2Tb de armazenamento, podendo guardar um grande número de arquivos, que podem ser acessados de maneira extremamente veloz. Desta forma, é uma excelente escolha para quem utiliza o SSD também para trabalhar com aplicativos de renderização 3D e criação de conteúdo 4K+. Agora, imagine toda essa potência em jogos? Pois é. Falaremos disso adiante.
Com velocidades de até 7.000MB/s para leitura/gravação, algo garantido em nossos testes, é possível ter um grande fluxo de trabalho em PCs e laptops, tornando-se ideal uma escolha ideal usuários que precisam de velocidade. Seu encaixe é pequeno, com o design M.2 2280, que se encaixa muito bem na placa-mãe. Seu design, por sua vez, é discreto, tendo um dissipador preto, feito com alumínio de perfil baixo, que traz o nome do modelo e a marca Kingston estampados. E, por falar em Kingston, vale ressaltar que a marca é referência não só em armazenamento, mas também em memórias RAM de diferentes tipos.
O Kingston KC3000 pode ser encontrado em modelos que variam entre 512Gb a 4Tb, atendendo a todos os públicos, de gamers casuais aos editores mais exigentes.
Experiência geral e outros detalhes relevantes
Vindo em uma embalagem pequena, com visual clean, apresentando suas características, o pequeno, mas potente Kingston KC3000, é muito fácil de ser instalado. Contudo, não veio o parafusinho necessário para fixa-lo na placa-mãe. A título de comparação o minúsculo modelo dá uma verdadeira coça nos grandes e pesados HDDs. Sei que isso é meio óbvio atualmente, mas me impressiono até hoje com a discrepância de velocidade. Os HDDs chegam a velocidades médias de, no máximo, 500 Mb/s, tomando uma lavada do nosso discreto modelo M.2 2280. Como a tecnologia é incrível, não é mesmo?
Logo ao instalar o Kingston KC3000 no PC, já foi possível sentir uma boa diferença na abertura e carregamento dos arquivos e na própria inicialização do Windows 11, que optei por transferir para ele justamente por conta de suas velocidades absurdas. Assim, o computador começou a ligar em questão de menos de 10 segundos, transformando uma tarefa que já demorou algum tempinho em algo quase imperceptível. Outra coisa sentida no teste, foi que o modelo da Kingston praticamente não esquenta, mesmo em testes de velocidade. É simplesmente incrível!
Outro fator no quesito desempenho que merece ser louvado no Kingston KC3000, é que ele agilizou – e muito – o carregamento nos jogos testados, o que nos leva a cravar que este SSD é perfeito para os gamers. Isso ainda é potencializado nesta versão de 2 Tb, que é enorme e comporta uma variedade de jogos e programas. Mas, no vaso dos jogos, o carregamento foi incrivelmente rápido, não tendo aquele problema comum dos assets demorarem a carregar mesmo durante a partida. Neste ponto, sempre acabo abrindo games que sei que costumam trazer esse problema. E em PUBG Battlegrounds e Call of Duty: Warzone 2.0, o Kingston KC3000 conseguiu segurar tranquilamente o rojão, carregando os títulos em poucos segundos.
E no PlayStation 5, a diferença também foi perceptível. O modelo inclusive ultrapassa as velocidades pedidas pela Sony, que são de cerca de 5500 Mb/s. E, ao testar o modelo no console, foi possível perceber também que ele aguenta o tranco sem esquentar demais, algo que exige dos modelos um dissipador, que aqui, foi muito bem construído. Nos testes, foi possível ver que o Kingston KC3000 chegava a velocidades acima de 6500 Mb/s, o que é excelente. Desta forma, quem estiver procurando um SSD para o console da Sony, pode pegar este sem medo! Mas vale ressaltar que não há grandes diferenças entre ele e o SSD nativo, mas ele suporta tranquilamente a carga do console.
Vale a pena comprar o SSD Kingston KC3000 2Tb PCIe 4.0 NVMe M.2?
O Vale demais. Contudo, o modelo por nós testado, de 2Tb, pode ter um preço alto para os setups mais simples. Contudo, não desanime! Existem modelos em tamanhos menores que, consequentemente, contam com preços também menores, o que pode tornar esta pequenina peça em uma adição extremamente eficiente ao seu computador ou PlayStation 5. Porém, já reafirmo que os SSDs não são responsáveis pelo aumento de quadros por segundo em jogos, como muitos costumam pensar. Eles servem sim para reduzir drasticamente telas de loading, algo perceptível no PlayStation 5 e mais ainda no PC, o que me impressionou muito.
Mas, já vale adiantar aqui que para o modelo usar 100% de suas capacidades de velocidade de leitura/escrita no PC, ele precisa estar conectado a uma placa-mãe com suporte ao PCIe de 4ª geração – e sim, isso traz muita diferença, chegando a cortar quase a metade da velocidade em gerações anteriores. E falo isso por experiência própria ao longo dos testes. Portanto, esteja atento a esse detalhe!
Concluindo, se você quer um jogo carregando mais rápido em seu PC ou console, ou até mesmo trabalhar com plataformas como Adobe Photoshop ou Premiere, os Kingston KC3000 de 512Gb, 1Tb, 2Tb ou até mesmo 4Tb podem fazer uma ótima diferença, trazendo o máximo de velocidade de leitura e gravação, agilizando bastante os carregamentos, renderizações e outras tarefas que exigem bastante do armazenamento. Portanto, o Kingston KC3000 é uma compra muito valiosa e um belíssimo investimento.
*O SSD Kingston KC3000 2Tb PCIe 4.0 NVMe M.2 nos foi cedido para testes pela Kingston e testado no PC e no PlayStation 5.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Álvaro Saluan, Pizza Fria
Atualizado em 15 Mai 2023.