Guia da Semana

Guia da Semana

Starship Troopers (ou Tropas Estelares, no Brasil), é parte viva da minha infância. Sempre imaginei todas aquelas cenas de ação vistas nas manhãs acontecendo de alguma forma. E bem, Starship Troopers: Terran Command, game da The Artistocrats distribuído pela Slitherine Games para PC, via Steam, conseguiu, de certa forma, fazer isso se tornar realidade. Trazendo um jogo de estratégia em tempo real bem intenso, o game nos coloca contra uma grande horda de insetos, tal como nos filmes e na série animada. E como em todo bom RTS, Starship Troopers: Terran Command requer tática e escolhas precisas para que os humanos consigam vencer a guerra. Vem ver as nossas impressões deste nostálgico game em mais uma review do Pizza Fria!

Bem-vindo à Kwalasha

A narrativa de Starship Troopers: Terran Command se passa no inóspito planeta desértico Kwalasha, que precisa de nossa ajuda na guerra contra os insetos. Seu cotidiano de trabalho árduo nas mineradoras foi perturbado por um novo perigo que eles não podem enfrentar sozinhos: os insetos. A Infantaria Móvel precisa então se mover rapidamente, retomar o controle do planeta e esmagar todos os inimigos (incluindo outros humanos).

Para um jogo da franquia Starship Troopers, ele entrega diversos detalhes que certamente não passarão despercebidos pelos fãs. Por exemplo, a estética da transmissão da FedNet é exatamente igual nos filmes, trazendo sempre a pergunta “Would you like to know more?” (Gostaria de saber mais?). Além disso, os mapas, as armas, unidades e tudo o que o jogo engloba são exatamente iguais ao que observamos nos filmes e na série animada. Automaticamente, ao começar a jogar, me surgiram tantas lembranças que, de fato, há um “quê” de nostalgia no título, que refez o trabalho muito bem.

starship troopers terran command
Se prepare para invadir diversos buracos de insetos. (Imagem: Divulgação)

Desta forma, a narrativa em meio a uma guerra caótica cai muito bem, sobretudo para um RTS focado no modo single player. Em um dado momento, algo similar ao filme acontece: um preso será executado ao vivo em rede mundial, tal como em uma das propagandas do primeiro filme. Assim, Starship Troopers: Terran Assault consegue ser uma homenagem a esta franquia cult e certamente agradará os fãs neste aspecto. E quem não conhece para além do jogo, provavelmente ficará curioso para saber mais.

Toda hora é hora de lutar

O ambiente caótico dos filmes é exatamente o observado em Starship Troopers: Terran Command. Enquanto os insetos inimigos podem contar com uma infinidade de unidades, quase que ilimitadas, a infantaria móvel controlada por nós é extremamente limitada, sendo obrigada a desenvolver táticas eficazes para superar esse desequilíbrio. Assim, será necessário analisar o terreno para melhor alocar seus soldados, algo que fará toda a diferença para lutar contra tantos inimigos.

O uso tático dos relevos é essencial no jogo, vale ressaltar. Isso ocorre sobretudo pelas mecânicas de batalha “True Line of Sight” e “True Line of Fire” (verdadeira linha de visão e de tiro), que não permite que um esquadrão atire por dentro do outro e ajuda aos insetos a criarem emboscadas. As unidades controladas por nós em Starship Troopers: Terran Command contam com habilidades de elite essenciais para se vencer os combates. E, claro, como em todo jogo de estratégia em tempo real, cada uma apresenta pontos fortes e fracos que devem ser medidos de acordo com a necessidade imposta pelos inimigos.

starship troopers terran command
O número de imimigos é simplesmente surreal. (Imagem: Divulgação)

Esquadrões de Rifle Troopers, por exemplo, são a espinha dorsal de seu exército e podem utilizar como habilidades especiais a “supressão de espingarda” ou o “pacotes de granadas” quando atingem o nível de experiência de elite. Já os Rocket Troopers, unidades mais pesadas, por outro lado, são especialistas que entregam munições destrutivas que vão de ogivas perfurantes e altamente explosivas até bombas incendiárias.

Starship Troopers: Terran Command vai nos apresentando gradativamente em sua campanha single player (o jogo não tem modo multijogador) novas construções que podem ser utilizadas para desbloquear todo o potencial bélico da Federação com rifles E-Pulse, ataques aéreos, veículos bípedes Marauder fortemente armados e muitos outros desenvolvimentos otimizados para pulverizar os inimigos de diferentes maneiras.

starship troopers terran command
Encare unidades cada vez mais fortes ao longo da campanha. (Imagem: Divulgação)

Assim, Starship Troopers: Terran Command consegue ser um RTS consistente e desafiador, tendo em diversos momentos um pouco de tower defense em sua jogabilidade, nos colocando dentro de fortificações para lutar contra um número surreal de aracnídeos e outros insetos alienígenas que insistem incessantemente em destruir os humanos. Desta maneira, Starship Troopers: Terran Command consegue apresentar uma jogabilidade consistente, deixando a desejar apenas em não ter um modo multijogador que ao menos fosse cooperativo.

Vale a pena comprar Starship Troopers: Terran Command?

Starship Troopers: Terran Command é um ótimo jogo de estratégia em tempo real, não sendo necessariamente obrigatório conhecer a franquia antes de ser jogado. Porém, os fãs que jogarem, certamente se sentirão contemplados pelo serviço feito no desenvolvimento, remetendo o tempo todo aos filmes, seja na narrativa, na estética ou até mesmo na ação caótica.

Apresentando gráficos básicos, mas precisos ao gênero, Starship Troopers: Terran Command é um jogo de visual agradável. Suas cutscenes apresentam um estilo desenhado bem diferente, mas que também remetem ao estilo estético dos filmes. Pensando bem, o tal do fan service foi muito bem feito no título, sendo que até a própria narração, as vozes dos personagens e até os sons do ambiente são muito semelhantes aos filmes. Aliás, se vocês não viram, assistam Starship Troopers (1997), que hoje é um clássico cult dirigido por Paul Verhoeven.

Concluindo, para fãs ou não, Starship Troopers: Terran Command é um divertido jogo de estratégia em tempo real, onde o foco é a guerra tática contra os insetos, sendo os aspectos de gerenciamento praticamente mínimos. Ou seja, para quem quer ação constante, o jogo é a pedida certa!

*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Slitherine.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 17 Jun 2022.