Street Fighter sempre foi uma franquia que eu amei. Passei muitas horas jogando Street Fighter 3rd Strike no PlayStation 2, quebrando vários controles diferentes. Mas, com o passar dos anos, meu interesse pela franquia foi decaindo, em especial com Street Fighter V. Problemas de conexão, de balanceamento e mecânicas poderosas demais a ponto de virar uma partida me desanimaram de jogar e treinar o jogo. Entretanto com o anúncio de Street Fighter 6, meu amor pela franquia e pelos personagens foi reacendido.
Isso se da pela soma de todos os fatores envolvendo o jogo até o momento: os gráficos, as mecânicas, os novos personagens e até a nova abordagem dos antigos protagonistas da série me agradaram bastante. Entretanto, talvez a coisa que mais tenha me animado sobre Street Fighter 6 seja essa nova proposta de atrair um público mais jovem, renovando um pouco os fãs da franquia, e a Capcom trouxe essa nova sensação de várias maneiras diferentes, que eu pude conferir de pertinho durante a segunda beta de Street Fighter 6 que está ocorrendo desde o último dia 16, terminando hoje (19).
O que esta disponível durante a beta?
Bom, durante essa beta podemos testar o modo Battle Hub do jogo, que é basicamente o modo online, e dentro desse modo existem alguns recursos interessantes como a criação do seu avatar personalizado. Você pode controlar esse avatar pelo Hub do jogo e interagir com outros jogadores, usando emotes e principalmente lutar contra eles nas máquinas de fliperama espalhadas pelo mapa.
Ao todo, existem três tipos de máquinas durante a beta de Street Fighter 6: a máquina padrão, onde você pode sentar para entrar no modo treino e também jogar com outros jogadores, outro tipo de máquina que também está disponível serve para jogar os modos opcionais do jogo, como um modo onde os jogadores devem lutar enquanto caem bombas em cima dos dois, ou lutar enquanto alguns touros passam pelo cenário para atrapalha-los. O último tipo de máquina que também está disponível na beta de Street Fighter 6 são as máquinas para jogarmos alguns jogos antigos da Capcom com outros jogadores, como Final Fight ou Street Fighter 2.
E por último e não menos importante, os personagens que estão disponíveis na Beta 2 do Street Fighter 6 são: Luke, Jamie, Guile, Juri, Kimberly, Ryu, Ken e Chun-li.
O Modo Treino
Todo jogador de jogos de luta passa horas e mais horas no modo treino, então ter um bom modo treino que permita o jogador testar e treinar as mais diferentes situações é muito importante. E, pra ser honesto, eu não estava esperando um bom modo de treino durante a beta de Street Fighter 6, e ainda bem que eu estava errado. O modo treino do jogo está extremamente completo, trazendo todas as informações que os jogadores precisam, como o histórico de Inputs, os dados de frames, configurações do inimigo, gravação dos movimentos do inimigo, tudo isso ainda vinha complementado com alguns “presets” de treino, para você não precisar configurar o seu treino novamente.
Todos esses recursos me animaram muito para jogar o jogo e testar as possibilidades dos personagens, porém o modo treino da beta tem um grande problema, pois você só poderia treinar enquanto estivesse sentado numa máquina. O problema disso é que caso outro jogador sentasse para jogar contra você o seu treino era interrompido para dar espaço para a partida de vocês dois.
E como está a porradaria de fato?
Street Fighter 6 é mais Street Fighter, e nisso eu englobo os princípios e fundamentos básicos do jogo e até mesmo o funcionamento dos personagens clássicos. Entretanto o jogo consegue ser familiar ao mesmo tempo que é inovador, e isso é maravilhoso. O novo sistema de Drive é sem sombra de dúvidas a maior e melhor adição do jogo, pois ele subverte o conceito de “barras” dos jogos de luta ao dar ao jogador a barra cheia desde o início do round obrigando você a gerenciá-la da melhor maneira possível.
Essa barra de drive serve para melhorar os seus ataques, serve para estender os seus combos e também para se livrar de situações complicadas. Em resumo, quase todos os recursos do jogo estão concentrados nessa única barra, ou seja é um sistema fácil de entender, mas difícil de dominar.
Em relação ao combate em si, o jogo está em geral mais lento em comparação ao jogo anterior da franquia. E mais lento não no sentido da velocidade dos golpes ou dos personagens, mas sim, no quesito técnico, pois agora o que chamamos de “jogo neutro” é base do jogo, assim como os jogos antigos da franquia como Street Fighter 3rd Strike.
Os personagens da beta também estão bastante variados e trazem diferentes tipos de jogo, porém infelizmente não está disponível nenhum personagem de agarrão para jogar e testarmos esse estilo de jogo. Temos a Kimberly, Jamie e Juri como personagens mais agressivos, Ryu,Chun-li, Ken e Luke como personagens mais balanceados e Guile como um personagem mais lento e focado em jogar à distância.
Entretanto, os personagens disponíveis estão em geral todos divertidos, e como eu disse anteriormente eu joguei um pouco com cada um deles (mas confesso que o Guile foi o meu favorito), e todos eu vi um potencial enorme de mecânicas e combos absurdos de tirar o fôlego (muitos desses possíveis combos eu tomei também). Porém como sou um jogador casual não consegui dominar nesse nível um personagem para fazer combos mirabolantes.
O que esperar de Street Fighter 6?
Street Fighter 6 é um dos jogos jogos mais aguardados (pelo menos por mim) de 2023, o jogo promete trazer um olhar moderno e uma abordagem voltada para o público mais jovem, tudo isso em uma das franquias mais tradicionais da indústria dos jogos. E toda essa reinvenção da franquia me agrada muito, seja nas dancinhas, nos emotes, nas piadas e nos visuais modernos, não importa pois isso aproxima mais ainda esses personagens clássicos para um público jovem que se afastou dos jogos de luta.
Entretanto, Street Fighter 6 ainda apela para o público mais antigo do jogo trazendo os personagens queridos da franquia, um combate que remete aos antigos jogos e principalmente uma abordagem nova para esse jogo e esses personagens que amamos a mais de 35 anos. Então depois de jogar, ver e sentir Street Fighter 6 eu só posso ter otimismo com o futuro tanto do jogo quanto da franquia, ainda mais depois do polêmico Street Fighter V.
Street Fighter 6 está disponível em pré-Venda para PC, via Steam, PlayStation 4 e 5, e Xbox Series X|S. O lançamento está marcado para o dia 2 de junho de 2023.
*Preview realizada em um PC equipado com uma placa de vídeo RTX com código fornecido pela Capcom.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Matheus Feldmann, Pizza Fria
Atualizado em 27 Dez 2022.