Guia da Semana
Jogos
Por Rodrigo Arbex, Pizza Fria

Tetris Effect: Connected | Review

Tetris Effect: Connected, lançado no fim de 2020 pela Enhance Games, foi, inicialmente uma versão exclusiva para o “universo” Microsoft,.

Tetris Effect: Connected, lançado no fim de 2020 pela Enhance Games, foi, inicialmente uma versão exclusiva para o “universo” Microsoft, ou seja, estava na Microsoft Store e era direcionado mais efetivamente para Xbox Series X|S, disponível gratuitamente para assinantes Xbox Game Pass, também no PC. O título, contudo, é uma “evolução natural” do seu antecessor: Tetris Effect, de 2018, focado para VR, e disponível também para PS4, inclusive. Agora, com seu “sobrenome“ Connected, essa surpreendente repaginação do clássico Tetris chega ao seu ápice e ganha fortes contornos multiplayer, abarcando modos competitivos e cooperativos, on e offline.

Muitos de nós ao ouvirmos este nome “Tetris” puxamos muitas lembranças à mente. Este renomado e “ancião” jogo de puzzle de “encaixar bloquinhos” já divertiu muita gente, seja nas suas inúmeras versões e roupagens de diversos consoles (de diversas épocas) e também em mini games vendidos “igual água em toda e qualquer esquina” pelo país, sem contar com as versões disponíveis nos primeiros modelos de celulares. Pois bem, ao lermos isso poderíamos pensar que um “novo jogo” de Tetris seria mais do mesmo, desnecessário e somente um “apelo à nostalgia”. Aí que nos enganamos, caro leitor. A resposta você confere em mais uma análise do Pizza Fria!

Uma experiência sensorial

É imprescindível dizer que somos surpreendidos logo de cara, quando jogo nos convida a usar fones e/ou “dispositivos surround” para uma maior imersão. E, já no começo, este Tetris já “mete o pé na porta”, trazendo uma trilha sonora imersiva e contagiante, além de bem aderente as partidas. Se não bastasse esse adorno sonoro, temos imagens coloridas e vivas para maior ambiência ao player, que logo de início percebe que fará parte de uma “experiência sensorial” de cores, sons, imagens e vibrações no controle. Magnífico!

Não é só fut…. opss … Tetris

Parafraseando a conhecida frase, podemos dizer que esse jogo não é só “mais um Tetris”. Tetris Effect: Connected traz exatamente o que o nome diz: “efeitos e conexão”, ou seja, belo gameplay e um poderoso multiplayer. No quesito multiplayer, vale novamente destacar que, além de robusto, é o foco dessa versão… em que se pesa que temos multiplayer para todo gosto: cooperativo, versus, online e offline… Além disso, os diversos modos multiplayer nos chamam atenção por envolver até mais de dois players e conseguir combinar de maneira harmônica, players casuais com players experimentados e, até mesmo, misturando inteligência artificial no processo.

Tetris Effect: Connected
O visual psicodélico de Tetris Effect: Connected é uma das atrações do game (Imagem: Divulgação)

Existe vida além do multiplayer…

Continuando a séria de trocadilhos infames, é importante dizer que, mesmo focado no modo multiplayer, Tetris Effect: Connected também faz bonito colocando um “story mode” cheio de imersão ao nos colocar “desbravando o universo”, mais precisamente as casas do zodíaco. Sim, um “simples” jogo de Tetris consegue trazer uma lore pra lá de “diferente” se pensarmos em temas aderentes ao já famoso jogo de puzzle.

Aproveitando o gancho da temática do jogo, é importante relembrar que apesar de ter chegado inicialmente como um exclusivo para dispositivos Microsoft, a versão atualizada será lançada para os consoles da Sony e para Steam como DLC gratuita aos detentores da versão sem o “sobrenome” Connected, ou seja, ao Tetris Effect disponíveis nestas plataformas. A versão definitiva está sendo esperada para agosto.

Tetris Effect: Connected
Mas o verdadeiro foco de Tetris Effect: Connected está em seus diversos modos multiplayer (Imagem: Divulgação)

Além disso, é importante ressaltar que a Enhance Games prometeu, junto com a adição das novas plataformas, trazer um modo crossplay para aproveitar ao máximo o potencial online do jogo. Falando novamente na questão do multiplayer… Relato que, dos diversos modos disponíveis, me chamou atenção o misto de tensão e singeleza poder jogar este clássico em três players aleatórios na partida coop vs IA, de modo que eu sentia nitidamente a interação e interdependência dos jogadores que, hora cooperavam paralelamente (ou seja, cada um na sua tela de “quebra -cabeças) e quando o jogo nos convida a interagir com as peças e montantes dos outros, tornando o jogo ainda mais desafiador e interessante!

Vale a pena comprar Tetris Effect: Connected?

Tetris Effect: Connected pode ser classificado então como uma bela repaginação de um clássico, que chega com uma injeção de vigor na parte gráfica, sonora e, sobretudo, de multiplayer. Grata surpresa que deveria ser jogada por tanto nostálgicos quanto players que querem algo “diferente”, em função do título ter saído equilibrado e “redondinho”… uma verdadeira experiência!

Tetris Effect: Connected já está disponível para Xbox Series X|S, Xbox One e Windows 10, com a atualização Connected chegando ao PlayStation 4 e PC, via Epic Games Store, de forma gratuita, no dia 18 de agosto deste ano, mesma data que será disponibilizada a versão de PC, via Steam, do jogo. O título conta com uma média de 88 pontos no Metacritic.

*Review elaborada em um Xbox Series S, com código fornecido pela Enhance Games.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Rodrigo Arbex, Pizza Fria

Atualizado em 16 Jul 2021.

Mais notícias

Dead Space Remake é anunciado para PC e consoles

Jogos

Battlefield 2042 revela “Portal”, uma nova experiência para os jogadores

Jogos

9 novidades que estarão em Dying Light 2 Stay Human

Jogos

Battlefield 1 e Battlefield V estão de graça no Prime Gaming

Jogos

Crash Bandicoot recebe bundle comemorativo de 25 anos para consoles

Jogos

Xbox Game Pass traz 12 novidades e 3 remoções em julho

Jogos