Guia da Semana

The Elder Scrolls V: Skyrim é um dos RPGs mais influentes da década. O título foi lançado originalmente em 2011 e logo se destacou no gênero. Pois, ao apresentar um grande mundo aberto no qual os jogadores poderiam explorar livremente e um sistema de progressão inovador, que torna o protagonista cada vez mais forte nas habilidades mais usadas, o game se tornou um marco e influenciou diversos RPGs que seriam lançados mais a frente. Além disso, o game teve um sucesso tão grande que recebeu diversos prêmios, inclusive o título de Game of The Year em 2011.

Como já era esperado, com o grande sucesso do jogo, a Bethesda não perdeu tempo e nos anos seguintes lançou novas versões deste clássico. Admito que acho um pouco exagerado o número de relançamentos, sendo que na maioria não temos grandes adições. Entretanto, outro elemento que ajudou The Elder Scrolls V: Skyrim a se manter relevante, mesmo após anos de seu lançamento original, é o incrível suporte a mods. Embora este recurso se destaque mais no PC, fica evidente que até mesmo nos consoles, o suporte a novas modificações ajuda a manter o game vivo, mesmo após 10 anos do lançamento.

Assim sendo, para a surpresa de muitos (sqn) a Bethesda anunciou The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition, uma nova versão do game que traria diversas novidades para jogadores veteranos e novatos. Porém, será que mesmo após tantos relançamentos, vale a pena dar uma chance para mais uma versão de Skyrim? Portanto, chegou a hora de saber a resposta em mais uma análise do Pizza Fria.

As novidades da edição de aniversário

Antes de partir para a análise em si do game, é preciso esclarecer como funcionou o lançamento desta versão e quais as novidades. Primeiramente, os jogadores que já possuem a edição “Legendary” no Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC, receberam gratuitamente duas expansões e alguns mods extras. Além disso, para os players da nova geração, foi disponibilizado o update com melhorias gráficas e aumento de FPS, sendo que agora o título roda nativamente a 60 FPS.

Entretanto, os jogadores que comprarem a nova edição chamada de The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition, receberão todos os conteúdos do clube de criação, que basicamente são mods pagos. Além disso, foi adicionado ao game um modo sobrevivência, em que os jogadores terão que sobreviver em Skyrim de uma forma mais desafiadora, tendo que se preocupar com comida, clima e até mesmo com ameaças mais devastadoras. Um modo de pescaria também foi adicionado, sendo que ele permite que os players realizem o sonho de pescar em vários locais do jogo. Esta nova modalidade, também adicionou varias opções de peixes distintos e até mesmo algumas quests envolvendo esta profissão.

Portanto, eu já posso adiantar o seguinte. Os jogadores que nunca jogaram Skyrim, terão a experiência completa ao comprarem está edição, sendo a jornada definitiva no game. Entretanto, os players veteranos no jogo, que possuem muitas horas de gameplay e exploraram tudo que o incrível mundo de Skyrim tem a oferecer, podem se decepcionar com as poucas novidades desta versão.

Criação de personagem e flexibilidade de classes

Primeiramente, preciso dizer que eu joguei MUITO Skyrim na minha vida. Ele foi o game que acendeu o meu amor pelos games da Bethesda, enquanto me introduziu ao gênero RPG. Portanto, admito que qualquer oportunidade que eu tenha de voltar ao mundo de The Elder Scrolls, abraçarei sem pensar duas vezes. Assim sendo, The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition leva os jogadores em mais uma aventura pelo mundo de Skyrim. Após a clássica introdução ao lado de alguns prisioneiros, o player se depara com a sua primeira decisão importante, criar o seu personagem.

The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition
A famosa cena de introdução de Skyrim (Imagem: Reprodução)

Em RPGs, meio que já virou meme este momento, sendo que os players em sua grande maioria, ficam vários minutos na tela de criação em busca do personagem perfeito. Está situação não difere aqui, pois temos uma vasta opção de características que o jogador pode alterar no protagonista, tanto em questão de aparência como de classes.

Entretanto, é importante destacar que The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition oferece uma liberdade única em relação a flexibilidade das habilidades do personagem. Assim sendo, os perks iniciais que escolhemos apenas dará uma vantagem inicial. Para exemplificar, é possível escolher a classe nórdico, que tem um perk inicial de bônus de guerreiro. Entretanto, nada impede que o jogador se torne mago com está classe, o game permite isso. Basta apenas que o jogador comece a usar poderes mágicos durante os combates e exploração e investir nesta árvore na aba de skills.

O grandioso mundo de Skyrim

Sempre que eu vou recomendar Skyrim para alguém, eu digo a mesma coisa. Não siga as linhas de quests principais do título, pois está é a forma mais desinteressante de se jogar. Isto acontece porque a história principal de The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition é ok, e não apresenta uma história super grandiosa e emocionante. Pois, o grande destaque do game, e o que faz com que ele seja um RPG marcante, é o mundo aberto e os segredos que os jogadores podem encontrar ao explora-lo.

Ao explorarmos o mapa, iremos nos deparar com missões secundárias, segredos, grandes cavernas e até mesmo NPCs que podemos simplesmente conversar. O game apresenta uma grande profundidade nos diálogos com os personagens, sendo que a maioria deles terá suas próprias histórias para contar e às vezes, até uma missão para o protagonista.

The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition
O mundo apresenta diversas locais para os jogadores explorarem em busca de quests, segredos e colecionáveis (Imagem: Reprodução)

Uma situação que eu sempre me recordo, é uma quest na qual o nosso herói entra em uma taverna e um personagem pergunta se queremos beber com ele. Inicialmente, a proposta parece inofensiva, entretanto após alguns goles de bebida, nosso personagem simplesmente desmaia e acorda do outro lado do mapa em uma região totalmente diferente. Assim sendo, cabe a ele descobrir o que aconteceu. Está é apenas uma das diversas situações e perigos que os playes podem encontrar no mundo do game. Além disso, na exploração é possível nos depararmos com armas, itens e até mesmo magias que podem ser aprendidas pelo protagonista.

Uma gameplay divertida, mas que mostra os sinais do tempo

A gameplay de The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition é extremamente divertida. Podemos andar, correr, atacar usando varias armas como machados, espadas e também fazer uso de magias, que vão desde ataques de destruição, como fogo e raios. Além disso, também é possível focarmos em habilidades mais passivas, como uma magia focada em cura, para que seja possível evitar a morte durante os perigos do game. Além disso, o nosso herói é um Dragonborn, assim sendo, ao matarmos um dragão no jogo, iremos absorver a alma daquela criatura e ganhar alguma habilidade. A primeira que o protagonista irá ganhar é um “shout”, uma skill que permite que ele solte um grito devastador que causa dano aos inimigos.

Embora The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition apresenta uma jogabilidade divertida, é notável que alguns aspectos envelheceram mal, principalmente em relação aos combates com armas corpo a corpo e animações. Pois, o título apresenta uma certa falta de fluidez ao usarmos estas armas, o que faz com que em muitos combates, seja difícil acertar os inimigos. Lutar contra um dragão usando uma espada… acredite, é extremamente desafiador, sendo que a minha recomendação neste caso é usar o arco e flecha.

The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition
Embora seja divertido, algumas mecânicas do game envelheceram mal (Imagem: Reprodução)

Além disso, no título podemos alternar entre as perspectivas de primeira e terceira pessoa. Embora seja legal alternar entre as duas visões durante o gameplay, o combate em terceira pessoa é algo que deixa a desejar, pois, é travado e não apresenta uma boa fluidez. Entretanto, está perspectiva é altamente atrativa durante a exploração, pois dá uma sensação de ainda mais grandiosidade para o mundo do game.

Uma narrativa que se destaca pelos personagens

Como dito anteriormente, as quests principais de The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition não são a parte mais atrativa do jogo. Pois, temos aqui uma história que não foge muito daquele clássico “salvador que precisa salvar a todos”. Entretanto, os personagens que encontraremos ao decorrer da jornada são extremamente carismáticos e até mesmo possuem suas próprias motivações. Para exemplificar, temos a grande intriga politica entre o império e os stormcloakes. As duas facções possuem visões totalmente diferentes de como Skyrim deve ser governada, sendo que caberá ao jogador entender os dois lados e decidir qual ideal irá ajudar.

Além disso, ao explorarmos o mundo de The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition, será possível recrutarmos companheiros para nos ajudar na jornada. Portanto, em momentos específicos da campanha, o protagonista irá se deparar personagens que irão se oferecer para nos acompanhar em nossa jornada. Geralmente, não existe um desenvolvimento tão vasto em relação a eles, os companheiros estão ali apenas para nos ajudar em combate.

Outro aspecto que torna o mundo do game vivo e imersivo, são as quests secundárias. Pois, cada uma delas irá apresentar uma narrativa única em que os players terão que decidir se irão cooperar ou até mesmo atrapalhar o objetivo daquele NPC. Ao decorrer do título iremos nos deparar com várias delas, que vão desta contratos de assassinato, intrigas politicas ou algo simples, como ajudar um dos pretendes de uma moça a finalmente conquistar o coração de sua amada.

Melhorias visuais modestas

Mesmo está nova versão de The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition prometendo grandes novidades visuais na nova geração, não é bem isso que acontece. No aspecto geral, o título apenas aumentou a resolução e adicionou um boost para 60 FPS. Embora eu gosto muito do mundo de Skyrim e a variedade de locais que o mundo apresenta, fica evidente que poderia ter sido um feito um trabalho melhor neste aspecto, principalmente se olharmos para o trabalho que os modders realizam, apresentando gráficos quase que foto-realistas em alguns casos.

The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition
O game apresenta melhorias visuais modestas, sendo que este aspecto poderia ter sido melhor trabalhado (Imagem: Reprodução)

Embora não tenhamos um upgrade significativo no aspecto gráfico, o game consegue manter a imersão do jogador com seus belos cenários e a incrível variedade de ambientação. Anteriormente, eu mencionei que o título envelheceu mal em relação ao gameplay, entretanto, afirmo com total convicção que a ambientação de Skyrim ainda é algo de se encher os olhos, mesmo atualmente.

Trilha Sonora

Um dos aspectos que mais se destaca em The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition é a sua trilha sonora. Pois, temos aqui músicas épicas que irão deixar o jogador imerso em cada batalha. Entretanto, ao explorarmos o mundo, uma música mais calma irá entrar em ação, o que torna a exploração contemplativa, fazendo com que o player fique imerso naquele mundo e prestando atenção em cada detalhe. Além disso, o game apresenta algumas músicas já conhecidas pelos fãs, como Dragonborn Comes, trilha está composta pela talentosa compositora, Malukah.

Desempenho

Minha experiência foi no Xbox Series S. Portanto, toda a minha jornada pelo grandioso mundo de Skyrim foi extremamente fluida em 60 FPS e com poucas quedas, apenas em alguns momentos com muitos efeitos na tela, como na primeira luta contra um dragão. Entretanto, as quedas não são frequentes, e quando acontecem, são quase imperceptíveis. Outro elemento que surpreendentemente não mostrou presença foram os bugs. Pois, os jogos da Bethesda são conhecidos por terem sempre alguns problemas que podem até mesmo quebrar o game. Felizmente, este não foi o caso durante a minha aventura, sendo que não tive nenhum problema, situação está que eu considero um verdadeiro milagre.

Vale a pena comprar The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition?

The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition apresenta uma aventura épica. O game mantem todas as qualidades que os jogadores esperam de uma nova versão de Skyrim, entretanto, já é notável um certo envelhecimento em alguns elementos da jogabilidade. Além disso, o game não conta com legendas em PT-BR, situação está que é simplesmente inaceitável, principalmente para um título que já teve diversos relançamentos por mais de 10 anos.

Além disso, as novidades apresentadas nesta versão não entregam conteúdo suficiente para que os players veteranos se sintam motivados a voltar para este mundo. É divertido o modo sobrevivência e a pescaria, mas algumas horas depois estes elementos cansam e não conseguem manter a atenção do jogador.

Embora não apresente muitas novidades para antigos jogadores, The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition é a versão definitiva do game para novos players. Pois, temos nesta versão todos os conteúdos lançados, incluindo as DLCs, mods do clube de criação e para os aventureiros na nova geração, uma melhoria singela nos visuais e um boost de performance.

Por fim, posso dizer que experienciar novamente a jornada de Skyrim foi algo único e cheio de sentimento. Mesmo com alguns problemas e a falta de novidades, o game continua relevante e que se depender dos fãs e do queridão Todd Howard, teremos ainda mais versões no futuro, situação está que eu particularmente não acho nada negativo.

The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition foi desenvolvido pela Bethesda e lançado no dia 11 de novembro para  Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5PC, via Steam.

*Review elaborada em um Xbox Series S, com código fornecido pela Bethesda.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Leandro Paiva, Pizza Fria

Atualizado em 17 Jan 2022.