Guia da Semana
Jogos
Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV | Review

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV é um RPG japonês desenvolvido pela Nihon Falcom, empresa responsável também.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV é um RPG japonês desenvolvido pela Nihon Falcom, empresa responsável também pela clássica série Ys, e distribuído pela NIS América, que já publicou jogos como Langrisser I & II e Disaster Report 4: Summer Memories.

O game é o quarto da franquia The Legend of Heroes, sendo a parte final da tetralogia Cold Steel. O quarto jogo chegou ao Japão em 2018 para PlayStation 4, mas só será disponibilizado no ocidente na próxima terça, 27, com uma versão para PlayStation 4. Além disso, em 2021, há previsão de lançamento de versões para PC, via Steam, e Nintendo Switch.

Mas será que The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV consegue se destacar diante de um mercado com tantos outros bons JRPGs no catálogo dos consoles atuais? Fiquem ligados e ‘bora’ comigo tirar suas dúvidas em mais uma review antecipada do Pizza Fria!

Entendendo a obra

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV é o quarto jogo sequencial de uma história que teve início em 2013 e que pode ter passado despercebida no Brasil. Por isso, farei um breve recap sobre as histórias dos jogos anteriores, baseado no próprio glossário oferecido pelo jogo. E, é bom ressaltar, o trecho abaixo contém spoilers.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel

Dentre as nações do continente Zemuriano, o poderoso Império Ereboniano foi rápido em declarar sua autonomia militar. No entanto, terríveis conflitos internos entre a classe alta e os plebeus que tentam ascender ao poder têm se intensificado dia após dia.

As facções nobres e as reformistas não têm sido muito gentis umas com as outras ao longo dos anos, e as tensões entre as duas só vão piorar se não forem feitos acordos em um futuro próximo.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
O uniforme carmesim dos alunos da Classe VII difere dos uniformes padrão tipicamente verde para plebeus e branco para nobres (Imagem: Reprodução)

O sistema de classes está profundamente enraizado nos corações de todos os Erebonianos e Rean Schwarzer, como qualquer outro cidadão da Nação Imperial, não foge a esses conflitos crescentes. No entanto, ele percebe que seu uniforme carmesim difere dos uniformes padrão tipicamente verde para plebeus e branco para nobres.

E pela primeira vez na história da prestigiosa academia, a posição não significa nada e habilidade significa tudo. Com nove alunos escolhidos a dedo de várias origens e habilidades, Rean incluído na Classe VII, se prepara para mergulhar fundo no atoleiro político que ameaça não apenas eles, mas o Império como um todo.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel II

O game é uma sequência direta do Trails of Cold Steel original e começa um mês após seu término. 

Rean Schwarzer escapou ao lado de seu Cavaleiro Divino Valimar. Ele chega à sua cidade natal, Ymir, com a ajuda do sua braçadeira Troval, mas rapidamente vê seus entes queridos apanhados pelo fogo cruzado da guerra civil Ereboniana.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
Rean Schwarzer e seu Cavaleiro Divino Valimar. (Imagem: Repodução)

Os oponentes de Rean são a Noble alliance, que se juntou ao Imperial Liberation Front no jogo anterior, e os Ouroboros, um grupo recorrente de antagonistas da série Trails.

Alunos da Academia Militar Thors, incluindo os da Classe VII, estavam espalhados por todo país, então, Rean tenta reunir todos novamente para pôr fim à guerra civil e salvar as pessoas que ele ama.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III

Sequência direta dos jogos anteriores, The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III começa um ano e meio após os eventos do segundo jogo. 

A historia volta a girar em torno de Rean Schwarzer, agora professor da academia militar. O enredo foca em questões misteriosas da vida de Rean, como a origem do personagem, assim como em desenvolver a narrativa de outros personagens do jogo anterior. O game conta também com a presença de Tita e Agate, personagens de Trails in the Sky, um arco da história anterior dentro da série Trails.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
Rean Schwarzer, herói da guerra cívil é agora professor da academia militar. (Imagem: Reprodução)

O capítulo final de uma grande obra

Por fim, assim como nos outros jogos, The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV, é a sequência direta de Trails of Cold Steel III, e dessa forma, o Império Ereboniano continua em guerra.

Os heróis da Classe VII se veem contra toda a força do Império, na tentativa de interromper o caminho da dominação total.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
KeA Bannings, Elie MacDowell, Lloyd Bannings, Estelle Bright, Joshua Bright e Renne Bright no prólogo do game (Imagem: Reprodução)

Enquanto a guerra acontece, o grande herói da Guerra Civil e instrutor da Classe VII, Rean Schwarzer, desapareceu.

Agora, os antigos e novos alunos da Classe VII devem se unir a heróis de todo o continente em busca do grande professor e forjar a única chance de o mundo ser poupado da destruição total.

Mecânicas do game

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV é um JRPG com sistema de combate baseado em turnos, com cinco diferentes níveis de dificuldade que são:

  • Muito Fácil – Ajustado para batalhas fáceis e rápidas. Ideal para quem quer aproveitar a história.
  • Fácil – As batalhas não são tão fáceis, mas não chegam a ser difíceis. Ideal para quem quer aproveitar tanto as batalhas quanto a história.
  • Normal – Onde o combate chega a ter um desafio satisfatório. Ideal para pessoas acostumadas a jogar RPG.
  • Difícil – As batalhas irão exigir o máximo de você. Para jogadores habilidosos que buscam desafio.
  • Pesadelo – Onde o menor dos seus problemas será lidar com a morte. Para jogadores que desejam um desafio de verdade.

As batalhas não ocorrem de forma aleatória e tem início, ao esbarrarmos em algum inimigo vagando pelo mapa. Podemos sempre tentar um ataque para começar a batalha já com a vantagem dos inimigos enfraquecidos e caso sejamos pegos de costas, começamos em desvantagem.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
As batalhas ocorrem ao esbarrarmos em algum inimigo vagando pelo cenário. (Imagem: Reprodução)

As mecânicas das batalhas

O sistema de turnos é o básico já conhecido, porém aprimorado com alguns novos conceitos como a opção de poder mover os personagens para uma maior eficiência nas batalhas ou apenas para fugir de um ataque iminente.

Além disso, contamos com um sistema chamado Brave Order, em que utilizamos os Bravery Points, que são pontos obtidos durante as lutas, para receber vantagens durante um determinado número de turnos. 

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
As Brave Orders podem ser utilizadas mais de uma vez durante as batalhas e é crucial para o sucesso em algumas lutas. (Imagem: Reprodução)

Como é o caso por exemplo da Adamantite Formation que consome 4 Bravery Points, mas durante 4 turnos concede 50% de redução de dano e aumenta a obtenção de Craft Points, ou CP.

Durante os combates, temos três diferentes tipos de ataques, que são:

  • Ataque físico – Ataques normais que irão causar dano físico ao inimigo selecionado, desde que, esteja dentro da área de alcance do personagem.
  • Arts – São técnicas equipadas através de itens conhecidos como Quartz ou Master Quartz adquiridas e equipadas nós Orbments dos personagens. Elas são as magias do game e são ativadas utilizando as Energy Points, ou EP e levam alguns turnos para serem conjuradas, além disso, são variadas em Artes de ataque e suporte.
  • E por fim as Crafts – Que custam um ponto chamado CP, os Craft Points que são adquiridos causando ou recebendo dano nós inimigos. As Crafts são habilidades de combates especiais únicas de cada personagem e possuem uma variável ainda mais poderosa chamada S-Craft, que são poderosas técnicas de combate que consomem todo CP do personagem. É necessário no mínimo 100 CP para que um aliado possa utilizado a técnica e ela pode ser ativada segurando R1 em qualquer momento da batalha.
The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
Aperte X para o ataque, quadrado para Arts, triângulo para Crafts e círculo para se mover. (Imagem: Reprodução)

O sistema de Combat Links

Além disso, The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV conta com sistema de Combat Links, onde os personagens em sintonia dividem impulsos sensoriais e mentais um com o outro, adquirindo maior efetividade lutando juntos.

Essas habilidades vão sendo desenvolvidas e aprimoradas durante o jogo com a obtenção da Link EXP, um tipo de experiência adquirida em batalhas e ao assistir a certos eventos.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
Os personagens em sintonia dividem impulsos sensoriais e mentais um com o outro, adquirindo maior efetividade lutando juntos (Imagem: Reprodução)

Atacar e utilizar certos tipos de Crafts pode desorientar os inimigo e, com isso, os link attacks serão acionados.

Existem três diferentes tipos de link attacks:

  • Assist – Utilizar um Assist garante 1 BP e o aliado do personagem que desorientou o inimigo desfere um golpe extra contra ele.
  • Rush – Que é um ataque poderoso e consome 2 BP. Um Rush confere que os dois personagens em sintonia ataquem o inimigo aquele turno.
  • E o Burst que consome 5 BP e atinge todos os inimigos com os 4 personagens durante o turno.
The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
Apesar de gastar 5 BP, o Rush ataque causa um enorme dano a todos inimigos em combate (Imagem: Reprodução)

Batalha de gigantes

Além das batalhas mano a mano, o game conta com empolgantes batalhas utilizando os Panzer Soldats, que são robôs gigantes controlados pelos nossos personagens. E é aí, que a mecânica sofre algumas alterações.

Com os Panzers, podemos atingir o inimigo em três áreas diferentes. Cabeça, corpo ou braços e cada parte possui sua eficácia para deixar o inimigo desnorteado. Desnortear um inimigo te garante um ataque extra e 1 Bravery Point.

Além disso, é possível utilizar os BPs acumulados para causar ataques ainda mais poderosos que são os:

  • Finisher – Consome 2 BPs mas causa um ataque arrasador contra o adversário.
  • Unity Attack – Que consome 5 BPs mas é um ataque ainda mais forte utilizando 2 ou 3 robôs juntos.

Além disso, apertando L2 é possível ver a linha de ataque do inimigo, antecipando com uma defesa por exemplo um ataque mais forte que está por vir.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
Fique atento no próximo passo inimigo apertando L2 (Imagem: Reprodução)

Por fim, existe também nas batalhas com robôs o sistema de companheiros, que permite os seus companheiros em batalha utilizem três tipos de movimentos, de acordo com a situação.

  • Ex Arts – É utilizado apertando quadrado durante o turno de um companheiro. Esse ataque consome EP e é um ataque mágico ou uma magia de suporte. Cada um dos companheiros possui um EX Arts diferente e único.
  • Spirit – Apertar para cima no direcional irá consumir seu EP e recuperar 50% de vida, te dará 30 CP e curará todos os status anormais.
  • Charge – Apertando para baixo no direcional o charge será ativado e irá recuperar 500 EP.

O audiovisual de The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV

O game conta com gráficos simples, porém, é um jogo bem polido, rápido e bastante fluido com cenários bonitos e ricos em detalhes, bem coloridos e ao estilo anime.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
O gráfico é simples, porém, o jogo flui bastante, não há quedas de frames e o estilo anime da um charme à trama (Imagem: Reprodução)

As músicas e efeitos sonoros estão empolgantes e impecáveis e a ambientação está toda feita na medida certa. Com destaque especial para a arte e a música da apresentação, que é bem ao estilo abertura de anime mesmo.

É uma pena nosso idioma não estar disponível. O game conta apenas com inglês e japonês, tanto para áudio quanto legendas. O que sem dúvidas, é um grande ponto negativo. O game é totalmente focado na narrativa e infelizmente, se você não tem bom domínio em um desses idiomas, pode passar batido pois provavelmente o game não vai despertar muito interesse.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
A animação da abertura já entregando o tanto de potencial o game tem, afinal, quem não curte robôs gigantes? (Imagem: Reprodução)

Conteúdos extras

Trails of Cold Steel IV conta com um gigantesco glossário bem detalhado sobre todo o mundo, personagens e acontecimentos anteriores para deixar por dentro de tudo, até mesmo quem estiver começando a jogar agora.

Não vou dizer que é a mesma emoção sentida jogando, mas ao menos, a produtora se importou e buscou uma maneira de deixar por dentro os jogadores novatos interessados em ingressar na franquia.

9 trails of cold steel iv
Prepare-se para muita leitura, caso tenha pulado os outros jogos e queira ficar por dentro de tudo.

Além disso, o game conta com um divertido jogo de cartas. O Vantage Masters que pode ser jogado com alguns NPCs simbolizados com um tipo de cartas durante o game.

Ao pressionar R2 nesses personagens o desafiamos para um duelo onde o objetivo é esgotar os 20 pontos de vida da carta principal do deck adversário, utilizando seu baralho com 20 cartas personalizáveis.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
O Vantage Masters é divertido e sem dúvidas, você passará boas horas personalizando seu deck e jogando. (Imagem: Reprodução)

Quando vencemos uma partida do Vantage Masters, recebemos do oponente uma carta para aprimorar nosso deck.

Além disso, temos também um simples e divertido modo de pescaria onde, em certos pontos indicados no mapa, podemos parar para pescar, relaxar e conseguir ingredientes para nossas receitas.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
O modo pescaria é simples e bastante divertido. (Imagem: Reprodução)

Já no Barca Cassino na cidade de Crossbell, podemos ir na baia de cambio e trocar Mira, que é o dinheiro do jogo, por Tokens e passar horas apostando em jogos de azar como Poker e o Blackjack.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
Os Tokens coletados podem ser trocados por itens na loja de cambio. (Imagem: Reprodução)

Com a progressão da história, o mini game Pom! Pom! Party é habilitado e pode ser acessado no menu segurando L2 e apertando Circulo.

O game nada mais é que uma divertida versão adaptada de Puyo Puyo onde devemos controlar os Poms em queda e alinha-los com os Poms da mesma cor para fazer pontos. Os botões X e Circulo mudam as posições dos Poms que estão caindo. Conectar três deles em sequência os estoura e o jogador recebe 1 CP a cada sequência de Poms estourados e um bônus de tempo.

Quando você acumula 100 CP, segurar Triângulo e apertar L1 ou R1 fará uso de uma S-Craft que pode ser para limpar a quantidade de Poms do seu lado ou para atrapalhar o inimigo.

14 trails of cold steel iv
Pom!” Pom! Party! lembra demais os jogos da série Puyo Puyo e é uma delicia para passar o tempo.

Por fim, temos um jogo chamado Horror Coaster In The Haunted Villa, que é uma espécie de trem fantasma onde dois personagens guiados em um carrinho por um trilho devem atirar nos fantasmas para marcar o maior número de pontos possíveis.

Com direcional esquerdo você move a mira e com botão X, atira. Derrotar fantasmas gera pontos e o objetivo do mini game é fazer 12.000 pontos.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV
Mais um mini game para nos deliciarmos. (Imagem: Reprodução)

Vale a pena comprar The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV?

Sem dúvidas, se você é fã do estilo JRPG e principalmente, se domina o idioma inglês ou japonês, sim. Vale sim a pena investir no game. Porém, se não domina nenhum desses idiomas, recomendo JRPGs como Tales Of Berseria ou Final Fantasy XV, que são excelentes jogos nesse estilo, e estão totalmente legendados em português do Brasil.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV é lindo, empolgante e você terá muitas horas de diversão. Se já jogou os outros jogos da série, não perca tempo e reserve já o seu ou caso tenha um bom domínio em inglês, aproveite pois o jogo conta com um glossário sensacional que te deixará por dentro de tudo o que você precisa saber para uma incrível experiência.

*Review elaborada no PlayStation 4 padrão, com código fornecida pelo NIS America.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Atualizado em 21 Out 2020.

Mais notícias

Worms Rumble | Review

Jogos

Madden NFL 21 e FIFA 21 ganham upgrade para PS5 e Xbox Series

Jogos

Oculus Quest 2 | Review

Jogos

Prime Gaming revela line-up de dezembro com Battlefield 3

Jogos

NVIDIA anuncia GeForce RTX 3060 Ti

Jogos

Red Dead Online ganha versão independente

Jogos
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!