Guia da Semana

Desde o lançamento do jogo base, em 2014, The Sims 4 vem recebendo conteúdo adicional de maneira contínua, até os dias de hoje. O jogo, desenvolvido pela Maxis e publicado pela Electronic Arts conta hoje com nove expansões, dezessete coleções de objetos extras e acaba de receber seu nono pacote de jogo: “Star Wars: Jornada para Batuu“.

Jogadores são apresentados à Batuu, um novo destino de férias, baseado na “Galaxy ‘s Edge”, uma atração dos parques da Disney centrada em Star Wars. O planeta alienígena vem completo com diversas atividades, novas interações entre sims e dezenas de acessórios relacionados à grande franquia de ficção científica. Será que a iniciativa ira agradar tanto fãs do simulador de vida quanto entusiastas por sabres de luz? Descubra agora, em mais uma resenha do Pizza Fria!

Descobrindo Batuu

O acesso a Batuu fica desbloqueado assim que o DLC é instalado. Sims já existentes ou criados após a chegada do pacote podem selecionar em seus telefones a viagem para o planeta como um destino de férias. Logo após nossa chegada ao destino, já podemos observar que a EA caprichou nos visuais e ambientações. Os cenários e vestuários são bem detalhados, tanto de simples cidadãos da localidade como figuras famosas dos filmes como o vilão Kylo Ren e a heroína Rey, passando por outras menos conhecidas, caso de Vi Morandi e Hondo Ohnaka. Tais personagens se comportam como sims comuns, com suas personalidades do material de origem sendo adaptadas ao universo do jogo.

The Sims 4 Star Wars: Jornada para Batuu
Os cenários são bem detalhados. (Imagem: Divulgação)

Fãs de The Sims perceberão rapidamente que o humor característico da franquia se mantém firme e forte. As interações inéditas são hilárias, desde batalhas de sabre de luz até ver Kylo Ren resmungando na linguagem própria dos sims e atormentando um de seus seguidores com a força.

Batuu é dividido em três áreas diferentes. Cada uma abrigando diferentes facções que ocupam o planeta e podem ser ajudadas (ou atrapalhadas) pelo jogador: Acampamento da Resistência, Distrito da Primeira Ordem e Entreposto Pináculo Negro, que serve como base para a gangue dos Cafajestes.

O bom, o mau e o ganancioso

Durante sua jornada a Batuu, o personagem criado por nós tem a oportunidade de interagir com diferentes grupos organizados, cada qual possuindo personagens do universo Star Wars como referência. É possível se aliar a qualquer um, desbloqueando uma série de missões.

Tais tarefas, por sua vez, desbloqueiam novas interações e aumentam a reputação do usuário com a facção aliada. Além disso, dão créditos (moeda local de batuu), utilizados para comprar artigos como sabres de luz ou um droide pessoal. Esse último é um robozinho que se mostra uma das partes mais legais do pacote, possuindo interações próprias com seu proprietário e podendo ser customizado com nome e personalidade.

The Sims 4 Star Wars: Jornada para Batuu
Personagens da franquia estão disponíveis para interações. (Imagem: Divulgação)

Em conformidade com o tema do pacote, duas novas aspirações de vida são introduzidas: “Esperança ou Ordem”, focada em realizar objetivos da Resistência ou Primeira Ordem e “Corsário Galático”, em que devemos nos dedicar a fazer carreira com os Cafajestes.

Sem dúvida, há criatividade nas missões, algumas envolvendo utilizar habilidades dos sims, como programação para hackear torres de vigilância da primeira ordem ou ginástica, para ter boa força física ao prender aliados da resistência.

Isso, porém, não é o bastante para impedir a sensação de repetição depois de cumprir algumas. O fato de que muitas tarefas são idênticas em diferentes grupos só piora o aproveitamento neste quesito do jogo.

Escolha seu lado, mas depois escolha de novo

Se aliar com uma das facções não determina o destino do Sim. Podemos trocar de lado a qualquer momento, iniciando uma nova série de missões, o que possibilita um mesmo personagem experimentar a vida como membro dos três grupos. Enquanto os Cafajestes são neutros e a reputação com eles se mantém mesmo fora de suas fileiras, tornar-se apoiador da Resistência diminui nossa fama com a Primeira Ordem (e vice-versa).

The Sims 4 Star Wars: Jornada para Batuu
Escolher um lado pode despertar a ira de certos personagens. (Imagem: Divulgação)

Apesar de sempre sermos livres para trafegar em todos os ambientes de Batuu, nossa lealdade a certo grupo pode desencadear interações negativas. Meu personagem, por exemplo, trocou a Primeira Ordem pela Resistência e começou a ser hostilizado por sua noiva Stormtrooper, que nunca pode ser convencida a trocar de lado. O droide dele, programado com um chip de personalidade leal ao grupo antigo, também começou a atacá-lo com choques. Apesar de ter um lado engraçado, pode complicar os planos do jogador.

Vivendo uma ilusão

A primeira vista, Jornada para Batuu é promissor como pacote de jogo. Mas logo somos lembrados que tal modalidade de DLC é menor que as expansões reais de The Sims. Além das missões serem repetitivas, muito do que há para fazer no planeta é limitado.

Poucos prédios são verdadeiramente exploráveis, com a maioria dos estabelecimentos, como hotéis e restaurantes se limitando a ilustrações interativas. Certas missões nos comandam a “explorar cavernas” ou “Patrulhar o planeta na nave”, o que automaticamente empolga com a possibilidade de conhecer um novo cenário, mas, na prática só apresentam imagens e escolhas de texto que mudam o final da ação e nossa recompensa.

Como o jogo reconhece Batuu na modalidade de “destino de férias”, é impossível criar, verdadeiramente uma vida ali. Não podemos construir e nem nos mudar totalmente para lá. As contas da nossa verdadeira residência virtual não param de chegar. O que faz a volta para casa ser ainda mais sofrida.

The Sims 4 Star Wars: Jornada para Batuu
É possível levar alguns objetos e decorações de Batuu para casa. (Imagem: Divulgação)

É possível levar algumas coisas para o “mundo real” dos sims, como nossos sabres de luz e o droide (embora suas funções fiquem limitadas), além de sims que conhecemos em Batuu e podem ser convencidos a se mudar para nossa casa (excetuando os que representam personagens de Star Wars). Além disso, a expansão traz mobílias que podem ser aplicadas às moradas fora de Batuu.

Até mesmo os acessórios e escolhas de construção que simulam raças alienígenas não passam de ilusão, com os sims se comportando e tendo as mesmas funções, habilidades e interações que os “humanos”.

De certa maneira, Jornada para Batuu parece simular a ida à atração dos parques da Disney que originou o DLC. Você vai nas férias, se diverte fingindo pertencer ao universo Star Wars e depois volta para casa com um souvenir.

Vale a pena comprar The Sims 4 Star Wars: Jornada para Batuu?

O pacote pode divertir durante algumas horas, principalmente para fãs da saga Star Wars. Porém, suas limitações, resultantes de não ser uma verdadeira expansão, só nos fazem desejar que se tratasse disso. Só podemos imaginar como seria legal ter a habilidade de usar a força ou explorar a galáxia. O potencial não utilizado chega a doer. Infelizmente, mesmo com os visuais detalhados e humor infalível, é difícil dizer que o preço vale a pena, mesmo para entusiastas dos sabres de luz.

The Sims 4 Star Wars: Jornada para Batuu está disponível por R$ 79,00 na Steam, e R$ 99 na Origin, Microsoft Store e PlayStation Store. É necessário o jogo base para jogar a expansão. No Metacritic, o DLC alcançou média de 70 pontos.

*Review elaborada em um PC equipado com GeForce GTX, com código fornecido pela Electronic Arts.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por João Gabriel Marques, Pizza Fria

Atualizado em 28 Set 2020.