Guia da Semana
Jogos
Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

The Waylanders | Preview

Eu sinto muita falta de um bom RPG. Acho que a última vez que me diverti mesmo em um foi.

Eu sinto muita falta de um bom RPG. Acho que a última vez que me diverti mesmo em um foi com Diablo II e Dungeon Siege I e II. Porém, a Gato Salvaje está produzindo The Waylanders, que está em Acesso Antecipado via Steam e GOG.com. A cada novo anúncio sobre o jogo, eu ficava cada vez mais empolgado pelo que estava por vir. E agora, com a versão de Acesso Antecipado disponível, pude finalmente sentir o gostinho do jogo, que ainda está um pouco longe de sua versão final.

Sendo assim, confira algumas das minhas primeiras impressões sobre o game baseado em histórias da mitologia celta! No entanto, é importante ressaltar que o jogo é uma versão de Acesso Antecipado e eventuais erros podem surgir.

Acesso Antecipado e algumas questões

Ao jogar The Waylanders, me encantei com os gráficos que, mesmo simples, são bem agradáveis aos olhos. No entanto, a jogabilidade e diversos outros aspectos precisam ser mais polidos. Mas antes, vale ressaltar que a desenvolvedora deixou uma lista de limitações e erros que podem acontecer nessa versão. Veja abaixo:

  • Duração do jogo: The Waylanders é dividido em três atos. A versão Alpha inclui uma parte do primeiro ato. Incluiremos mais conteúdo da história nas próximas atualizações.
  • Idiomas: Você poderá jogar em inglês durante as primeiras versões. Na final, russo, chinês simplificado, alemão, francês e espanhol estarão disponíveis.
  • Faltam algumas vozes e diálogos.
  • Faltam algumas cinemáticas, o que significa que algumas partes da história podem não estar fortemente conectadas no Alpha.
  • Jogos salvos: Algumas das principais atualizações futuras podem excluir o jogo salvo.
  • Estatísticas e atributos: Será aprimorado o equilíbrio do combate durante o Acesso Antecipado.
  • Experiência do usuário: Espere grandes mudanças para adaptar o jogo aos jogadores. A equipe da desenvolvedora se atentará a todos os comentários da comunidade, os levando em consideração para a melhoria do jogo de várias maneiras.
The Waylanders
Mal, uma das personagens encontradas no game. Imagem: Divulgação

Por fim, a Gato Salvaje, em um ato muito honesto, deixa claro que se você se incomoda ou odeia encontrar problemas de jogabilidade e erros inesperados, talvez o Acesso Antecipado não seja para você. Sendo assim, a empresa pede a paciência e deixa claro que os jogadores não terão um jogo 100% polido nas primeiras versões.

A história de The Waylanders

Pois bem, o jogo nos coloca no primeiro encontro entre os celtas e seus deuses, os Tuatha de Danaan. No entanto, o que era pra ser maravilhoso, acaba dando errado. Assim, o personagem que você controla acaba ficando frente a frente com a morte e desajustado no tempo. Enquanto isso, o reino, que um dia foi pacífico, se dividiu em várias facções em guerra pelo trono.

A cultura celta, grande ponto da narrativa, é complexa e mistura diferentes religiões, culturas, raças humanas mortais e imortais, lobisomens, druidas, duendes e monstros, algo que particularmente me deixou encantado. Com esse pano de fundo, você terá que tomar escolhas como apoiar o herdeiro imaturo, porém legítimo, ou o general pragmático, sendo cruciais as alianças feitas ao longo da aventura.

The Waylanders
A ambientação é bem bonita. Imagem: Divulgação

Seu personagem terá o poder de viajar entre as épocas celta e medieval. E, obviamente, as coisas parecem muito diferentes na região da Galiza sob o cristianismo do que sob o domínio celta. Basicamente, o game mescla diversos aspectos da região da atual Espanha com a cultura celta em uma história que tem tudo para ser memorável.

Em meio a todas esses acontecimentos, a história traz questões interessantes como discursos radicais que excluem minorias em uma espécie de nacionalismo cego. Isso fica evidente em alguns momentos e é um ponto interessante de se ver retratado em um game. Mas parece que ainda há muito mais por vir. Afinal de contas, essa versão ainda não é a completa.

the waylanders
Algumas regiões de The Waylanders. Imagem: Divulgação

Jogabilidade e outras questões

Primeiramente, o clique no inimigo ou em algumas caixas simplesmente não funciona. Ou seja, você perde itens e não consegue atacar. Para um RPG isso é extremamente comprometedor. Ao invés de marcar um simples círculo no centro do inimigo, seria muito melhor poder clicar em qualquer parte dele para atacar, tal como em Dungeon Siege. Outro ponto que pode incomodar, mas que dá pra ser mudado, são os comandos e a visão da câmera, que em alguns momentos me atrapalharam. No mais, é muito útil poder parar a ação e planejar diversos ataques, tal como é possível fazer em outros RPGs.

Além disso, ao longo dos diálogos, a dublagem simplesmente some ou até mesmo as animações desaparecem. É claro, é uma versão prévia e esses erros são até comuns de se ocorrer, algo que a própria desenvolvedora avisou, como foi citado na lista acima. O jogo, mesmo não sendo dublado ou legendado para português, fez um grande trabalho na dublagem, contratando diversos artistas famosos para executar os célebres papéis da história. Por essa versão prévia, dá pra ver a qualidade do trabalho.

The Waylanders
Alguns dos atores envolvidos com a dublagem. Imagem: Divulgação

Outro problema observado foi o de encontrar itens que não estão com nomes certos. A impressão que fica é que alguns deles não foram “catalogados” pelo jogo, se é que posso dizer assim. Por último, não consegui aproveitar um save, pois ao acessá-lo, eu basicamente ficava agarrado em uma parte da narrativa, que dizia que eu não tinha concluído uma missão que eu já tinha feito.

Tudo isso pode ser corrigido? Certamente que sim e acredito que com o feedback da comunidade, o jogo pode se tornar a grande aventura épica na qual ele se propõe a ser. Mas, por enquanto, os jogadores da Steam avaliam o jogo com análises “neutras”. Aguardemos as próximas atualizações, já que a Gato Salvaje já deixou claro que fará algumas até o lançamento, previsto para 2021.

the waylanders
É possível controlar vários personagens. Imagem: Divulgação

O que há de interessante?

Além da história muito bem feita, The Waylanders apresenta alguns pontos muito interessantes. Primeiramente, a experiência única de circular entre duas épocas distintas me soa muito bem. Outro ponto que me chamou a atenção foi a possibilidade de se fazer escolhas e as suas consequências, onde os jogadores sentirão o impacto de suas decisões de diversas maneiras. Há também a questão da personalização completa do personagem, que conta com 6 classes básicas e 30 avançadas.

Ainda que na atual versão o sistema de combate esteja aquém, a jogabilidade apresenta formações únicas para combate tático e profundo. Inclusive você poderá fazer táticas em que todos os personagens se reunirão, numa espécie de combo ou especial. Aliás, os personagens em questão, os Companheiros, poderão ser encontrados em vários lugares ao longo de sua jornada. E para dar maior profundidade ao jogo, será possível conversar com cada um deles, descobrindo assim questões pessoais e até ter um romance com alguns deles.

the waylanders
O jogo possui uma variedade de formações e outros detalhes. Imagem: Divulgação

Vale a pena comprar The Waylanders em Acesso Antecipado?

Eu definiria The Waylanders como um jogo promissor. Ao escrever todo o conteúdo anunciado sobre o game, fiquei encantado com a riqueza de conteúdo e preocupação com a qualidade em questões como dublagem e gameplay. No entanto, como a própria Gato Salvaje deixou claro, se você não está preparado para encarar erros, não jogue agora. Porém, para quem quer dar um voto de confiança ao game, vale a pena comprar agora. Digo isso pois o preço da versão final pode mudar e, como estamos vendo em todo o mercado de games, o risco de ficar muito mais caro é grande.

No mais, achei muito honesto o posicionamento da desenvolvedora ao alertar os jogadores dos eventuais erros das primeiras versões. Isso evita maiores frustrações e cria uma relação transparente com sua comunidade. Particularmente, dou meu voto de confiança em The Waylanders e acredito sim que o jogo possa ser a aventura inesquecível que ele se propõe a ser. É ousado, bonito, com uma história muito bem feita e é cheio de detalhes. É um jogo promissor, sobretudo para os fãs de RPG.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 29 Jul 2020.

Mais notícias

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 | Preview

Jogos

Confira o review de 'What the Golf?'

Jogos

Epic Games Store libera 'Troy: A Total War Saga' e outros jogos de graça

Jogos

Control Ultimate Edition é anunciado para Steam

Jogos

Metamorphosis | Review

Jogos

Rocksteady Studios anuncia jogo do Esquadrão Suicida

Jogos